quarta-feira, 5 de outubro de 2016

“No Centro Nacional de Exposições, em Santarém”

Festival Bike: A grande festa do mundo da bicicleta

De 14 a 16 de Outubro, o Centro Nacional de Exposições, em Santarém, recebe a 13ª edição do Festival Bike Portugal - Festival Internacional da Bicicleta, Equipamentos e Acessórios e Salão de Ciclismo Profissional, evento que recebe cubes ligados à modalidade, instituições do sector e que é o espaço privilegiado para conhecer as novidades do mercado e um ponto de encontro para todos aqueles que de forma profissional, desportiva ou de lazer se encontram ligados a este ramo.

 

Sector do Turismo no Festival Bike

O certame vai contar com a presença de agentes turísticos que apostam no evento para promover a sua atividade e contactar com os milhares de visitantes que visitam a feira.

O Turismo de “Castilla y León” marca presença para promover os destinos desta província espanhola. Turismo Rural e Natureza; Saúde e Bem Estar; Arte, Cultura e Património; Gastronomia e Enoturismo são sectores em evidência.

A Associação de Turismo dos Açores participa com o intuito de promover as várias ilhas do arquipélago como destino de excelência e as várias experiências que os turistas podem realizar. O alojamento e a gastronomia também não são esquecidos.

A Fundação Inatel aposta no Festival Bike com o objectivo de publicitar as várias iniciativas que estão a seu cargo, já que desenvolve actividades nas áreas do turismo social, da cultura popular e do desporto amador.

A rede Bikotel está uma vez mais presente no Festival Bike. Estas unidades de alojamento, com boas práticas no acolhimento de ciclistas, proporcionam um conjunto de serviços, especialmente criados a pensar nas necessidades daqueles para quem andar de bicicleta (de estrada ou montanha) é a coisa mais importante do mundo.

O Município de Almeida também está no Festival Bike para dar a conhecer os vários eventos que realiza e a região. Já o foco da Câmara Municipal de Sernancelhe é a promoção do “BTT Terra da Castanha”, mas sem esquecer as várias actividades que decorrem ao longo do ano.

 

Clubes de Ciclismo marcam presença no Festival Bike

Como habitualmente, são diversos os clubes de ciclismo de estrada ou de outras modalidades que utilizam a bicicleta, que irão estar presentes no Festival Bike, enquanto expositores.

O maior evento português dedicado à Bicicleta receberá algumas das equipas mais importantes das duas rodas, que trarão as suas viaturas de apoio, distribuirão brindes de patrocinadores, promoverão sessões de autógrafos, entre outras iniciativas.

O Alcobaça Clube de Ciclismo, o Clube de Ciclismo Tavira / Sporting / Tavira, o Clube de Ciclismo José Maria Nicolau, a Efapel – Clube Desportivo Fullracing, a L.A. Alumínios Sport, o Núcleo do Sporting Clube de Portugal da Golegã, a Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense, a W52/F.C. Porto são presenças confirmadas no evento a par de diversas associações como a Associação de Ciclismo da Beira Interior ou a Associação Humanitária Recreativa e Cultural Beselguense.

A Federação Portuguesa de Ciclismo volta a marcar presença no Festival Bike Portugal e vai organizar o 5º Troféu da Juventude em colaboração com o Cube de Ciclismo José Maria Nicolau, o Passeio de Cicloturismo para Famílias Duas Pontes Santarém – Almeirim, o Circuito de Iniciação para Crianças, Provas alusivas ao Desporto Escolar como o Contra – Relógio Individual  - CRI TT e Team Realy e que contam com a participação de estabelecimentos a nível nacional. Simultaneamente, a Federação também vai promover Sessões de Autógrafos e publicitar diversas iniciativas que decorrem ao longo do ano.

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB) é presença habitual no Festival Bike e promove a realização do 9º mega Passeio de Cicloturismo,  iniciativa que conta com centenas de participantes. Paralelamente, não deixará de promover a defesa do ambiente, defesa e divulgação do Património Cultural, Histórico Edificado e Arqueológico através da promoção da bicicleta como forma de mobilidade sustentável (bem como a defesa da segurança dos seus utilizadores), e o desenvolvimento da prática do cicloturismo ecologista de lazer, manutenção e turismo.

A Federação de Triatlo de Portugal também se associa ao Festival Bike e organiza o IX Duatlo Festival Bike, competição que traz habitualmente ao CNEMA alguns dos melhores praticantes nacionais da modalidade e várias dezenas de atletas de pelotão, de um desporto com cada vez mais adeptos.

 

Exposição de Equipamentos e Acessórios

O certame é a referência do mercado nacional e tem como objectivo realçar as marcas e as empresas nacionais e internacionais que operam nesta área como importadores, lojistas, distribuidores, organizadores de eventos, comunicação social, atletas profissionais e amadores.

Por outro lado, a qualidade e a diversidade de produtos em exposição, a oportunidade de apresentação de novos modelos de bicicletas, equipamentos e acessórios, o envolvimento de empresas e entidades promotoras da Bicicleta enquanto meio saudável para a prática desportiva ou para momentos de lazer, têm contribuído para o crescimento sustentado do Festival Bike. 

O Festival Bike reúne durante três dias as principais empresas do sector e concentra num só local os principais importadores, distribuidores, retalhistas, técnicos, e profissionais que trabalham neste ramo tendo como objetivo a realização de contactos e negócios.

O Festival Bike também dedica um espaço aos criadores de bicicletas. Uma excelente oportunidade para criadores individuais de modelos exclusivos de bicicletas as possam expor e apresentar ao público.

 

Provas e demonstrações animam Festival Bike

O Festival Bike volta a contar com diversas atividades, proporcionando aos visitantes uma escolha ampla e variada de carácter lúdico e competitivo, tais como a “Maratona BTT”, o “Tejo e Serras Granfondo Festival Bike”, o “IX Duatlo Festival Bike”, “o 9ª Mega Passeio de Cicloturismo”, o “Passeio de Bicicletas Antigas”, o “Passeio das Pontes Santarém – Almeirim”, o “Troféu da Juventude”, as provas de “BMX”, e “Dirt”, entre outras.

 

Ações de Formação

A Sociedade Comercial do Vouga volta a marcar presença no Festival Bike Portugal e vai promover várias ações de formação durante o evento.

Na sexta-feira, 14 de outubro, o tema das sessões vai incidir nos “Sistemas DI2 estrada e montanha/integração com Plataforma e-tube e componentes PRO bikegrear”, enquanto no sábado, dia 15,  o destaque vai para o “Shimano Explorer (novo conceito de vestuário & Calçado / Novos Sapatos de Elite S-Phyre”. As ações decorrem às 11h00 e às 16h00, quer na sexta, quer no sábado.

No domingo, último dia do Festival Bike, os “Sistemas DI2 estrada e montanha/integração com Plataforma e-tube e componentes PRO bikegrear” voltam a estar em foco, pelas 11h00.

Todas as iniciativas decorrem no Stand da Sociedade Comercial do Vouga e estão limitadas a 20 pessoas por sessão.

 

Apresentações e Sessões de Autógrafos

O evento será também palco de Sessões de Autógrafos com algumas das grandes figuras do desporto nacional. Pelo Centro Nacional de Exposições vão passar atletas de renome que estarão à disposição dos visitantes ao longo do evento nos vários espaços de clubes, federações e marcas representadas no certame.

O espaço “Gold Nutrition” vai contar com a presença de Celina Carpinteiro, Vasco Bica, Emanuel Pombo, Vitor Gamito, José Silva, Ricardo Simões, João Pereira, Ana Antunes, Ilda Pereira, Ricardo Marinheiro e Vanessa Pereira, entre outros.

Já o campeão nacional de estrada, José Mendes, tem presença confirmada no stand da “Next Generation” no sábado, 15 de Outubro, às 16h00.

Também no dia 15, realce para a apresentação do equipamento oficial do Dourogranfondo e  do Geresgranfondo no Espaço Bikeservice às 15h30.

Com cerca de 15.000 m2 de área de exposição coberta, o Festival Bike é a referência do mercado nacional e uma das mais importantes da Europa. Contando com um vasto programa de actividades, o envolvimento de empresas de renome e com a presença de atletas prestigiados, o evento é incontornável.

Recorde-se que em 2015 o Festival Bike contou com 134 expositores, 26.300 visitantes e mais de 6.500 atletas inscritos nas várias competições.

 

Horário

Sexta-feira, 14/10: 10h00 às 17h (Profissionais)

Sexta-feira, 14/10: 17h às 20h (Público em Geral)

Sábado, 15/10: 10h00 às 20h (Público em Geral)

Domingo, 16/10: 10h às 20h (Público em Geral)

 

Entradas

1 Bilhete: 6,00 € (Válido para apenas 1 entrada)  

Bilhete Feira (3 dias): 12,00 € (O Bilhete de 3 dias permite visitar a feira a qualquer hora e várias vezes por dia)

Entrada Gratuita para Crianças até aos 11 anos (inclusive)

Parque de Estacionamento: Gratuito

Fonte: Festival Bike

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com