Fotos: Velo City 2021
A próxima edição do Velo-city
Conference Series terá lugar em Lisboa, Portugal, de 1 a 4 de junho de 2021.
Velo-city 2021 Lisboa irá girar em torno da criação de ambientes inclusivos e
amigos do ciclismo, acessíveis a todos os ciclistas idades, habilidades,
origens e gêneros.
Enquanto enfrentamos a crise COVID 19 sem precedentes e uma escalada da crise climática, a necessidade de um desenvolvimento urbano resiliente, ecológico e equitativo é mais aparente do que nunca. O volume cada vez maior de tráfego tornou-se um fardo enorme para o meio ambiente e lançou uma luz sobre a desigualdade urbana.
A bicicleta tem o poder de
tratar e mitigar esses efeitos. Como o meio de transporte mais barato e
simples, a bicicleta ajuda a quebrar as barreiras da mobilidade e fortalece a
coesão social entre pessoas de diferentes origens. As políticas de promoção do
ciclismo são, portanto, cruciais por razões de justiça social e inclusão.
Pedalando para a inclusão -
estudos de caso de construção de uma cultura ciclística diversa:
A grande variedade de bicicletas também se reflete em seus usuários. A diversidade do ciclo se revela em todos os cantos do globo. Ele se move em diferentes contextos políticos e viaja por diversos climas e ambientes naturais e construídos.
Coletamos uma lista não
exaustiva de estudos de caso e projetos que abraçaram a diversidade do ciclo,
aumentando a acessibilidade às bicicletas para todos.
Aulas gratuitas de bicicleta
para refugiados e imigrantes têm sido uma história de sucesso em vários países
da UE, incluindo Suécia, Alemanha, Holanda ou Finlândia. Frequentemente
administradas por membros da ECF, essas iniciativas dão aos refugiados, e em
particular às mulheres, a possibilidade de participar mais ativamente na
sociedade. Por exemplo, em fevereiro de 2018, a Federação Finlandesa de
Ciclistas (Pyöräliitto) deu início à campanha “Imigrantes de bicicleta” Projeto
que oferece aulas de bicicleta gratuitas para capacitar os imigrantes.
As bicicletas de carga criam comunidades mais inclusivas, onde a idade, a origem ou a capacidade de locomoção de uma pessoa não impedem sua participação na vida social. A cidade de Gdynia usa bicicletas de carga como meio de envolver os cidadãos. A frota municipal dispõe de bicicletas de carga com rampa frontal tornando-as acessíveis em cadeira de rodas.
Três das organizações membros da ECF fazem parte do projeto Erasmus + “Mobilidade Sustentável, Comunidade Sustentável”, Que promove a inclusão social, o relacionamento interjecional (especialmente via Ciclismo Sem Idade), os valores ambientais e a mobilidade sustentável com foco especial no ciclismo. A Cycling Without Age usa riquixás, uma forma de bicicleta de carga, para facilitar as relações entre gerações e ao mesmo tempo abordar a saúde mental dos idosos.
Devido à sua grande
versatilidade, as bicicletas de carga são ideais para um amplo conjunto de
tarefas, que vão desde a logística familiar até a gestão de negócios eficientes
e de sucesso. As bicicletas e bicicletas de carga oferecem um meio de
transporte seguro e mais conveniente para as famílias e seus filhos. Com
capacidade para transportar até quatro crianças pequenas com quatro vezes menos
espaço do que um carro, as bicicletas (de carga) são muito mais eficientes, ao
mesmo tempo que aumentam a segurança rodoviária e a qualidade de vida urbana.
Além disso, as E-bikes têm um enorme potencial para abrir o ciclismo a novos grupos da população, como passageiros de média distância ou idosos. De acordo com o último relatório de mercado da CONEBI, os parceiros da ECF na indústria de bicicletas, as e-bikes continuam a ser fortes impulsionadores do crescimento em um mercado de bicicletas da UE, de outra forma estável, confirmando pesquisas anteriores mostrando que as e-bikes abrem o ciclismo para grupos mais diversos.
As conferências anteriores de
Velo-cities já exploraram o tema da Diversidade do Ciclo. Veja algumas
apresentações e entre no clima para a cidade de Velo 2021.
" Cidades inteligentes e
inteligentes: mantendo a justiça social no topo da agenda
Inclusão social: ciclismo para
todos. Bairro Case do Maré no Rio de Janeiro
Velo-city 2021 Dublin,
Isabelle Clement, Diretora da Wheels for Wellbeing, revelou a segunda iteração
de “ A Guide to Inclusive Cycling ”
Acima de tudo, (Ciclo) a
diversidade é um bem a ser conservado e apreciado. Vivemos tempos desafiadores,
que exigem uma ação política ambiciosa, onde a equidade, a justiça
intergeracional e as preocupações climáticas devem estar sempre presentes.
Quanto mais diversos são nossos ambientes urbanos, mais resilientes eles se
tornam. As cidades são vibrantes e sedutoras, duram no tempo, mas mudam e
evoluem constantemente, atraindo talentos e conectando pessoas de diferentes
origens. O planejamento urbano deve refletir essa combinação complexa de
aspectos ambientais, sociais e econômicos. As desculpas acabaram, vamos pedalar
juntos por um futuro melhor e celebrar a #CycleDiversity juntos!
Fonte: Velo City 2021
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