terça-feira, 28 de janeiro de 2020

“Iniciativa da EMEL para os mais novos”

Programa Pela Cidade Fora duplica as suas atividades pedagógicas
Por: Maria Teresa Loureiro
Lisboa, 28 de janeiro de 2020 – O Programa Pela Cidade Fora (Educação Para a Mobilidade), uma iniciativa da EMEL, com a colaboração da CML, duplicou, em 2019, as suas atividades pedagógicas e de formação para a cidadania das novas gerações.
Entre janeiro e dezembro do ano passado, o Pela Cidade Fora desenvolveu mais de 110 atividades, que contaram com o envolvimento de 53 escolas do município de Lisboa e mais de 1.500 alunos dos 3º, 5º, 7º e 10º anos de escolaridade.

As atividades desenvolvidas de forma lúdica e pedagógica, realizadas no âmbito deste Programa da EMEL, durante 2019, e que se mantêm este ano, nomeadamente:

À Descoberta da Cidade:
Seguindo um mapa de Lisboa, os mais novos exploram a cidade, tendo pontos de partida e de chegada definidos, utilizando obrigatoriamente os transportes públicos.

Jogo Lugar Livre:
Jogo de chão que envolve a reflexão e resposta a questões sobre mobilidade.

Sozinho Para Casa:
Sessão de rua na envolvente da escola, para que as crianças adquiram a perceção do espaço onde a escola se insere e aprendam a fazer o percurso entre a casa e a escola de transportes públicos e a pé.

Mini Fiscal:
Ação de alerta e sensibilização para situações que envolvem estacionamentos incorretos que prejudicam a mobilidade.

Eu Ando de Bicicleta:
Sessão teórico-prática de iniciação à condução de bicicletas;

Mobilidade na Minha Cidade:
Sessão exploratória da cidade e dos transportes públicos através de um Peddy-Paper
têm como objetivo tornar crianças e jovens mais conscientes e responsáveis na utilização do espaço público, chegando, através deles, às respetivas famílias, educadores e a toda a comunidade.
A EMEL acompanha a multiplicidade de necessidades emergentes de Lisboa, sendo o seu objetivo proporcionar melhor qualidade de vida urbana. Nesse sentido, muito do seu trabalho foca-se na sensibilização e pedagogia para uma cada vez melhor utilização do espaço urbano comum, tornando a sua presença em Lisboa, cada vez mais próxima dos residentes e de quem circula todos os dias na cidade.

Declarações de Luís Natal Marques, Presidente do Conselho de Administração da EMEL:
A transição para as Cidades do Futuro, cidades mais humanizadas, começa por uma mudança de mentalidades e de comportamentos, na qual podemos basear a esperança de um futuro mais sustentável, mais inclusivo, mais nosso, para a nossa cidade. E os mais novos são peças essenciais nessa e para essa mudança. Por isso apostamos na sensibilização e na pedagogia de forma continuada, que acreditamos ser um importante contributo para uma maior segurança nas ruas da cidade e para uma sociedade mais verde e sustentável.

Sobre o Programa Pela Cidade Fora:
O Pela Cidade Fora é uma iniciativa da EMEL, com a colaboração da CML, através do Departamento de Educação, que pretende sensibilizar as gerações mais novas, desde as crianças do pré-escolar até aos jovens do ensino secundário, para as questões da Mobilidade Sustentável e em particular para as vantagens da utilização dos modos ativos e suaves.
Fonte: EMEL

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com