quarta-feira, 25 de maio de 2016

“26º Prémio JN-Jornal de Notícias de 1 a 5 de Junho”

No âmbito das comemorações dos 128 anos, o Jornal de Notícias volta à estrada, um pelotão composto por 104 corredores, representando 13 equipas, inicia em Viseu, no próximo dia 1 de Junho (quarta-feira), a vigésima sexta edição do Grande Prémio de Ciclismo do Jornal de Notícias, que termina no domingo (5 de Junho), em plena Avenida dos Aliados, no Porto.

A prova arranca com um prólogo relativamente curto, apenas para apresentação dos intervenientes das equipas presentes, tendo apenas 4,5 quilómetros, num trajeto dentro da cidade de Viseu.

Na quinta-feira, dia 2 de junho, terá início então a primeira etapa, que fará ligação entre as cidades de Viseu (Avenida Europa, 12h25) e Valongo (junto à Câmara Municipal, 17h00), fazendo um total de 187,5 quilómetros. A viagem contempla três metas volantes (Sever do Vouga, km 60,9, Castelo de Paiva, km 121,5, Valongo, km 169,0,) e outras tantas contagens de montanha: 2ª categoria ao km 70,5, 3ª categoria ao km 85,7 e 3ª categoria ao km 177,6.

Na sexta-feira será a etapa teoricamente mais simples com 147,5 quilómetros para ultrapassar, fazendo a ligação entre as cidades da Maia e Ovar. Ao longo deste percurso existem também três metas volantes (Lordelo, km 21,8, Cortegaça, km 117,4, Ovar km 133,4) e apenas uma contagem de montanha: 3ª categoria ao km 85,1.

No sábado será a etapa teoricamente mais complicada, devido ao elevado número de prémios de montanha, perfazendo 183 quilómetros. Esta 3ª etapa fará a ligação as cidades de Braga e Viana do Castelo (Santuário de Santa Luzia). A viagem contempla três metas volantes (Arcos de Valdevez, km 101,3, Ponte de Lima, km 128,8, Viana do Castelo, km 176,6) e quatro prémios de montanha: 2ª categoria ao km 44,9, 3ª categoria ao km 82,1, 2ª categoria ao km 119,4, 2ª categoria ao km 183.

No domingo será a quarta e última etapa, fazendo a ligação entre as cidades de Matosinhos (Avenida Afonso Henriques) a Porto (Avenida dos Aliados), num total de 171,6 quilómetros. Ao longo deste trajeto existem apenas duas metas volantes (km 15,7, km 107,5) assim como dois prémios de montanha (3ª categoria ao km 28,9, 2ª categoria ao km 52,7).

No que diz respeito às equipas participantes, Portugal estará representado a nível profissional por seis equipas: Efapel, LA Alumínios-Antarte, Louletano-Hospital de Loulé, Rádio Popular-Boavista, Sporting-Tavira e W52-FC Porto. No escalão de Sub-23, estão as seguintes equipas: Liberty Seguros-Carglass, Sicasal Constantinos S.A.-UDO, Anicolor-Mortágua, Moreira Congelados-Feira-KTM, Gold Win Team José Maria Nicolau e Maia-Ribeiros Bike. De Espanha virá a CC SPOL e do Dubai, a NASR-Dubai.

As equipas portuguesas apresentam-se com os principais nomes, entre os quais os três primeiros da Volta a Portugal de 2015, Gustavo César Veloso (W52-FC Porto), Joni Brandão (Efapel) e Alejandro Marque (LA Alumínios - Antarte).

A 26.ª Edição do Grande Prémio de Ciclismo JN conta com o apoio das seguintes Câmaras Municipais:

Câmara Municipal de Viseu, Câmara Municipal de Valongo, Câmara Municipal da Maia, Câmara Municipal de Ovar, Câmara Municipal de Braga, Câmara Municipal de Viana do Castelo, Câmara Municipal de Matosinhos, Câmara Municipal do Porto.

Na conferência de imprensa em que estiveram mais de 50 presentes, entre diretores desportivos, Presidentes de Câmara, imprensa, convidados e antigas glórias do ciclismo, foi dado a conhecer todas as etapas deste 26º Grande Prémio de Ciclismo do Jornal de Notícias.

Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, afirmou que este tipo de iniciativas são extremamente importantes não só no que à promoção dos próprios municípios diz respeito, mas também à divulgação de toda uma cultura inerente a eles. Acrescentou ainda que está em crescendo um aumento de praticantes da modalidade e que as próprias cidades estão a criar cada vez mais áreas destinadas à prática de ciclismo.

Fonte: Fullsport

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com