quarta-feira, 15 de abril de 2020

“Federação Triatlo Portugal recomenda/Distanciamento para quem caminha, corre ou pedala”

Por: Belgian Flemish Newspaper “Het Laatste Nieuws”

Deixamos aqui um modelo que pretende acautelar um distanciamento seguro nos desportistas.

Caminhar, correr ou andar de bicicleta são atividades que podem beneficiar corpo e mente em tempos de COVID 19. Mas não devemos fazê-lo perto de outras pessoas, de acordo com uma recente investigação da Universidade de Tecnologia em Eindhoven, na Holanda, e da Universidade Católica de Lovaina, na Bélgica. Apesar de não se tratar de uma verdade absoluta, pode ser um bom conselho para quem pratica desporto. Ora vejamos:

A distância de 1,5 metros divulgada por diversos países é eficiente se as pessoas estiverem paradas, ao ar livre e com bom tempo. Mas para quem está a caminhar, a correr ou a andar de bicicleta é necessário reforçar o cuidado, ou seja, aumentar distância recomendada. «A maioria das micropartículas provenientes da respiração, tosse e espirros de quem está a caminhar, a correr ou a andar de bicicleta, é arrastada pela deslocação do ar para trás do corredor ou ciclista. As outras pessoas que estão atrás do ciclista recebem a nuvem dessas gotículas», afirma Bert Blocken, professor de Engenharia Civil na Universidade de Tecnologia em Eindhoven e na Universidade Católica de Lovaina na Bélgica.

A nuvem do fluxo de ar desloca-se para trás da pessoa que está a respirar, tossir ou espirrar ao caminhar, correr ou andar de bicicleta, explica Blocken.  «Os ciclistas gostam de se posicionar na roda pelo que podem situar-se na zona atingida pelo ‘fluxo de ar’. Mas também as pessoas que caminham ou correm que deixam também ‘fluxo de ar’. Verificámos que não interessa o modo como se forma o fluxo de ar, as gotículas acabam por se situar naquela zona, sendo por isso melhor evitá-la», explica Blocken.

Os investigadores procuraram respostas através da simulação de libertação de partículas de saliva com pessoas em movimento (caminhar e correr) em diferentes cenários (duas pessoas lado a lado, atrás na diagonal e mesmo atrás).

Habitualmente estes modelos de simulação são utilizados pela equipa de investigadores para otimizar o nível de performance de atletas de elite, revelando-se muito efetiva para atletas que se colocam atrás de corredores e/ou de ciclistas. Tendo em conta o risco de infeção com COVID 19, é atualmente recomendado o oposto, que os atletas saiam do alcance do fluxo de ar.

Uma questão importante – um tema que atualmente tem sido alvo de intensivos debates entre os investigadores por todo o mundo – é perceber até que ponto os resíduos de micropartículas após a evaporação podem ainda representar o risco de infeção. Outras pesquisas de virologia poderão vir a responder a esta questão.

Simulação de fluxo de ar de micropartículas a correr a 14,4km/hora

A simulação mostra que a distância social é mais efetiva quando as pessoas correm lado a lado sem vento ou se se encontram na diagonal onde existe menos probabilidade de contágio se não houver vento cruzado. As partículas deslocam-se para trás, por isso o risco de contaminação é maior quando as pessoas andam ou correm próximas umas das outras e encontrando-se por isso abrangidas pelo alcance do fluxo de ar.

Baseado nestes resultados, Blocken alerta para manter uma distância de pelo menos quatro ou cinco metros atrás da pessoa que está à frente a caminhar, 10 metros no caso de corredores ou ciclistas que andem devagar e, pelo menos 20 metros, quando os ciclistas circularem rápido. «Se quiser ultrapassar alguém, o conselho é que a ultrapassagem seja iniciada com 20 metros de distância, por exemplo, para poder fazê-lo com os devidos cuidados e uma distância adequada de movimento em linha reta. Podemos comparar com a condução de um carro que também não deve ultrapassar muito em cima da outra viatura».

Notas finais: as simulações de Computational Fluid Dynamics (CFD) foram realizadas com o Ansys Fluent CFD, com base em estudos intensivos de validação anteriores para libertação de gás e partículas em diferentes velocidades à escala real com manequins que representam corpos humanos. A validação deste estudo será revista cientificamente para publicação posterior.

Veja o artigo original aqui:  Social Distancing v20_White_Paper.pdf

Fonte: FTP

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