terça-feira, 21 de maio de 2019

“Agenda de Ciclismo”

Por: José Carlos Gomes

Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa decide-se no sábado

A edição de 2019 da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa conhece o desfecho no próximo sábado, em Penalva do Castelo, através de uma jornada dupla. No mesmo dia, o pelotão de elite e sub-23 corre o Memorial Bruno Neves, em Oliveira de Azeméis, enquanto Viana do Castelo recebe a terceira prova da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo e um Encontro Inter-Regional de Escolas.

O pelotão feminino nacional disputa as duas últimas provas pontuáveis para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa no sábado, uma vez que a programada jornada velocipédica de sábado e domingo teve de ser concentrada num único dia, devido à realização das eleições para o Parlamento Europeu, no domingo.

Penalva do Castelo foi o palco escolhido para as decisões, numa competição em que todas as classificações gerais – de elite a cadetes e masters – estão em aberto. Às 10h00 inicia-se um contrarrelógio individual de 6,4 quilómetros, distância a percorrer por todas as corredoras.

Às 15h00 começa o circuito, com perímetro de 11,7 quilómetros. As corredoras de elite vão completar 56,6 quilómetros neste percurso, as juniores têm pela frente 46,8 quilómetros, estando reservados 35,1 para as cadetes e as masters.

A classificação geral de elite é encabeçada pela britânica Fiona Hunter-Jonhston (Campinense/Velo Performance), com 135 pontos. A vantagem é confortável sobre as adversárias diretas, Lauren Dolan (Team Tygter), que tem 85 pontos, e Jo Tindley (Campinense/Velo Performance), com 60. No entanto, estando 100 pontos em disputa, todas podem chegar ao troféu.

O pelotão nacional de elite e sub-23 regressa às estradas portuguesas, depois das incursões internacionais das últimas semanas. O 11.º Memorial Bruno Neves, no sábado, é a competição que volta a juntar os coletivos lusitanos.

A prova vai ligar a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis à Junta de Freguesia de Nogueira do Cravo. A partida será dada às 13h00, prevendo-se a chegada para depois das 16h30, quando estiverem percorridos 134,1 quilómetros. A corrida acaba à sétima passagem dos corredores pela meta, o que deixa antever uma tarde repleta de ciclismo e de espectáculo, com o público a poder ver os corredores em diferentes momentos de uma prova marcada pelo terreno seletivo.

 

A tarde de sábado comporta ainda ciclismo em Viana do Castelo. Às 14h30 inicia-se o Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo da zona Norte. Às 17h15, o território vianense recebe mais uma etapa da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo.

 

Mais eventos oficiais

25 de maio: 5.º Raid Cicloturismo Oliveira de Azeméis-Figueira da Foz-Oliveira de Azeméis

26 de maio: 2.º Passeio AR Estrela de Baguim, Gondomar

26 de maio: XCO de Verdemilho, Aveiro

26 de maio: Maratona BTT do Císter, Alcobaça

26 de maio: Maratona BTT Selinda, Sertã

26 de maio: XCO de Castro Verde

26 de maio: XIV Passeio de Cicloturismo da Torre Natal, Conceição de Faro

26 de maio: Granfondo Madeira Island, S. Vicente, Madeira

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com