Os habitantes da aldeia de Vale Domingos, em Águeda, tiveram ontem um final de tarde diferente, ao serem surpreendidos pela visita da Equipa Profissional de Ciclismo do Clube Desportivo Fullracing, a Glassdrive / Q8 / Anicolor Cycling Team, que tem sede neste município. Promover a inclusão social através do desporto foi a semente lançada durante esta ação, que teve o foco nas crianças de etnia cigana desta localidade. Um projeto que o clube tem a ambição de replicar nas 11 freguesias do concelho de Águeda.
Ricardo Pereira, presidente da Direção da Associação de Vale Domingos – que promove atividades de inclusão e integração sociais, com elementos da comunidade cigana (1/3 da população da aldeia) e outros cidadãos – é fã da equipa e lançou o repto ao Clube Desportivo Fullracing que prontamente respondeu “sim”. Ontem concretizou-se uma primeira ação, com a presença dos corredores Mauricio Moreira, António Carvalho, Luís Mendonça, Frederico Figueiredo e Fábio Costa, que conviveram sobretudo com as crianças, a quem distribuíram autógrafos no Centro Interpretativo das Magnólias, que integra o Parque Botânico de Vale Domingos.
Este espaço representa, aliás,
o primeiro grande projeto de integração em Vale Domingos, ao nascer com a
intenção de dar resposta ao problema dos comportamentos de risco, com a
realização de ações que transformaram uma zona considerada problemática num
local de envolvimento social, de atração e valorização do concelho.
“Desde o primeiro momento que conheci a equipa, senti um grande calor e afeto, porque é gente sensível às questões sociais. Vamos trabalhar para que a nossa associação seja parceira do Clube Desportivo Fullracing e desenvolver um projeto ao nível do desporto que promova a inclusão social e a captação de jovens. Seremos referência por tratar-se de um projeto pioneiro em Portugal”, explicou Ricardo Pereira.
Edson Santos, vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda e vereador do Desporto, que enalteceu todos os projetos levados a cabo pela Associação de Vale Domingos, defende também que através do desporto “é possível conseguimos a integração social. Aproveitando esta envolvência e todos as dinâmicas já criadas na área social e cultural, agora que Águeda tem uma equipa profissional de ciclismo, nada como reunir todas estas sinergias para levar estas iniciativas mais longe e acelerar o processo, promovendo a inclusão social através do desporto”.
Carlos Pereira, team manager
do Clube Desportivo Fullracing, realçou que todo o trabalho desenvolvido em
Vale Domingos é muito importante para a comunidade que ali vive, bem como para
o concelho. “A nossa visita pretendeu levar a
semente do desporto às crianças, algo que vamos tentar replicar em todas as
freguesias do município de Águeda. Neste caso em particular focámos mais a
nossa ação na inclusão social, para que seja a própria equipa a dar o
protagonismo às crianças. É necessário que todos ajudem a reintegrar socialmente
as crianças e que toda a comunidade sinta a equipa como sua. Este é o nosso
grande propósito”.
Fonte: Clube Desportivo
Fullracing
Sem comentários:
Enviar um comentário