quarta-feira, 27 de julho de 2016

“Volta Portugal/Jóni Brandão é segundo no prólogo da Volta a Portugal”

Equipa coloca três corredores entre os sete primeiros

A equipa de ciclismo EFAPEL começou a sua participação na 78ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta da melhor maneira. A formação teve em Jóni Brandão, o líder da equipa na procura da camisola amarela, o seu melhor representante no prólogo que marcou o início da competição. O ciclista da equipa obteve o segundo tempo nos 3,6 quilómetros do percurso desenhado em Oliveira de Azeméis e ficou a apenas três segundos do vencedor do dia, Rafael Reis. Daniel Mestre, quarto mais rápido, e Filipe Cardoso, com o sétimo tempo, também ficaram entre os mais rápidos.

No dia em que a Volta a Portugal foi para a estrada, os ciclistas tinham pela frente um desafio muito particular. O prólogo, com menos de quatro quilómetros de extensão, apresentava três quilómetros essencialmente planos e a descer para, nos derradeiros 600 metros, os corredores terem de subir até à meta. E foi aí que se fizeram as principais diferenças.

Depois de Nuno Almeida, Álvaro Trueba e António Barbio terem feito o seu contra-relógio, Rafael Silva foi o primeiro elemento a surgir entre os mais rápidos até ao momento. Mas foi Filipe Cardoso que, mal cruzou a linha de meta, assumiu o melhor tempo provisório. E foi com esse estatuto que se manteve durante um bom período de tempo. Batida a sua marca, Daniel Mestre voltava a ficar com a amarela à condição, mas perdeu o primeiro lugar quando chegou o adversário que venceria a jornada.

Penúltimo a partir para a estrada, Jóni Brandão fez uma excelente marca e foi mesmo o mais forte entre os candidatos à vitória final da Volta a Portugal. Com a boa prestação de Brandão, Mestre e Cardoso, a EFAPEL parte para a primeira etapa, que se realiza amanhã, com a liderança por equipas.

“Foi um contra-relógio individual muito positivo para nós tendo em conta o bom resultado do Jóni e a regularidade apresentada por todos os corredores da equipa. Esta foi, também, uma oportunidade para fazermos uma avaliação de como alguns ciclistas se prepararam para esta volta e tiveram pouca competição no último mês. Percebemos que a equipa se apresenta a um nível bastante bom para a competição que agora se inicia”, afirmou o director desportivo da EFAPEL, Américo Silva.

Cumpridos os primeiros quilómetros, a Volta a Portugal tem, amanhã, a primeira etapa em linha. Depois do início na região Centro, o pelotão ruma a Norte. São 167,4 km com partida no Furadouro, concelho de Ovar, e chegada a Braga. Com o calor dos últimos dias, os ciclistas não terão tarefa fácil. O percurso também contribui para as dificuldades. Na derradeira fase da etapa, e já depois da primeira passagem pela meta, os corredores têm dois prémios de montanha de segunda categoria no Alto do Sameiro, o que poderá contribuir para o sucesso de um ataque nessas subidas.

Fonte: Efapel

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com