sábado, 11 de maio de 2019

“Campeonato do Mediterrâneo realizou-se hoje em Sines”

O Campeonato do Mediterrâneo realizou-se este ano em Portugal, Sines e recebeu cerca de 40 atletas.

A Federação do Mediterrâneo foi criada em 2008 na Grécia, com o objetivo de agrupar os países banhados pelo mediterrâneo apoiando-os no crescimento e desenvolvimento da modalidade.

O Campeonato do Mediterrâneo está aberto a países que integram a Federação do Mediterrâneo, da qual Portugal faz parte, devido à sua proximidade geográfica, No caso de do evento em Sines, que recebeu simultaneamente Taça da Europa, é uma prova que pontua para o ranking europeu e mundial.

Progressivamente, o objetivo vai sendo alcançado e, neste momento, a maioria dos países considerado mediterrânicos, onde se inclui Portugal, é membro da Federação do Mediterrâneo.

O primeiro Campeonato do Mediterrâneo realizou-se em 2015 na Grécia, uns anos mais tarde da criação da Federação. Seguiu-se uma competição em Itália, outra edição em Espanha em 2018 e este ano o evento realizou-se em Portugal em Sines que decidiu os Campeões do Mediterrâneo 2019 (ver notícia aqui)

A realização deste Campeonato do Mediterrâneo em Portugal, associado uma Taça da Europa, permite que os atletas pontuem para o ranking mundial e europeu (os primeiros oito e os primeiros dezasseis), «credibiliza a imagem do nosso país, reforça Sines como um destino turístico, desportivo e organizativo de referência e permite aos atletas competirem num percurso emblemático da modalidade», afirma Vasco Rodrigues, da Federação de Triatlo de Portugal.

O vereador da Câmara Municipal de Sines refere que Sines é um destino «que a grande maioria das pessoas aprecia, com boa praia, paisagens e uma excelente gastronomia local, além de reunir ótimas condições para a prática de Triatlo.

«Neste Campeonato participaram mais de 30 atletas do Mediterrâneo, o que é um número significativo e satisfatório», afirma Aldo Lucarini, Diretor Geral da Federação de Triatlo do Mediterrâneo.

O dirigente da Federação do Mediterrâneo explica que ‘não existe ainda um circuito, mas um campeonato anual, podendo variar de maio a outubro’. O ideal é «que este Campeonato se realize no final da época, em que os triatletas procuram uma prova final quando estão mais libertos das provas da temporada».

Fonte: FPT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com