quarta-feira, 21 de setembro de 2016

“Etapa do Nacional de Triatlo Longo regressa a Cascais”

Prova decorre nos dias 24 e 25 de setembro

 
A segunda edição do Cascais Triathlon vai decorrer na histórica vila portuguesa nos dias 24 e 25 de setembro. Com provas para todas as idades, são esperados mais de 1000 atletas para a competição.

O evento organizado pela 3 IRON Sports, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal, conta com as participações de Bruno Pais, triatleta do Estoril Praia, heptacampeão nacional absoluto de triatlo olímpico e vencedor da primeira edição do Cascais Long Distance Triathlon; Katarina Larsson, triatleta do Sporting e campeã europeia de triatlo na distância olímpica, no seu grupo etário; e Vanessa Pereira, primeira mulher portuguesa a participar no campeonato do mundo de IRONMAN no Havai e penta campeã nacional de triatlo longo.

A prova principal vai ser feita na distância longa, também conhecida como Half Ironman ou Half Distance, que inclui 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida. Trata-se da prova mais longa do evento, pontuável para os atletas da Federação de Triatlo de Portugal. A partida está marcada para as 8h00 de domingo.

Para os atletas que queiram participar em distância curta existe também a Olympic Plus, uma prova de Triatlo standard, que decorrerá em simultâneo à Half Distance. Uma escolha para quem quer competir numa prova sem drafting (sem permissão para seguir na roda de outros atletas). São 1,1 km de natação, 50 km de ciclismo e 10,5 km de corrida com partida marcada para domingo, às 07h40.

As Half Distance e Olympic Plus podem ser disputadas no formato estafeta. Formada a equipa, cada um fica responsável por realizar um ou dois dos segmentos e vencer o desafio em equipa, ou para team building, na Everis Corporate Division destinada a equipas formadas por empresas.

O programa de sábado tem início à 9h00 com a Activo Bank Sprint Triathlon. São 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5km de corrida pontuáveis para a Taça de Portugal de Triatlo. Com distância sprint é ideal para triatletas sem experiência em provas de resistência.

Mais tarde, as provas para os mais novos: a Aquatlo Jovem, a partir dos sete anos, que arranca às 11h30, com natação e corrida, com classificação para os escalões benjamins, infantis, iniciados e juvenis; e a Aquathlon Open para todas as idades tem partida agendada para as 12h30, com 2 km de corrida e 300 m de natação.

Quer na prova de longa distância quer na Olympic Plus a natação arrancará na Praia da Ribeira mais conhecida por Pescadores, na baía de Cascais.

No ciclismo, a prova longa será feita em três voltas e a Olympic em duas voltas, entre Cascais e a Malveira, para regressar, no final, ao centro da vila. A corrida percorrerá os 3km de Paredão marítimo até S. Pedro do Estoril.

O evento conta já com 20% de inscrições estrangeiras e tem Espanha a liderar a tabela, seguida da França, Inglaterra e Alemanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com