domingo, 9 de dezembro de 2018

“Troféu Internacional Município de Anadia”

Canadá domina competição de omnium

Por: José Carlos Gomes

O Canadá foi a nação em destaque no segundo dia de Troféu Internacional Município de Anadia, ganhando os dois concursos de omnium de elite, ontem sábado, disputados no Velódromo Nacional, em Sangalhos.

A competição de elite masculina decidiu-se apenas no derradeiro sprint da corrida por pontos, a quarta e última disciplina integrada no omnium – as restantes são scratch, corrida tempo e eliminação. Gee Derek conquistou a vitória graças ao primeiro lugar no sprint final da competição, acabando com 138 pontos, apenas mais um do que o britânico Matthew Walls, campeão europeu de eliminação. O terceiro, com 112 pontos, foi outro britânico, Fred Wright.

Rui Oliveira destacou-se entre os portugueses, conseguindo o quinto lugar no concurso de omnium, com 97 pontos. O gaiense completou as três primeiras disciplinas no sexto lugar, conseguindo subir um degrau na geral final devido a uma corrida por pontos em que esteve muito ativo, pontuando em quatro sprints. Pela Equipa Portugal correram também Ivo Oliveira, 15.º, e César Martingil, vítima de queda em eliminação, 17.º. João Matias (Vito-Feirense-BlackJack) foi 12.º classificado.

A portuguesa Maria Martins foi a representante portuguesa na prova masculina de omnium, terminando o concurso olímpico na 12.ª posição, com 61 pontos. O resultado final da ribatejana foi prejudicado pela saída precoce na prova de eliminação, porque o pé esquerdo saltou do pedal, na sequência de um toque entre corredoras, que atrasou irremediavelmente a ciclista nacional.

A medalhada olímpica Allison Beveridge (Canadá) venceu confortavelmente a competição de omnium, somando 139 pontos. A lituana Olivija Baleisyte ficou na segunda posição, com 117, a mesma pontuação obtida pela terceira classificada, a francesa Laurie Berthon, vice-campeã mundial desta especialidade em 2016.

O concurso de omnium para juniores assistiu a um duelo entre portugueses e espanhóis, no qual os nacionais levaram a melhor. Numa competição intensa e equilibrada, Carlos Barreiros (Tensai/Sambiental/Santa Marta) foi o mais forte, com 134 pontos, mais três do que o segundo, Rodrigo Caixas (Bairrada), e do que o terceiro, Wilson Esperança (Academia Joaquim Agostinho/UDO).

Além das corridas internacionais, a jornada de hoje englobou o Campeonato Nacional Universitário de perseguição e de scratch. Francisco Duarte (AEFCL) ganhou as duas provas. Em perseguição individual teve a companhia no pódio de Francisco Moreira (AEFMH) e de Bernardo Gonçalves (AAC). Em scratch o segundo classificado foi Filipe Loureiro (AAUAv) e o terceiro, novamente, Bernardo Gonçalves.

O Troféu Internacional Município de Anadia termina neste domingo. O programa começa às 9h00 e termina às 15h45. Haverá corridas das disciplinas olímpicas de madison e de keirin, assim como de perseguição individual, scratch e corrida por pontos. A entrada é gratuita para o público.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com