Por: Maria Teresa Loureiro
A estratégia delineada pela EMEL para
2021 teve como pano de fundo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
estabelecidos pela ONU, mais concretamente o Objetivo 11 (tornar cidades e
comunidades sustentáveis), e focou-se no fortalecimento de um paradigma de
mobilidade e vivência em Lisboa mais seguras e inclusivas, para proporcionar
melhor qualidade de vida aos seus residentes e às suas residentes e a quem nela
circula e dela desfruta.
Em 2021, a Empresa de Mobilidade e
Estacionamento deu continuidade à modernização da rede semafórica da cidade,
iniciada em dezembro de 2019, com a substituição de controladores de tráfego
instalados nos cruzamentos e instalação de sensores, e com a implementação, em
2020, do Sistema Inteligente da Mobilidade de Lisboa (SIM.Lx). Assim, ao dia de
hoje, com a modernização de 75% dos 547 cruzamentos semaforizados existentes
concluída, é já notória a melhoria da circulação automóvel, só possível com a
atual gestão do tráfego integrada e dinâmica. Prevê-se a conclusão dos
restantes 25% no segundo semestre de 2022.
Foram 365 dias de trabalho para cumprir o
compromisso assumido com Lisboa de contribuir para a sustentabilidade ambiental
da cidade, do qual se destaca o reforço da aposta na mobilidade elétrica e nos
meios de transporte suaves/ativos partilhados.
Em 2021, a mobilidade elétrica ficou
mais LEVE, para quem pretendeu carregar os seus veículos elétricos de forma
célere e simples, com a abertura das ilhas (hubs) de carregamento rápido, das
quais se destaca a mais recente (outubro 2021) no Campo Grande (Entrecampos),
com seis postos, que permitem o carregamento a 12 VE em simultâneo. Este é o
maior investimento em carregamento rápido de VE em Lisboa.
As alterações da mobilidade urbana e a
construção de uma cidade 15 minutos foram e continuam a ser um desafio diário
para a EMEL. Assim, a par dos 25 quilómetros de ciclovias construídos em 2021,
a aposta recaiu nas bicicletas, quer através da expansão da rede GIRA, com
aquisição de novas bicicletas elétricas e a abertura de novas estações nos
Olivais, Cidade Universitária e Lumiar (atualmente, GIRAm mais de 900, de uma
frota total de 1.600 bicicleta), quer através da abertura da Rede BiciParks,
lançada em abril, que atualmente abrange 13 dos parques de estacionamento da
Empresa, disponibilizando 238 lugares, seguros e de fácil acesso. A aposta nos
BiciParks veio na sequência de um trabalho de pesquisa aos hábitos dos
utilizadores e utilizadoras de bicicleta em Lisboa, desenvolvido no âmbito do
projeto VoxPop, e com investimento suportado pelo projeto Sharing Cities, que
permitiu identificar as principais falhas sentidas pelas ciclistas e pelos
ciclistas urbanos, nomeadamente o receio do furto e incerteza quanto à
indisponibilidade de estacionamento.
2021 foi um ano em que a EMEL reforçou o
seu emprenho na prestação de um serviço público de confiança, através de ações
para a defesa e promoção dos princípios de igualdade e de equidade. Assim, em
abril, lançou um inquérito aos hábitos de mobilidade em Lisboa, com o objetivo
de identificar fatores de desigualdade no acesso e uso dos modos de transporte
e analisar perceções, dificuldades e receios na sua utilização, e realizou uma
experiência imersiva na GIRA (novembro/dezembro), para identificar medidas que
promovam a utilização urbana de bicicleta por mulheres, com vista à redução da
diferença de género. Ambas as ações integradas no Plano de Ação previsto no
projeto de investigação europeu TinnGO, que a EMEL está a desenvolver.
Ainda na promoção do uso das bicicletas
como meio de transporte, a EMEL organizou a conferência Velo-city 2021 Lisboa,
em conjunto com a CML e a Federação Europeia de Ciclistas, em setembro, sob o
lema Cycle Diversity. Durante quatro dias, mais de 1.000 participantes, entre
os quais especialistas portugueses e estrangeiros envolvidos na política e
promoção da bicicleta como meio de transporte e no desenvolvimento urbano
sustentável, tiveram a oportunidade de conhecer e partilhar visões, ideias
inovadoras e estratégias capazes de tornar a mobilidade urbana mais ativa,
segura e sustentável, contribuindo assim para as cidades do futuro.
Cumprindo com o seu compromisso de
serviço público, de estar cada vez mais atenta às necessidades e expectativas
dos seus clientes e das suas clientes, 2021 foi um ano de melhoria dos serviços
online da Empresa. O Contact Center foi reforçado, criou-se O MEU PERFIL EMEL,
na Área Reservada do site, e lançou-se uma nova modalidade de alerta da
renovação de dísticos via SMS e/ou e-mail, por forma a garantir a um
atendimento de confiança, ágil e seguro.
A EMEL contou e quer continuar a contar
com o contributo de todos os cidadãos e cidadãs para tornar Lisboa uma cidade
cada vez mais sustentável e segura. Essa cidade, que todos e todas ambicionam
só é possível se a mantivermos ordenada e arrumada. Assim, durante o mês de
junho, promoveu a campanha de comunicação digital O DESARRUMADOR, com Rui Unas
como protagonista, com o fito de sensibilizar as pessoas para a importância do
trabalho desenvolvido pelos mais de 270 agentes de fiscalização, e diminuir as
cerca de 2.000 infrações que todos os dias são registadas, pondo em causa o
bem-estar urbano.
A transição para as Cidades do Futuro
começa pela consciencialização de que sem alterarmos os nossos comportamentos,
no que respeita a mobilidade urbana, não vamos conseguir viver numa cidade
capaz de nos proporcionar bem-estar e a qualidade de vida. Os mais novos são
essenciais nessa e para essa mudança de mentalidades e comportamentos, e por
isso 2021 foi um ano de aposta na sensibilização e na pedagogia, através do
Programa Pela Cidade Fora, com diversas atividades para as crianças do
pré-escolar até aos jovens do ensino secundário, que os alertaram para as
questões da Mobilidade Sustentável e em particular para as vantagens da
utilização dos modos ativos e suaves.
Por último, salienta-se o trabalho
desenvolvido pela Academia EMEL na formação de trabalhadores e trabalhadoras,
para que, cada vez mais, sejam reconhecidos e reconhecidas pela competência e
confiança, através de ações de formação para todas as áreas da Empresa (num
total de 16.655 horas), da promoção da qualificação de colaboradores e
colaboradoras com menos do que 12º ano e do Programa de Liderança para
dirigentes.
A EMEL está comprometida com os valores
de Sustentabilidade - melhoramos hoje para deixarmos às próximas gerações -,
Coesão Social – ouvimos todos os nossos stakeholders para tonar decisões
informadas -, Confiança e Competência – nas nossas pessoas e na forma como
trabalhamos-, Inovação – para criar valor em tudo o que fazemos, desenhamos
soluções inovadoras de que amanhã vamos precisar -, e Educação para a mobilidade,
cidadania e boas práticas.
Fonte: EMEL
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