terça-feira, 3 de abril de 2018

“ALAPHILIPPE VENCE SEGUNDA ETAPA SEGUIDA NA VOLTA AO PAÍS BASCO”

Ciclista francês consolida liderança da geral

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista francês Julian Alaphilippe (Quick-Step Floors) venceu esta terça-feira a segunda etapa da Volta ao País Basco, depois de já ter triunfado na tirada inaugural, e reforçou a liderança da classificação geral individual.

O francês, de 25 anos, voltou a bater o esloveno Primoz Roglic (LottoNL-Jumbo) na linha de meta, depois de uma fuga a quatro nos últimos seis quilómetros, cortando a meta em 4:11.47 horas, ao fim dos 166,7 quilómetros.

Em terceiro lugar terminou o espanhol Gorka Izagirre (Bahrain Mérida), com o compatriota Mikel Landa (Movistar) no quarto lugar, com o mesmo tempo, depois de o quarteto se ter isolado na última subida, San Pelaio, e ganho 15 segundos à concorrência mais próxima.

Depois de terem repetido as posições do primeiro dia, Alaphilippe aumentou para oito os segundos de vantagem sobre Roglic, com Izagirre a subir à última posição do pódio, a 39 segundos e Landa a entrar no 'top 10' para o quarto posto, a 43 segundos.

Na reta final, e com a certeza de que a vitória seria discutida entre o quarteto, Roglic lançou o 'sprint', mas o francês foi mais forte e venceu de camisola amarela vestida, batendo o esloveno pelo segundo dia seguido.

Alaphilippe somou a terceira vitória da temporada, a segunda consecutiva, sendo que a Quick-Step Floors continua o arranque 'demolidor' de temporada, tendo somado o 23.º triunfo em 2018, o quarto consecutivo depois dos triunfos de Yves Lampaert, na Dwars Door Vlanderen, e de Niki Terpstra, na clássica Volta a Flandres.

A fuga do dia, de 11 elementos, contou com o português Rúben Guerreiro (Trek Segafredo), além do canadiano Michael Woods (Education First -- Cannondale Drapac), à procura de 'aguentar' a tentativa até final para compensar o tempo perdido na tirada inaugural, iniciativa gorada nos quilómetros finais.

Depois do esforço na fuga, o campeão nacional de fundo cortou a meta na 109.ª posição, a 7.13 minutos de Alaphilippe, seguindo em 98.º da geral, a 12.48 do líder.

Rui Costa em 36.º na etapa

Rui Costa (UAE Team Emirates), que admitiu ter tido um problema mecânico na descida final, terminou a tirada na 36.ª posição, a 1.28 minutos do vencedor, caindo para 30.º, a 3.00 do francês.

Na quarta-feira, Alaphilippe defende a camisola amarela numa ligação de 184,8 quilómetros entre Bermeo e Valdegovía, com um perfil menos acidentado que o dia de hoje, mas que inclui, também, uma contagem de montanha de segunda categoria e duas de terceira.

Fonte: Record on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com