domingo, 25 de setembro de 2016

“Ex-médico de Wiggins e as "coincidência estranhas"

Ciclista defendeu ter sido tratado à asma

Por: Lusa

Foto: Reuters

Um antigo médico de Bradley Wiggins mostrou-se surpreso este sábado pelas isenções de uso terapêutico (TUE) atribuídas ao ciclista britânico antes de três grandes Voltas, considerando a coincidência estranha.
"Somos obrigados a pensar que é uma enorme coincidência que uma grande dose intramuscular de corticoides seja necessária precisamente antes da maior corrida da época. A esta distância, diria que não parece bem, que não parece correto desde uma perspetiva clínica e desportiva", argumentou à BBC Prentice Steffen, que era o médico da Garmin Slipstream em 2009, quando Wiggins foi quarto no Tour, antes de se mudar para a Sky.
O médico assumiu ter ficado surpreso quando teve acesso ao historial clínico do cinco vezes campeão olímpico, publicado pelo grupo de piratas informáticos russo conhecido como 'Fancy Bears', que indica que o britânico recorreu a corticoides antes do início do Tour2012, que venceu, assim como do Tour2011 e do Giro2013.
Wiggins já se defendeu, em comunicado, explicando que foi autorizado a receber injeções intramusculares de triancinolona no âmbito de um tratamento à asma.
A 13 de setembro, a Agência Mundial Antidopagem (AMA) informou que um grupo russo de piratas informáticos, conhecido como 'Fancy Bears' ou 'Tsar Team', acedeu ilegalmente à base de dados do sistema de administração e gestão antidopagem (ADAMS) da agência, criado para seguir os controlos feitos aos atletas.
O ataque informático, que levou o ministro russo dos Desportos, Vitaly Mutko, a negar qualquer envolvimento do seu governo, terá sido feito através de uma conta do Comité Olímpico Internacional (COI), criada a propósito dos Jogos Rio2016.
De acordo com a AMA, o grupo acedeu a informação de desportistas, incluindo a dados médicos confidenciais, tais como isenções por uso terapêutico de medicamentos nos Jogos do Rio2016, autorizadas por federações internacionais e organizações nacionais antidopagem.
O nome de Wiggins, o primeiro britânico a vencer a Volta a França, era um dos integrantes da segunda lista de desportistas, na qual também se encontrava o seu compatriota Chris Froome, tricampeão do Tour (2013, 2015 e 2016).

Fonte: Record on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com