sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

“Entrevista a Rafael Reis: “Sinto-me com ambições renovadas”

O prodígio no contra-relógio Rafael Reis estreia-se em 2020 com as cores da equipa Feirense e mostra-se com ambições renovadas para a época que se avizinha.

O que te fez escolher a equipa Feirense para a época 2020?

“A mudança era importante para mim. Sinto-me motivado para este ano, como não me senti no ano anterior, e ter a oportunidade de poder fazer mais por mim vai ser o mais importante este ano. Sinto-me com ambições renovadas, mas de qualquer forma vamos entrar no ano com calma e procurar fazer com que se realizem os objectivos a que me proponha.”


Qual o objectivo mais imediato que tens por alcançar no ciclismo?

“Uma vitória para a equipa!”

Em 2016, conquistaste o Grande Prémio JN. Essa é uma vitória que gostavas de repetir? “Claro que sim. Foi uma vitória importante para mim e para a equipa na altura, era um dos objectivos principais do ano. Espero um dia poder repetir a vitória. É uma corrida que se tem afirmado cada vez mais importante no nosso calendário.”


Também já envergaste por duas vezes a camisola amarela da Volta a Portugal. Não há duas sem três?

 “Começando a Volta novamente com um prólogo em 2020, vou fazer tudo ao meu alcance para o poder vencer. Era muito importante para mim e para o Feirense. Era sinal de que tinha sido uma ‘aposta’ ganha.”


Foste campeão nacional de contra-relógio por quatro vezes consecutivas, nos escalões júnior e sub-23, e estiveste perto de alcançar a vitória em elite. É um objectivo que continuas a perseguir?

 “Um título de campeão nacional fica bem em qualquer currículo. É um privilégio poder andar um ano com a nossa bandeira ao peito. Penso que, com as condições certas e um treino focado nesse objectivo, tudo é possível.”


De todos os momentos vividos no ciclismo, qual o que mais te marcou?

“O Mundial de Contra-relógio Sub-23, em 2014, em Ponferrada. Tendo analisado o contra-relógio no final com o seleccionador José Poeira, não fui Campeão do Mundo por 18 segundos e a culpa foi minha. Não quis levar rádio, chovia muito na altura durante o crono e eu, com a viseira do capacete sempre a embaciar, fui sempre distraído a tentar limpar com os dedos pela parte de dentro. Acabei por cometer muitos erros e só a 500 metros da meta, faltando uma curva e já não vendo mesmo mais nada, mandei a viseira fora. Era um resultado que me tinha mudado a vida, mas não aconteceu, porque não tinha que acontecer.”


Tens algum ciclista que te sirva de inspiração para a tua carreira?

“Em mais jovem tinha, como todos. Neste momento, concentro-me em mim e sou fã de quase todas as estrelas do ciclismo.”

Fonte: Equipa Ciclismo Feirense

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com