segunda-feira, 18 de junho de 2018

“Pedro Oliveira no SellaRonda Hero.2018”

Texto: José Morais/Com Humberto Ratinho

Fotos: Pedro Oliveira/Organização SellaRonda Hero.2018

Sellaronda é o nome dado à rota de esqui e estrada ao redor do grupo Sella, um grupo de montanhas das Dolomitas localizado em Italia, entre os vales de Fassa, Livinallongo, Badia e Gardena, incluindo teleféricos de esqui alpino, ciclismo e trilhas para caminhadas.

A partir do circuito de Sellaronda, é desenvolvida a famosa maratona de granfondo das Dolomitas, que acontece todos os anos em julho. Desde 2006, tem havido também um evento amador não competitivo chamado Sella Ronda Bike Day, que prevê o fecho do tráfego de quatro pistas, reservando-o por um dia para os amantes da bicicleta, este evento precede o herói Südtirol Sellaronda, que anualmente atrai mais de 4000 ciclistas.

E um desses ciclistas era português, de nome Pedro Oliveira, um atleta e amante do desporto, com 39 anos de idade, mais uma vez voltou a participar no SellaRonda Hero, foi no passado dia 16 de Junho.

Sendo ele um atleta amador, contando apenas com uma pequena ajuda, um patrocínio de uma loja de bicicletas do Pinhal Novo, a Ciclopinhal, Lda pensa que foi o único português a representar Portugal, neste Grande evento que conta para o campeonato do Mundo.

Pedro Oliveira, não foi à procura de um lugar no pódio, as suas intenções eram apenas voltar a disfrutar das belas paisagens que tinha visto e percorrido, em 2015, com o seu grande amigo Humberto Ratinho.

O seu grande objetivo era chegar ao fim, o que conseguiu, e no final da prova, partilhou com os seus amigos e familiares mais esta grande aventura, a referir as seguintes palavras: “Sendo provavelmente o único português, a participar na prova, ficando em 103, entre os 290 participantes na minha categoria, onde correram 4018 atletas, estou muito orgulhoso.

Obrigado a todos aqueles que me apoiaram, principalmente à minha mulher e família"

Estas foram as palavras de Pedro Oliveira, após a sua participação em mais um SellaRonda Hero, realizado em Selva Di Vale Gardena, Dlolmiti, Itália.

Este ano, o maravilhoso Monte Sella e o circuito afortunado que o rodeia, o mundialmente conhecido Sellaronda, foi palco de uma das mais amadas e difíceis competições de MTB de sempre: o Sellaronda Hero 2018, mais conhecido agora como " HERÓI Sütirol Dolomites ".

O início da emocionante e desafiadora corrida Mountain Bike dos vales ladinos das Dolomitas (Gardena, Fassa, Fodom e Badia) foi em Selva Val Gardena às 07:10 fa manhã, no passado dia 16 de junho de 2018.

Com dois percursos disponíveis: um de 86 e outro de 60 quilómetros, onde apenas MT Bikes são admitidos, nenhum outro tipo de bicicleta é aceite.

Sendo esta a ocasião para testar o poder físico dos ciclistas, mas também para apreciar a beleza de um dos cenários mais surpreendentes do mundo, a Dolomites Unesco, um evento a cargo da HERO Südtirol Dolomites


E aqui fica um pouco da história do evento:

A idéia veio para Peter Runggaldier (ex-esquiador de renome internacional) quando viu que nos últimos anos houve um crescimento notável na presença de mountain bike nos vales de Ladin.

 A primeira edição do Südtirol Sellaronda Hero data de 26 de junho de 2010, na qual 400 participantes de 16 países diferentes se registraram. Esta foi a única edição em que o pódio foi todo italiano, com Klaus Fontana vencendo o recorde no percurso de 82 km e Anna Ferri entre as mulheres na rota de 50 km.

 Em 2012 começa a era de Leonardo Hector Paez, vencendo o herói Sellaronda por 82/84 km por três anos consecutivos. Só em 2015, quando a edição do Herói vale como uma corrida para se formar campeão mundial, Leonardo Hector Paez deve se render a Lakata Alban e Sauser Christoph.

É, portanto, Lakata que alcança a supremacia e o título de campeão mundial da Maratona UCI. Entre as mulheres, está a norueguesa Dahle Flesjaa Gunn-Rita para se formar na UCI Marathon World Champion. Em 2016, a corrida passou a se chamar HERO Südtirol Dolomites e, a partir de 2018, o BMW HERO Südtirol Dolomites. A edição de 2018 vê Leonardo Hector Paez retornar o vencedor pela quinta vez.

O percurso rodoviário das quatro passagens que o compõem tem cerca de 55 km de comprimento e é particularmente frequentado por ciclistas; estas subidas foram viajadas em muitas ocasiões pelo Giro d'Italia que fez a história.










 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com