segunda-feira, 31 de março de 2025

“Giro, Tour e Vuelta com 23 equipas: A UCI aprova novo modelo e alarga número de wildcards”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A União Ciclista Internacional (UCI) anunciou esta manhã uma alteração significativa no número de equipas participantes nas Grandes Voltas — Volta a Itália, Volta a França e Volta a Espanha — que passará a ser de 23 formações, em vez das habituais 22. A medida representa uma mudança importante na política de wildcards e no equilíbrio entre equipas World Tour e Pro Teams.

"O Comité de Direção da UCI aprovou o pedido apresentado pelo PCC para aumentar o número de equipas que participam nas Grandes Voltas masculinas para 23 a partir deste ano", lê-se no comunicado oficial.

Até aqui, o modelo previa a participação automática das 18 World Teams, acompanhadas pelas duas melhores UCI Pro Teams da época anterior — com convite obrigatório — e duas equipas adicionais escolhidas livremente pelos organizadores. Agora, os organizadores passam a poder atribuir três wildcards por sua escolha, o que abre a porta a uma maior diversidade no pelotão.

 

Mais espaço para as Pro Teams

 

Embora as duas equipas Pro Team mais bem classificadas possam recusar o convite, esse cenário raramente se verifica. Assim, com mais um lugar disponível, espera-se que as corridas fiquem mais abertas e animadas, e que o processo de escolha de wildcards se torne mais alargado, dado o número crescente de formações de qualidade no segundo escalão do ciclismo profissional.

No caso da Volta a Itália 2025, por exemplo, para além da habitual presença da Israel – Premier Tech e da VF Group - Bardiani CSF - Faizanè, tudo indica que a Team Polti – VisitMalta, bem como Tudor Pro Cycling Team e Q36.5 Pro Cycling Team, também estarão presentes - uma realidade que até agora implicaria uma escolha difícil entre estas últimas. A nova regra permite que todas marquem presença na Corsa Rosa, potenciando ainda mais o espetáculo.

 

Uma decisão estratégica

 

A UCI justifica a decisão com a necessidade de apoiar o crescimento sustentável das UCI Pro Teams:

"Os argumentos apresentados para aceitar esta proposta baseavam-se principalmente na necessidade de apoiar as equipas da segunda divisão, permitindo simultaneamente aos organizadores reforçar o alinhamento da sua corrida e dar aos ciclistas das equipas adicionais a oportunidade de competir numa Grande Volta."

Embora se espere alguma reação — sobretudo por parte de quem questiona o desequilíbrio orçamental entre WorldTeams e ProTeams - a medida é, em princípio, bem recebida por quem defende corridas mais imprevisíveis e abertas, com equipas mais pequenas a desafiarem as estruturas dominantes.

 

O que pode mudar?

 

Com 23 equipas no alinhamento, cada etapa terá mais corredores, o que poderá gerar maior intensidade, mas também mais risco em momentos técnicos, como sprints e zonas de vento. Em contrapartida, há maior espaço para fugas bem-sucedidas, ciclistas em busca de visibilidade e narrativas inesperadas.

No plano desportivo, esta decisão também pode trazer nomes de peso ao Giro, como Tom Pidcock, Julian Alaphilippe ou Marc Hirschi, cujas equipas poderiam ter ficado de fora com o modelo anterior.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/giro-tour-e-vuelta-com-23-equipas-a-uci-aprova-novo-modelo-e-alarga-numero-de-wildcards

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com