sexta-feira, 3 de junho de 2016

“26.º Grande Prémio Jornal de Notícias”

Vitória milimétrica de Tomas Vaitkus em Ovar

O lituano Tomas Vaitkus (NASR Dubai) venceu hoje, num apertadíssimo sprint, a segunda etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias, uma ligação de 147,6 quilómetros, entre a Maia e Ovar. O espanhol Raul Alarcón (W52-FC Porto) mantém o primeiro lugar na classificação geral individual.

A etapa, apesar de curta e plana, foi corrida a ritmo moderado, permitindo que quase todo o pelotão chegasse compacto à última reta da tirada, com cerca de 2 quilómetros. O mais rápido foi o experiente Tomas Vaitkus, homem com oito anos de experiência no WorldTour. O segundo foi o espanhol Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) e o terceiro foi o português Samuel Caldeira (W52-FC Porto).

“Nem sei muito bem como venci. A etapa foi lenta e muita gente chegou aqui com força. Todos queriam lutar pela vitória e o sprint foi caótico. Nenhuma equipa teve capacidade de preparar convenientemente esta chegada”, descreve Tomas Vaitkus, que, hoje, conquistou o segundo triunfo em Portugal, depois de, em 2008, ter vencido a segunda etapa da Volta ao Algarve. O lituano desceu agora ao terceiro escalão internacional, mas já pensa no futuro: “A minha experiência faz de mim uma espécie de diretor dentro do pelotão, ajudando os ciclistas mais jovens da equipa. Pode ser que, no futuro, abrace uma carreira de diretor desportivo”, confessou.

Um grupo de quatro corredores esteve perto de impedir a disputa ao sprint. Luís Afonso (LA Alumínios-Antarte), Víctor Etxebarria (Rádio Popular-Boavista), Francisco Cantero (Louletano-Hospital de Loulé) e Venceslau Fernandes (Moreira Congelados/Feira/Bicicletas Andrade) animaram a etapa e só foram alcançados pelo pelotão à entrada do quilómetro final.

Com os mais bem colocados na geral a integrarem o numeroso pelotão, com o mesmo tempo do vencedor, a luta pela camisola amarela transferiu-se para a primeira meta volante do dia. Aí, Raul Alarcón foi primeiro, conseguindo três segundos de bonificação, diante do principal adversário, Daniel Mestre (Efapel), que só bonificou dois segundos.

Contas feitas, Raul Alarcón segue na frente da classificação geral. Dispõe de uma vantagem de quatro segundos sobre Daniel Mestre e de nove relativamente ao colega de equipa Rafael Reis (W52-FC Porto).

“A etapa de hoje esteve sempre controlada. Tal como ontem, a equipa fez um excelente trabalho, o que ainda me permitiu ganhar uma meta volante e bonificar, o que é sempre uma ajuda”, disse o espanhol.

A terceira etapa, a disputar neste sábado, é, teoricamente, a mais exigente da competição. Vai ligar Braga a Viana do Castelo, por um itinerário de 182,5 quilómetros. A viagem termina no alto de Santa Luzia, com a meta a coincidir com um prémio de montanha de segunda categoria. Pelo caminho, os corredores vão encontrar mais duas subidas de segunda categoria e uma de terceira.

“A subida final será dura, porque é antecedida por três outras subidas, mas estou tranquilo. Sinto-me bem e tenho uma boa equipa”, afirma um confiante Raul Alarcón. Além da camisola amarela, o espanhol tem a verde, dos pontos, para defender. A Rádio Popular-Boavista tem a missão de ajudar Pablo Guerrero a manter-se na frente da tabela dos trepadores e Víctor Etxeberria no comando das metas volantes. Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros/Carglass) vai partir como melhor sub-23 e a W52-FC Porto comanda coletivamente.

Classificações

2.ª Etapa: Maia - Ovar, 147,6 km

1.º Tomas Vaitkus (ANSR Dubai), 3h54m30s (Média: 37,765 km/h)

2.º Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé), mt

3.º Samuel Caldeira (W52-FC Porto), mt

4.º Luís Mendonça (Sicasal/Constantinos/UDO), mt

5.º Jesús Rubio (ANSR Dubai), mt

6.º Rafael Reis (W52-FC Porto), mt

7.º Raul Alarcón (W52-FC Porto), mt

8.º César Martingil (Liberty Seguros/Carglass), mt

9.º Francisco Campos (Moreira Congelados/Feira/Bicicletas Andrade), mt

10.º Pedro Paulinho (LA Alumínios-Antarte), mt

Geral Individual

1.º Raul Alarcón (W52-FC Porto), 8h51m37s

2.º Daniel Mestre (Efapel), a 4s

3.º Rafael Reis (W52-FC Porto), a 9s

4.º Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé), a 10s

5.º Hugo Sabido (Sporting-Tavira), a 15s

6.º Gustavo César Veloso (W52-FC Porto), a 16s

7.º José de Segóvia (Louletano-Hospital de Loulé), mt

8.º Jesús Ezquerra (Sporting-Tavira), a 20s

9.º Óscar González (Sporting-Tavira), mt

10.º Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), a 22s

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com