terça-feira, 24 de setembro de 2019

“Equipa Portugal/Nelson Oliveira procura novo lugar de destaque no contrarrelógio”

Por: José Carlos Gomes

Nelson Oliveira parte para o contrarrelógio de elite do Campeonato do Mundo de Estrada, a disputar amanhã, entre Northallerton e Harrogate, Inglaterra, com a ambição de bater-se pelas primeiras posições.

Depois de ter sido quarto classificado, há dois anos, na Noruega, e quinto, em 2018, na Áustria, o corredor da Equipa Portugal vai lutar novamente por um lugar de destaque entre os melhores contrarrelogistas do Mundo.

O bairradino vai encontrar um contrarrelógio muito duro, devido a diferentes razões: é um exercício individual muito longo, com 54 quilómetros que obrigam a gerir muito bem o esforço, o percurso é variado e exigente, apresentando um início plano e uma parte central de permanente sobe e desce, por vezes em estradas estreitas, que reclamam perícia para ganhar tempo aos rivais. Além destes fatores, a possibilidade de estrada húmida ou mesmo de chuva durante a prova é outro elemento a ter em conta.

Nelson Oliveira já reconheceu o percurso duas vezes, tendo memorizado os locais em que é necessária atenção máxima e perícia apurada, assim como os momentos de troca de andamentos – que serão muitos -, nos diferentes troços de sobe e desce.

"A primeira parte do contrarrelógio é plana, mas o percurso começa a endurecer muito. Há subidas com elevada inclinação, que provocam várias quebras de ritmo. No final, serão 54 quilómetros com bastante dureza. Se chover tudo irá complicar-se nas partes mais técnicas e nas descidas com estrada estreita. É importante reconhecer muito bem o percurso, para que, em prova, não tenhamos de travar tanto, o que faria perder velocidade e tempo que pode ser precioso. Vamos ver como estão as pernas amanhã. Farei os possíveis para que tudo saia na perfeição, de maneira a representar bem Portugal", conta o corredor que sairá para a estrada às 14h36m30s desta quarta-feira. Só mais quatro corredores partirão depois do português, o que diz bem do estatuto internacional que Nelson Oliveira já conquistou nesta disciplina.


O selecionador nacional, José Poeira, que tem acompanhado a evolução do ciclista desde as camadas jovens, acredita no potencial do pupilo. “O contrarrelógio tem caraterísticas que assentam bem ao Nelson e que não são tão favoráveis para alguns adversários, como é o caso da longa extensão e das partes mais duras, que provocam muitas quebras de ritmo. O objetivo será conquistar mais uma posição entre os dez melhores, sempre com ambição e acreditando que é possível fazer melhor do que nas edições anteriores”, salienta José Poeira.

A concorrência será muito forte. Na linha de partida estarão homens como o atual campeão, o australiano Rohan Dennis, o esloveno Primož Roglič, recente vencedor da Vuelta, o detentor do recorde da hora, o belga Victor Campenaerts, o dinamarquês Kasper Asgreen, vice-campeão europeu da especialidade, o espanhol Jonathan Castroviejo, o suíço Stefan Küng, o alemão Tony Martin, o estadunidense Patrick Bevin, a coqueluche belga Remco Evenepoel, entre outros corredores com potencial de chegar às medalhas.

O contrarrelógio será integralmente transmitido na Eurosport 1, a partir das 13h00.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com