domingo, 10 de março de 2019

“Taça de Portugal de XCO”

Vlad Dascalu e Raquel Queirós vencem em Viana

Por: José Carlos Gomes

O romeno Vlad Dascalu (Brújula Bike Racing Team) e a portuguesa Raquel Queirós (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) impuseram-se hoje nas provas de elite da primeira corrida da Taça de Portugal de Cross County Olímpico (XCO), disputada em Vila Franca do Lima, Viana do Castelo.

À entrada para o ano decisivo de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, a corrida minhota, inscrita na classe 1 do calendário da União Ciclista Internacional (UCI), atraiu um lote de participantes de alta qualidade, o que elevou o nível competitivo, proporcionando um excelente espectáculo velocipédico.

A corrida masculina assistiu a um empolgante duelo entre o campeão romeno, Vlad Dascalu, e o terceiro classificado nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Carlos Coloma (BH Templo Cafés UCC). O espanhol manteve-se na dianteira durante a primeira metade da prova, mas, à entrada para a quarta de seis voltas, o romeno desferiu um ataque que não teve resposta.

Vlad Dascalu cortou a meta em solitário, deixando o português Carlos Coloma a 1m14s. O português Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o terceiro classificado, a 2m21s.

Raquel Queirós, sub-23 de primeiro ano, estreou-se na categoria de elite da melhor forma, ganhando de forma autoritária. A estoniana Maaris Meier (Maiatos) foi a corredora que mais se aproximou, gastando mais 44 segundos do que a vencedora. Marta Branco (Maiatos) fechou o pódio, a 3m00s de Raquel Queirós.

Entre os juniores masculinos mandaram os ciclistas franceses. A vitória foi para Mateo Chadeleux (Team XC Randon France), seguido pelo compatriota Mattis Pateau (Creuse Mainsat Evaux), a 36 segundos, e pelo português Tiago Sousa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), a 2m05s.

Ana Santos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) venceu a corrida feminina de juniores, diante de Noemie Garnier (Team XC Randon France), a 3m21s, e de Daniela Campos (BTT Loulé/Elevis), a 4m16s.

Em cadetes impuseram-se André Rocha (ACDRRBTT/LR Ópticas/RJ Group) e Laura Simão (BTT Loulé/Elevis).

O destaque nas categorias de veteranos foi para os masters 30 André Filipe (CPR A-do-Barbas/AKIplast/PVS) e Raquel Marques (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), os masters 40 Marco Macedo (Saertex Portugal/Edaetech) e Filomena Paulo (Róódinhas/Santos Silva) e o master 50 António Sousa. Fábio Luiz (Marrazes/Gui/Brejinho/BikeZone Leiria) foi o único paraciclista presente.

A segunda prova da Taça de Portugal de XCO vai realizar-se em Marrazes, Leiria, no dia 7 de abril.

Fonte: FPC



Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com