Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, o 24.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração contou com a participação de cerca de uma centena de atletas que deram uma animação e colorido diferente ao Campo da Agonia, em Viana do Castelo.
A Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep alcançou a segunda posição, também com 12 pontos, enquanto o Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel subiu ao terceiro lugar do pódio.
Em termos individuais, Rodrigo Afonso (Tensai/Sambiental/Santa Marta) foi o vencedor da prova de juvenis.
O ciclista de Viana do Castelo fez o melhor tempo no cômputo das duas provas contrarrelógio e prova em linha – e garantiu o primeiro lugar do pódio.
Em femininos, Juliana Teixeira (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep) subiu ao primeiro lugar do pódio, deixando Beatriz Ferreira (União Ciclismo da Trofa) e Marta Gaspar (Penafiel Bike Clube) nos lugares imediatos.
Duarte Ribeiro (Paredes/Fortunna) e Mariana Ribeiro (Guilhabreu MTB) foram os vencedores em infantis.
Duarte Ribeiro, que no cômputo das duas provas (destreza e prova em linha) fez a marca de 19:07.600m, superiorizou-se ao seu colega de equipa Rodrigo Brandão. Duarte Marques (CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor) subiu ao terceiro lugar do pódio.
Em femininos, Mariana Ribeiro (Guilhabreu MTB) impôs-se a Matilde Fernandes (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) e a Lara Silva (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep).
Maria Lisboa (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) completou a prova com o tempo de 14:52.250m.
Em pupilos/benjamins a vitória sorriu a Duarte Silva (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), enquanto Afonso Correia e Rodrigo Macedo (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) preencheram os restantes lugares do pódio.
Sérgio Fernandes, chefe de Divisão do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo
Sérgio Fernandes, chefe da Divisão do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, salientou a importância do ciclismo e deste prémio para o Município.
Sérgio Fernandes salientou que “este encontro destina-se às escolinhas e é por aqui que tudo começa. É a base de todo e qualquer desporto. É nestes escalões que temos de trabalhar e investir. E nós, Municípios, temos que o fazer porque sem o nosso apoio, que é incondicional, a nível destes escalões etários sabemos que não haverá um resultado final muito forte. É isto que temos de promover e é um investimento e aposta do município”.
António Antunes, responsável do Grupo Desportivo Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo
António Antunes, responsável do Grupo Desportivo Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, faz um balanço positivo do Prémio Viana do Castelo Fica no Coração,
“Tentamos fazer o nosso melhor e penso que correu muito bem. Esta foi a 24.ª edição deste prémio, que este ano está inserido no programa Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023. Gostávamos de ter tido mais jovens em competição, mas esta é a realidade que temos hoje em dia”.
António Antunes referiu que “o objetivo deste Encontro Inter-Regional é passarmos uma imagem para a população do que é o ciclismo de formação e, ao mesmo tempo, conseguir atrair mais jovens para a prática da modalidade. Mostrar a nossa escola de ciclismo, porque somos a única escola de ciclismo de formação do concelho de Viana do Castelo”.
Curiosamente, ou talvez não, o 24.º Prémio Viana do Castelo Fica do Coração realizou-se no mesmo dia em que Iúri Leitão atleta de Viana do Castelo que fez a sua formação no Santa Marta, venceu a terceira etapa do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela…
“O Iúri Leitão passou por este Prémio Viana do Castelo Fica no Coração nas primeiras edições e representou a Escola de Ciclismo de Santa Marta. E isso enche-nos o ego porque vemos que contribuímos para o futuro dele. Claro que sabemos nem todos chegam lá, uns ficam pelo caminho, outros conseguem chegar a profissionais, mas o que é importante é que nós estamos aqui, que existimos para formar atletas e para os ajudar”.
Nuno Ferraz, presidente da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo
Nuno Ferraz, presidente da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, fez questão de marcar presença na competição organizada pela equipa da terra…
“Em Santa Marta temos a Escola de Ciclismo que é a escola mais antiga do país, tem uma grande tradição na formação de atletas e este prémio mostra isso mesmo. O que vemos aqui é o trabalho que a Escola de Ciclismo de Santa Marta está a fazer e este prémio é o culminar do trabalho que vão fazendo ao longo do ano”.
Sobre o 24.º Prémio Viana do Castelo Fica do Coração o autarca destacou “para além do desporto salutar e a competição entre as várias equipas, o convívio entre atletas de várias zonas do país, que é de salutar. É uma alegria poder ver estas crianças contentes e fazer um desporto que tanto diz aos vianenses e à população de Santa Marta”.
O 24.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração teve o apoio do Município de Viana do Castelo, Viana do Castelo 2023 Cidade Europeia do Desporto, Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo, ACES Europe, ACES Portugal, IPDJ, Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, Tensai, Sambiental, Pipe Solutions, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Agency, SEG 3 - Mediação de Seguros e revista Ciclismo a Fundo.
Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho
Sem comentários:
Enviar um comentário