Por: José Morais
Entramos em 2022, como diz o
velho ditado, Ano Novo, vida nova, mas não será sempre de mais, relembrar
algumas precauções para quem anda de bicicleta, porque os cuidados nunca são
demais.
Ciclistas, podem-se considerar heróis, são talvez os únicos seres humanos que mais amam o seu sofrimento, seja mental ou físico, fazem milhares de quilómetros, apanham furos nos pneus, defeitos nas bicicletas, avarias diversas, sofrem com lama, chuva incansáveis, nevoeiros intensos, andam com o nascer do sol ou o por do mesmo.
Pedalam com lua cheia, ou céu
estrelado, seja de dia ou de noite, não esquecendo as quedas, ou aqueles
mosquitos ingeridos quando se pedala, o cansaço, o frio, o calor, a sede, o
vento no rosto, a velocidade, mas tudo isto é saúde, natureza, liberdade, por
isso apesar do sofrimento, será que existe coisa melhor do que a bicicleta.
O ciclista é um sonhador silencioso, muitas vezes mais acordado do que outros, pedalando sem teto, portas laterais, onde se sente a liberdade, tendo como grande companheira na sua viagem a bicicleta, seja nos passeios diários, utilização da mesma como o seu meio de deslocação, nos trilhos, ou em longas viagens, onde transportam o mínimo de bagagem no caso das pequenas deslocações, ou bastante nas longas viagens, mas onde na forma com que utilizam a mesma existe o mesmo objetivo, sem espirito de competição, ao mesmo tempo que aproveitam para conhecer as paisagens, novos lugares, como pessoas e culturas.
Analisando, somente de
bicicleta pode proporcionar uma visão a 180 º, onde o ciclista encontra
estrada, zonas de litoral, serras, retas, subidas e descidas, encontrando o
melhor da natureza, muitas vezes entre cidades históricas, e uma coisa é certa,
é uma maneira bastante saudável, económica e ecológica, e propicia para fazer
turismo e não só.
Mas, se pensa que andar de bicicleta é apenas adquirir uma, e pedalar, existem algumas precauções, e coisas a tomar em conta, em especial para quem circula na estrada, com a introdução da cultura da mobilidade urbana, na revisão do código da estrada, tanto automóveis, motos e bicicletas foram colocados no mesmo patamar, por isso a lei é a mesma, e terá de ser de cumprida por todos.
A primeira coisa ao adquirir a bicicleta deve ter em conta que deve de usar o equipamento certo, apesar do capacete não ser obrigatório em Portugal, as lesões cranianas podem ser fatais ou provocar lesões irremediáveis e de grande gravidade, é recomendável, as luvas para proteger as mãos, óculos para proteger os olhos, e sinalizar a bicicleta com luz e refletores é obrigatório, apesar de muitos não utilizarem, e as forças policiais deixarem passar, tem existido casos de autuação, algo que faz parte da lei, a utilização de luzes à noite é obrigatório, deve ser sempre feita para salvaguardar o ciclista, e que o mesmo seja visto pelos automobilistas.
Quando da saída de bicicleta
algo muito importante é a documentação, o ciclista ao utilizar a bicicleta
deverá fazer-se sempre acompanhar de um documento de identificação, cartão de
cidadão ou equivalente, e deve ter os seus dados como morada e um contato
telefónico, será importante no caso de acidente, ou de se ser abordado por um
agente policial.
O circular na via com outros
veículos, algo que o ciclista não deve fazer é circular em contra-mão, apesar
de ser errado, e muito perigoso, devendo respeitar as regras do código da
estrada, já que ao fazê-lo, coloca em rico a sua saúde, o risco de sofrer um
acidente e considerável, e imaginando que pedala a 15 km/h e um automóvel a 50
k/h o embate equivale a 65km/h podendo criar graves lesões.
Como aconte-se com os automóveis e motociclos, a bicicleta deve de circular sempre o mais à direita possível, e nunca andar pela esquerda, circular pela direita é o mais seguro sempre com atenção às bermas, o que não deverá ir muito encostada à mesma, e outra das coisas será o de não se encostar muito aos automóveis, apesar de muitos automobilistas não respeitarem o ciclista, a segurança aumenta com a distância.
Semáforo vermelho, é
obrigatório parar, não só para os veículos motorizados, mas também para
bicicletas e trotinetes, a sinalização luminosa serve para regular o trânsito,
e estando a bicicleta no mesmo patamar do código da estrada, é obrigatório para
todos, e apesar de as autoridades muitas vezes fecharem os olhos, dá direito a
serem sancionados e a serem multados.
Algo que também está proibido
às bicicletas é circularem nos passeios, é um espaço de peões, e se tiver de o
fazer deve desmontar e seguir a pé com a bicicleta à mão, apenas até aos dez
anos é permitido, desde que não coloquem os peões em risco.
A velocidade em certas zonas
tem de ser moderada, seja para as viaturas motorizadas como para as bicicletas,
na aproximação a passagens de peões, a aproximação a locais muitas crianças,
peões, idosos, gravidas, ou pessoas com mobilidade reduzida, ou pessoas com
deficiências, já que o ciclista apesar de as forças policiais muitas vezes
fecharem os olhos, podem ser multados.
As ultrapassagens são outro dos perigos, 1,5 metros é a distância mínima limitada, mas seja o automobilista como o ciclista, não deverão criar obstáculos, onde se deve facultar a ultrapassagem, tentando desviar-se se existirem condições, e o ciclista nunca deve aumentar a sua velocidade sempre que for a ser ultrapassado.
Ao contrário do que ainda
muitos pensam, as bicicletas podem circular em par, mas existem regras, apenas
em vias onde existam condições para o fazerem, quando exista uma visibilidade
reduzida, ou exista ainda imenso trânsito, não causando assim embaraço no
trânsito, nesse caso a circulação será em fila indiana.
Uma das coisas importantes
quando se pedala, é a sinalização quando se fazem manobras, ao mudar de direção
deve de existir muita atenção, e deverá ser feita antecipadamente com sinais de
mão, qual a direção que vão tomar, e mesmo até esperar que os veículos que veem
em sentido contrário passem, para prosseguir, a segurança é sempre a
prioridade.
O ciclista deve sempre evitar
estradas mais rápidas onde a bicicleta pode circular, mas onde os automóveis
andas com mais velocidade, já que são mais perigosas, deverá ainda evitar andar
em estrada muito estreitas, ou quando anda em trilhos, escolher os mais amplos
e confortáveis.
O que acontece com os veículos
motorizados, acontece também com a bicicleta, e proibido conduzir com a
influência de álcool, ou substâncias psicotrópicas, se for apanhado a andar de
bicicleta com álcool, apesar de ser multado e consoante a quantidade que pode
levar até à prisão, se tiver carta de condução poderá ficar sem a mesma.
Muitos pensam que andar de
bicicleta não tem restrições, mas a utilização de auriculares, ou a utilização
de telemóvel ao circular de bicicleta, é proibido, e dá direito a multa, apenas
um auricular é autorizado, e o telefone terá de ter alta voz.
Algo também importante é
conhecer o código da estrada, por isso quem não possui carta deverá de ler o
mesmo, os encartados deverão rever já existem diversas alterações.
Por fim, antes de se iniciar a
pedalar, mesmo o caso de não ter restrições de esforços ou exercícios físicos,
deverá consultar o médico e fazer exames a ver se está em condições de o fazer.
Estes alguns dos conselhos e
precauções que se deverão ter, é certo de que muitos vão dizer que os
automobilistas muitas vezes são culpados, mas da parte dos ciclistas também
acontecem coisas negativas, se existir bom senso das duas partes, na estrada é
certo de que se pedalará melhor, respeito acima de tudo.
Boas pedaladas
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