terça-feira, 7 de agosto de 2018

“Volta a Portugal/Um movimentado Dia de Descanso”

Etapa da Volta Via Verde RTP juntou 900 cicloturistas

Das muitas atividades que se realizaram em Viseu, Cidade do Dia de Descanso da Volta 2018, destaca-se a 12ª Etapa da Volta Via Verde RTP. Cerca de 900 cicloturistas participaram nesta jornada de 83,9 quilómetros que durou toda a manhã de terça-feira aliando o convívio à prática do ciclismo amador. Filipe Oliveira (Vulcal/Inplenitus) venceu pelo segundo ano consecutivo enquanto a primeira mulher a entrar na Avenida da Europa, ladeada pelas estruturas que receberam a Volta a Portugal no dia anterior foi Soraia Silva (Sopela Women's Team).

A jornada de repouso ficou também marcada pela apresentação pública do livro ”O sonho é o princípio da conquista”, de Fernando Lebre e Paulo Rocha que retrata a carreira do ex-ciclista Rui Sousa, retirado da competição na Volta de 2017. O livro divulgado no Solar do Vinho do Dão vai chegar às livrarias a 4 de setembro.

Volta regressa em setembro

O Dia de Descanso em Viseu serviu também para a Podium Events anunciar publicamente a próxima organização competitiva, a 26ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros. A prova dedicada a corredores Sub 23 vai começar em Águeda, a 5 de setembro, e vai terminar no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, a 9 de Setembro inserida no Festival Bike. A competição ganha o ano passado por José Neves Fernandes com a camisola da Liberty Seguros-Carglass será a mais completa e variada dos últimos anos. Serão percorridos 613 quilómetros divididos por seis etapas existindo um contrarrelógio individual, em Castelo de Vide, no penúltimo dia que terá etapa dupla.

Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, aquando da apresentação informal da Volta Sub23 afirmou que faz todo o sentido a ligação ao evento. “Águeda é a capital da bicicleta. Temos grandes empresas que vivem do ciclismo e da indústria das bicicletas e é tradicional que se realizem provas no nosso concelho. Temos tido muitas relações com esta Volta a Portugal do Futuro e sendo uma prova que se dirige às categorias mais jovens do ciclismo nacional, é com muito gosto que nos juntamos a esta organização.”

Em Águeda, a Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros vai começar mais saborosa e fresca como anunciou Nuno Almeida, presidente da Associação Comercial de Águeda, que brindou os presentes, em Viseu, com o leitão da Bairrada. Promovemos há 25 anos este ex-libris da gastronomia da Bairrada, e este ano conseguimos conciliar o início deste evento com a primeira etapa da Volta a Portugal do Futuro. Para nós é fantástico conciliar estes dois eventos no mesmo dia”. Tal como a 26ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros também a Festa do Leitão da Bairrada decorre entre 5 e 9 de setembro.

 

26ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros

5 setembro – 1ª Etapa – Águeda – Águeda – 118,4Km

6 setembro – 2ª Etapa – Oliveira do Hospital – Colcurinho – 136,4Km

7 setembro – 3ª Etapa – Arganil – Abrantes – 151,5Km

8 setembro – 4ª Etapa – Abrantes – Castelo de Vide – 79,9Km

8 setembro – 5ª Etapa (CRI) – Castelo de Vide – Castelo de Vide – 8,4Km

9 setembro – 6ª Etapa– Santarém (CNEMA) – Santarém (Festival Bike) – 118,3Km

A Volta regressa à estrada esta quarta-feira

Depois do dia descanso, o pelotão irá enfrentar uma das etapas mais complicadas do percurso. Sernancelhe estreia-se a receber a partida para os 165,4 quilómetros com três terceiras categorias e uma primeira, em Torneiros. Porém, haverá outras subidas não categorizadas que não vão dar descanso aos ciclistas. A meta estará em Boticas, a cerca de 17 quilómetros depois da última montanha. Raúl Alarcón (W52-FCPorto) lidera a competição, tem 52 segundos de vantagem sobre Joni Brandão (Sporting-Tavira) e 1 minuto e 41 minutos sobre Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano-Uli), que mantém a camisola dos pontos, a Verde Rubis Gás. Alarcón é também o líder da montanha, Camisola Azul Liberty Seguros. Xuban Errazkin (Vito-Feirense-BlackJack) veste a Camisola Branca RTP da juventude, com o Sporting-Tavira a continuar na liderança coletiva.

Fonte: Podium

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com