sábado, 30 de julho de 2016

“Volta Portugal/Dragão Amarelo em Macedo de Cavaleiros”

“Assumi sozinho as despesas da perseguição com o objetivo de “sacar” o máximo tempo possível


William Clarke venceu, este sábado, a 3ª etapa da 78ª Volta a Portugal Santander Totta, após um dia de surpresas que “abanou” a Classificação Geral e levou Rui Vinhas (W52-FC Porto) à liderança. A chegada em Macedo de Cavaleiros foi protagonizada, no primeiro momento, por apenas dois homens que chegaram isolados com quase um minuto de vantagem, sorrindo o triunfo ao australiano da Drapac que se impôs a Marco Frapporti, o italiano da Androni Giocattoli-Sidermec.


Os dois protagonizaram uma fuga de mais de 80 quilómetros que chegou a ultrapassar 10 minutos de vantagem. Tratando-se de homens que estavam muito atrasados na classificação geral quem mais beneficiava era Rui Vinhas que no grupo perseguidor, com seis elementos, era o melhor classificado. A grande diferença fez suar os alarmes no pelotão com a Efapel preocupada em reduzir ao máximo o “fosso” que havia para o grupo perseguidor e no fim, quando quis correr atrás do prejuízo, já era demasiado tarde. O conjunto perseguidor concluiu a etapa com mais 54 segundos e Vinhas tornou-se o novo Camisola Amarela Santander Totta. A liderança do comandante da Volta é agora de 3 minutos e 13 segundos sobre Daniel Mestre (Efapel) que baixou ao segundo lugar. O pelotão, onde chegou integrado o anterior líder, terminou a etapa 4 minutos e 45 minutos depois.


“Assumi sozinho as despesas da perseguição com o objetivo de “sacar” o máximo tempo possível”, afirmou, tranquilo, Rui Vinhas apesar de estar a viver um momento de intensas emoções. A nova contabilidade da prova pode ser um problema para o diretor desportivo da W52-FC Porto que tinha apontado Gustavo Veloso para vencer esta edição da Volta a Portugal. Nuno Ribeiro esclareceu as dúvidas: “O objetivo da equipa é vencer a Volta a Portugal, o Gustavo Veloso continua a ser a nossa aposta, mas não vamos queimar o Rui Vinhas.” José Gonçalves (Caja Rural) mantém-se no pódio com o terceiro lugar, a 3 minutos e 14 segundos de Rui Vinhas.


Dia nervoso em Trás-os-Montes

Montalegre, que nos últimos dois anos emprestou a Serra do Larouco para chegadas em alto na Volta a Portugal, foi este sábado ponto de partida para os 158,9 Km da terceira etapa. Foi grande o nervosismo no início da tirada por dois grandes motivos: a luta pelas bonificações nas metas volantes e pela classificação da montanha, que tinha duas contagens de segunda categoria. Após esta etapa a Camisola Azul Liberty Seguros passou a pertencer a César Fonte (Rádio Popular-Boavista). Após a vitória na etapa, William Clarke tornou-se o homem mais regular em prova e vestiu a Camisola Verde Rubis Gás. O colombiano Diego Ochoa (Boyaca) continua a ser o melhor jovem em competição e veste a Camisola Branca RTP.
 

Quem é William Clarke?
Nasceu no “País dos Cangurus” a 11 de abril de 1985. Profissional desde 2010, este australiano de 31 anos começou a carreira na Team Leopard-Trek. Desde aí esteve na Champion System Pro e Argos-Shimano, até chegar, em 2014, à atual equipa, a francesa Drapac. Para além da vitória deste sábado, William Clarke já acrescentou ao palmarés, esta temporada, uma vitória na Herald Sun Tour, duas na Volta a Taiwan e outra na Volta à Austrália.


Uma etapa com Graça 


Depois de Trás-os-Montes, a Volta sobe ao alto da Sra. da Graça. Espera-se um domingo bastante animado, com a sempre especial e mítica etapa que termina em Mondim de Basto. O pelotão parte de Bragança, às 11h45, para cumprir 192 Km recheados de muitas e difíceis montanhas sobretudo na segunda metade da tirada.

Fonte: Podium

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com