segunda-feira, 2 de outubro de 2017

“Novo projeto já mexe…”

Vem ai o filme “Cicloturismo”

Texto e Imagem: José Morais

Em 1999 iniciei um projeto, a criação de uma revista sobre cicloturismo, a qual demos o nome de “Notícias do Pedal”, a primeira revista on-line sobre a modalidade, e que ao longo destes “18 anos” temos mantido com altos e baixos, como em tudo, isso acontece, mas vamos continuando.

O cicloturismo, apesar de ser uma modalidade amadora, possui um número imenso de participantes, muitos eventos são realizados, mas “nunca ninguém” apostou forte na sua divulgação, ao contrário de outros países, “nunca ninguém” fez uma revista em papel sobre a modalidade, apenas alguma comunicação social foi divulgando alguns eventos.

Há 25 anos, iniciei-me na comunicação social fazendo artigos sobre o “Cicloturismo”, começaram então a sair as minhas primeiras reportagem sobre a modalidade, colaborando a partir dai com diversos órgãos de comunicação social, em papel, on-line, e até em rádio, mas sempre com algumas condicionantes, já que temos de respeitar as linhas editoriais de cada órgão de comunicação social.

Em 1996 saia a primeira edição “do Notícias do Pedal” em papel, com um número restrito de exemplares, mas como era insuportável manter a revista em papel, e quando a internet começava a entrar porta dentro da casa das pessoas, nada melhor do que ser os primeiros, e assim nasceu a edição on-line, começando por ser semanal, passou a quinzenal, e mais tarde a mensal, como se tem mantido até hoje, porem como a informação agora tem de ser quase instantânea na casa de cada um, passamos a ter um espaço diário, com ligação direta às redes sociais.

Mas quisemos ir mais longe, e lançamos o nosso canal de televisão, tanto no MEO, como no YouTube, mas gostávamos de fazer mais e melhor.

 

São:

. 30 Anos ligados ao cicloturismo.

. 25 Anos de jornalismo.

. 18 Anos com uma revista (notícias do Pedal) edições mensais.

. 4 Anos com o nosso blogue de atualizações diárias, com ligação direta às redes sociais.

. 5 Anos de televisão, no MEO e no YouTube.

. Tudo isto, já deu milhares e milhares de linhas escritas, milhares e milhares de fotografias tiradas, mais de 200 filmes publicados, e milhares de quilómetros percorridos com a máquina às costas, tanto a pedalar, como de carro, e ultimamente de moto (esta última com mais de 120 mil kms, percorridos, um pouco por este país.

. Já pensei algumas vezes desistir, porque não sou de ferro, temos às vezes de ter limites, tenho família ficando em casa, e às vezes não dou tanto apoio como deveria de dar, sendo assim sacrificados.

. Diariamente são várias horas que ocupo à modalidade, apesar de ter a minha outra atividade profissional.

. Resumindo, ao fim destes anos, o cansaço começa a ser muito, e é tempo de pensar em reforma.

. Mas… existe algo que também me diz que ainda não deverá acontecer.

. 1º A modalidade.

. 2º Um projeto iniciado há muitos anos que não pode morrer.

. 3º A amizade que me prende a muitos de vós, ao longo destes anos muitas amizades fiz, e mais de gostava de fazer e manter.

E, um novo projeto vai sair em 2018, o projeto já mexe, e em breve começaremos a trabalhar nele. O novo projeto será o filme “Cicloturismo”, onde uma das perguntas que se coloca, é a seguinte, “O que leva a ser cicloturista”, vamos querer saber o que faz, que semanalmente se levante cedo, se façam muitas vezes muitos quilómetros, se deixe a família em casa, para se ir andar de bicicleta, esta é uma das perguntas que faço a mim mesmo, mesmo hoje que não pedalo nos passeios, apenas faço as reportagens dos mesmos, muitas vezes me pergunto, o porquê?

Possuo muito material ao longo dos anos, fotos, vídeos, e alguns relatos, agora é pegar nele, selecionar, organizar, e começar a montar, mas… não só do material que possuo irá constituir o filme, alguns dos cicloturistas com que costumo conviver semanalmente, irão fazer parte do elenco, irei selecionar e convidar alguns deles, para saber o seu testemunho, sendo de diversas idades, e ambos os sexos, e fazer assim o filme/documentário o “Cicloturista”, é certo de que gostaria de convidar todos, mas como sabem é impossível.

Está será a novidade para 2018, foi feita a presentação publicamente em 1ª mão, ontem no passeio do “Cantinho do Avô”, agora, vamos ao trabalho, que será longo, mas onde espero deixar um belo testemunho de uma modalidade que muitos acreditam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com