Por:
Sara Pelicano
Em
Lisboa, junto à estação de comboios de Lisboa vai ser colocada uma box bike,
uma “garagem” para guardar bicicletas particulares. Através de uma aplicação
móvel, na qual os interessados se deverão inscrever, os ciclistas da cidade
podem desbloquear a porta e guardar o seu velocípede.
«A
ideia é promover a multimodalidade. Quem chega ao centro da cidade de comboio,
por exemplo, pode ter ali guardada a sua bicicleta para seguir viagem e, ao
final do dia, fazer o percurso inverso», explica Miguel Cambão, especialista em
mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa.
«Temos
recebido um feedback muito positivo da comunidade de ciclistas da cidade. A
bike box de Entrecampos ainda nem começou a funcionar e já temos pedidos para
que o município replique a ideia pela cidade», afirma Miguel Cambão.
Nesta
bike box haverá espaço livre para oito bicicletas, mas podem chegar aos 12
(numa primeira fase, o município vai colocar uma cargo bike para sharing,
ocupando assim o espaço). Na fase piloto do projeto, a utilização será
gratuita, mas com regras de permanência máxima, para evitar que as bicicletas sejam
deixadas por muitos dias.
Paralelamente,
o município vai disponibilizar, no âmbito do projeto europeu City Changer Cargo
Bike, bicicletas de carga a famílias que se predisponham a transportar os seus
filhos para a escola de bicicleta. O veículo vai ser disponibilizado durante um
mês e serão entregues já em novembro. «O objetivo incrementar a mudança do
paradigma», comenta Miguel Cambão.
O
especialista em mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa pormenoriza ainda que
«consideramos que um mês é o período de tempo necessário para que as pessoas
construam uma base de ponderação acerca da cargo bike. Esta experiência vai
permitir, ao fim deste período de tempo, perceber se esta solução é viável para
eles.
Nós vamos monitorizar tudo. Vamos ter inquéritos pré-utilização e
pós-utilização e queremos que seja a alavanca para que comecem a utilizar estes
veículos. A determinada altura, achamos que o efeito pode ser gigante. A partir
do momento em que tenhamos dois, três casos na escola porque os miúdos têm este
efeito. Temos o exemplo da seleção de resíduos em casa, as crianças são os
maiores fiscais das famílias, portanto, contamos com efeito semelhante no caso
deste projeto».
Neste
projeto são parceiros a Escola Básica do Parque das Nações, na zona Sul, e o
colégio Pedro Arrupe.
Fonte:
Transportes em Revista on-line
Sem comentários:
Enviar um comentário