sexta-feira, 1 de março de 2019

“MELGAÇO E GALIZA PLANEIAM A CRIAÇÃO DO TROFÉU MINHO – GALAICO”

Uma aposta no ciclismo

Por: Sara Pereira

A empresa municipal Melsport - Melgaço, Desporto e Lazer, E.M., a Associação de Ciclismo do Minho (ACM) e a Federação Galega de Ciclismo (FGC), reuniram em Melgaço para definir estratégias de promoção do ciclismo e do desporto na zona Minho e da Galiza. Um dos objetivos é a criação do Troféu Minho – Galaico, referente a algumas vertentes de ciclismo, nomeadamente o ciclocrosse, modalidade que se encontra bastante enraizada na Galiza.

As entidades pretendem promover, conjuntamente, eventos e provas de ciclismo pontuáveis para as duas Federações. Neste contexto, está em cima da mesa a criação do troféu Minho – Galaico para algumas vertentes de ciclismo, nomeadamente o ciclocrosse, modalidade que se encontra bastante enraizada na Galiza. O V XCO Vila de Melgaço, a 5 de maio, será o primeiro evento de ciclismo que contará com a presença de escolas de BTT da vizinha Galiza, em virtude da reunião realizada. Em análise esteve também a concertação de calendários dos eventos na zona do Minho e da Galiza, com o propósito de não prejudicar o sucesso de cada um e de promover a participação de atletas portugueses em eventos realizados na Galiza e vice-versa.

“O desporto é uma alavanca de desenvolvimento da economia local e é este caminho que queremos potenciar. Melgaço já é uma referência para a prática de desportos de aventura e de deporto com cariz competitivo e/ou de lazer! É nossa intenção continuar a apostar no desporto. Assim, em 2019 reforçamos a aposta nas provas de ciclismo de estrada, com o acolhimento das competições mais importantes no panorama nacional”, afirma José Adriano Lima, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Melgaço.

Melgaço tem vindo a promover eventos desportivos de referência, a nível regional, nacional e internacional, atraindo atletas de vários pontos do País, mas também de Espanha. “Este sucesso muito se deve ao seu “braço armado” para o desporto que é a empresa municipal Melsport, EM., a qual tem ao seu dispor equipas de trabalho qualificadas que se envolvem nos diferentes projetos desportivos e que nos permitem a todos alcançar o sucesso”, realça o José Adriano Lima, também Presidente da Melsport.

Na reunião de trabalho estiveram presentes os responsáveis das três entidades, nomeadamente: José Adriano Lima, no título de Presidente da Melsport, Igor Moreira e Jorge Domingues, Técnicos da empresa municipal, José Luís Ribeiro, Presidente da ACM, Nuno Lopes, Secretário Técnico da ACM, Juan Carlos Muñiz, Presidente da Federación Galega de Ciclismo (FGC) e Guillermo Sande, Técnico da Federação.

 

ASSOCIAÇÃO DE CICLISMO DO MINHO ATRIBUIU TÍTULO DE SÓCIA HONORÁRIA À CÂMARA MUNICIPAL DE MELGAÇO

A ACM considera que Melgaço Tem condições de excelência para a prática do ciclismo e para acolher e organizar grandes eventos. É neste âmbito que se têm renovado parcerias de sucesso entre o Município, a ACM e a Melsport. Uma aposta que contribui não apenas para a promoção de Melgaço e desenvolvimento da economia local, mas, sobretudo, estimula a prática desportiva, nomeadamente do ciclismo.

Recorde-se que Melgaço recebe em 2019 os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada das categorias de Elites e Sub 23, assim como o Grande Prémio do Minho e provas da Taça de Portugal e do Campeonato do Minho de BTT Maratonas, Ciclocrosse e Cross Country Olímpico.

Os eventos:

          Taça de Portugal de Ciclocrosse: 20 de janeiro

          IV Maratona de BTT de Melgaço Ukubo, pontuável para a Taça de Portugal: 17 de março

          V BTT XCO de Melgaço, integrado no Campeonato do Minho de BTT XCO - SCORE Tech: 5 de maio

          Campeonatos Nacionais de Elites e Sub 23: de 27 a 30 de junho

          Grande Prémio do Minho (juniores): de 26 a 28 de julho

 

Fonte: Câmara Municipal Melgaço

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com