quarta-feira, 21 de setembro de 2016

“2.º Portugal de Lés-a-Lés Off-Road”

Chaves – Fundão – Évora – Faro

4 a 17 de setembro 2016

Campeões da simpatia

Presença bem notada nos três dias de aventura proporcionados pela Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal, alguns dos mais galardoados pilotos nacionais de todo-o-terreno deram nas vistas não só pelos inegáveis dotes de condução mas, sobretudo, pela disponibilidade e simpatia. Partilharam os trilhos, experiência e estórias únicas, contribuindo para ambiente de excelente disposição e grande animação. E até ajudaram outros participantes a resolver problemas mecânicos, sublinhando espírito solidário no todo-oterreno.

Descontrair do mundo das corridas, recordar os prazeres do fora-de-estrada ou, simplesmente, desfrutar com amigos as belas paisagens oferecidas pelo 2.º Portugal de Lés-a-Lés Off-Road, foram argumentos que levaram uma boa “mão-cheia” de pilotos consagrados a marcar presença no evento da FMP que, sublinhe-se, é absolutamente desprovido de qualquer intuito competitivo. Nomes bem conhecidos como Paulo Marques ou António Lopes, repetentes na mais radical das travessias continentais, «matando o vício das duas rodas» e «partilhando momentos únicos de condução com amigos». De forma simples, «através de trajecto divertido mas com percurso de nível bastante fácil, é possível apreciar paisagens incomparáveis, passando por locais de beleza ímpar e realmente marcantes», sublinhou o piloto de Famalicão.

Percurso muito variado e pensado para todos os utilizadores de motos trail, incluindo as mais imponentes maxi-trail, que cativou outros enduristas reputados, como Luís Ferreira, Pedro Belchior ou João Rosa. Ou a dupla Oliveira, pai e filho que somam dezenas de títulos nacionais de motocrosse, supercrosse e enduro. António, o pai, experimentou «no ano passado e só na primeira etapa» mas, reconhece, gostou tanto que voltou «pelo convívio, pela descoberta e pela possibilidade de andar três dias inteirinhos de moto, sem stress e deixando de lado todas as preocupações do dia-a-dia». Ou melhor, quase todas, porque a meio da etapa inicial, entre Chaves e o Fundão, socorreu um participante com uma manete de embraiagem partida, fazendo surpreendente operação ao adaptar um componente de uma moto completamente diferente e de outra marca para que o participante pudesse seguir viagem.

Apoio solidário que contou com a assistência do filho, Luís, vice-campeão do Mundo de Enduro Junior e que «depois de dois dias super-divertidos» teve que sair a correr de Évora, viajando na própria Yamaha WR com que estava a participar no Lés-a-Lés Off-Road, rumo a Vila Nova de Santa André onde foi vencer a derradeira prova do Nacional de Super Enduro e assegurar mais um título de campeão português. Piloto de enduro de outros tempos, também o presidente da Federação de Motociclismo de Portugal, Manuel Marinheiro, marcou presença, rodando sempre no meio do heterogéneo pelotão.


 

Pelotão de “nuestros hermanos”

Com ritmo bem diferente mas nem por isso menos divertidos, muitos participantes espanhóis deram colorido especial à segunda edição do passeio através de estradões e trilhos nacionais. Descobrindo o Lés-a-Lés através de «vários artigos publicados na Imprensa espanhola depois da edição de 2015», um grupo de proveniências muito diversas, «de Ferrol a Barcelona, de Granada e Madrid, de Orense a Jaen, unidos por uma viagem de TT a Marrocos que correu muito mal» ficou «verdadeiramente encantado» com os dias passados à descoberta de Portugal. Graças a «paisagens verdadeiramente espetaculares em percurso fabuloso, e com uma organização de 5 estrelas, com apoio médico e mecânico sempre presente».

Já conhecedor da organização da FMP, Jose Horjales regressou ao Lés-a-Lés e, uma vez mais, «na Vespa PX 125, a mesma que em 2014 fez o Portugal de Lés-a-Lés por estrada, que acabou em Faro e que, em 2015, ficou pelo caminho na primeira versão do Off-Road com problemas mecânicos no primeiro dia». Agora, «o motor ficou sem compressão, parando a 71 quilómetros do final em Faro» deixando este galego de Ferrol «à beira de um ataque de nervos, depois de tanto esforço para aguentar a dureza que este evento representa para motos como a pequena Vespa». Desilusão que promete combater em 2017, «regressando com a mesma máquina» a um evento que «seria impossível realizar em Espanha tamanhas são as limitações para a prática do mototurismo em fora-de-estrada».

Fonte: Portugal de Lés-a-Lés Off-Road/Parceria Notícias do Pedal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com