Por: Paulo Guerreiro/com José Morais
Fotos: Grupo Desportivo e
Cultural da Sete
A aldeia de Sete, pertencendo ao concelho de Castro Verde, situada no Baixo Alentejo, foi palco no passado dia 13 Julho da realização do 13° Passeio de Cicloturismo do Grupo Desportivo e Cultural da Sete, "Cláudio Afonso", nesta bonita localidade, de um concelho de grande tradição, manteve-se a tradição de se realizar o seu passeio de bicicleta ao 2° Domingo do mês de Julho.
O início
do passeio
Com 78 cicloturistas inscritos, o evento inicia-se com um minuto de silêncio em homenagem a Cláudio Afonso, membro da equipa de Cicloturismo da Sete, vítima de um acidente enquanto praticava esta modalidade. Cláudio ficará para sempre presente na memória desta localidade onde nasceu e cresceu, e do qual fazia parte deste grupo de amigos que conta com mais de duas décadas de existência.
Feita a homenagem, dá-se
início á partida em Sete, seguindo passagem por Santa Bárbara, Viseus,
apanhando a N123 em direcção a Castro Verde.
Com a chegada a esta localidade, percorrem-se algumas das artérias principais, sendo hora de paragem para abastecimento no Parque da Liberdade desta bonita localidade Castro Verde.
Inicia-se a segunda parte do passeio, saindo da Vila de Castro Verde em direcção aos Geraldos, Santa Bárbara, Viseus e Figueirinha, local onde se deu início a 7 km de roda livre para os mais audazes com meta em Sete. O vencedor, seria Nelson Horta dos TokaRolar de Almodôvar, tendo em conta que atletas profissionais ou federados ficaram excluídos do prêmio a atribuir.
Finalizado o percurso, com um
total de 55 km percorridos é hora do duche e do almoço, o qual foi preparado
por voluntários desta acolhedora localidade da aldeia de Sete, e membros da
direcção do Grupo Desportivo e Cultural da Sete.
Finalizada refeição, era hora de entrega de lembranças a todas as equipas com mínimo de 6 atletas, para o atleta mais velho Manuel Fernandes do Grupo desportivo Baronia e atleta mais novo, Pedro Pereira pertencente ao Cicloturismo do Grupo Desportivo e Cultural da Sete.
Com a entrega das lembranças e os agradecimentos aos patrocinadores e apoiantes, era hora de regresso a casa dos participantes, e relembrar para apontarem nas suas agendas, que no próximo ano, será realizado este evento no dia 12 Julho, o 14° Passeio de Cicloturismo do Grupo Desportivo e Cultural da Sete "Claúdio Afonso".
O Grupo Desportivo da Sete, deixou
o agradecimento a todos os presentes, patrocinadores, voluntários que fizeram
com que este convívio do cicloturismo fosse um sucesso, que espera poder vir a
realizar por muitos mais anos.
Um pouco
de história:
O cicloturismo, não é só andar de bicicleta, também por trás existe um pouco de história, e a aldeia de Sete, embora pequena, está integrada no concelho de Castro Verde e partilha de sua história rica em atividades humanas, mineração e agricultura, além de uma forte ligação com o sagrado, expressa em suas igrejas e ermidas.
O concelho, caracterizado por
uma paisagem fortemente humanizada por comunidades com conhecimento da escrita
e contato com o Mediterrâneo, possui um passado ligado à exploração mineira e à
pastorícia.
Em resumo, a aldeia de Sete, embora pequena, faz parte de um concelho com uma história longa e rica, marcada por atividades humanas, mineração, pastorícia e uma forte ligação com o sagrado, que se reflete em sua paisagem e cultura.
Sete é uma aldeia localizada
na freguesia de Santa Bárbara de Padrões, no concelho de Castro Verde, distrito
de Beja, em Portugal, é conhecida pela sua atmosfera rural e pelas relações
próximas entre os habitantes, que se tratam por tios e tias, e pelas casas com
paredes pintadas e portas abertas durante o dia, e para chegar a Sete, é
preciso ir até à freguesia de Santa Bárbara de Padrões, no concelho de Castro
Verde, no distrito de Beja, no Baixo Alentejo, que é servido pela autoestrada
A2, numa zona que que se recomenda para visitar.
Fonte: Núcleo de Cicloturismo
do Grupo Desportivo e Cultural da Sete
Sem comentários:
Enviar um comentário