quarta-feira, 5 de outubro de 2016

“Campeonato Nacional de Rampa”


A vila de Palmela, no distrito de Setúbal, recebeu este sábado, 1 de outubro, o Campeonato Nacional de Rampa, última prova do calendário nacional de estrada em 2016. Numa prova talhada apenas para o perfil de alguns ciclistas a equipa riomaiorense da ASFIC esteve presente com três atletas (Rui Rodrigues, Hélder Pereira e Humberto Careca). O Campeonato Nacional de Rampa consiste num contra-relógio de 2,16 quilómetros, sempre a subir, desde a Estrada do Vale dos Barris até ao Castelo de Palmela. Esta prova premeia os melhores especialistas em crono-escalada nas categorias de juniores, sub-23, elite e masters. José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA) sagrou-se campeão nacional de rampa, conseguindo o melhor registo no curto mas intenso contra-relógio. Os triunfos nas principais categorias pertenceram a ciclistas que vão representar a Seleção Nacional/Liberty Seguros no Campeonato do Mundo de Estrada e que, assim, demonstram que têm levado a sério a preparação para o mundial do Qatar. A prova de elite assistiu ao domínio de José Gonçalves, que trepou mais rápido que toda a concorrência, cortando a meta ao fim de 4m29s de corrida para suceder a Hugo Sancho como campeão nacional de rampa. Luís Mendonça (Sicasal/Constantinos/UDO) foi o segundo classificado, a 7 segundos. Válter Pereira (Sporting-Tavira) fechou o pódio, com mais 18 segundos do que o vencedor. O equilíbrio foi grande entre os sub-23, mas o ribatejano César Martingil (Liberty Seguros/Carglass), em preparação para o Campeonato do Mundo de Estrada, não deu hipóteses à concorrência, vencendo com 4m41s, menos 7 segundos do que José Neves (Goldwin/Team José Maria Nicolau). O terceiro, a 8 segundos, foi André Crispim (Liberty Seguros/Carglass). A prova de juniores assistiu a um desempenho demolidor de João Almeida (Bairrada), que somou hoje o terceiro título de estrada da época, depois de ganhar as provas de fundo e de contra-relógio. O corredor das Caldas da Rainha completou a rampa de Palmela em 4m38s, menos 20 segundos do que o colega de equipa Daniel Viegas (Bairrada). João Rocha (Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo/Frulact) foi o terceiro a 21 segundos.
Os atletas da ASFIC Humberto Careca e Hélder Pereira participaram na categoria Master 30, tendo o Humberto alcançado o 4.º lugar a meio segundo do terceiro e Hélder Pereira o 5º lugar. O destaque na formação da Ribeira de São João vai para Rui Rodrigues que, em Masters 40, se sagrou vice campeão nacional, tendo apenas sido derrotado pelo ex-ciclista profissional e ex-campeão nacional de contra relógio, Alberto Amaral (Batotas/Ponte de Lima). A ASFIC já havia anunciado o fim de época mas os seus ciclistas não quiseram deixar de representar a equipa e participar neste Campeonato Nacional de Rampa.
A ASFIC dignificou novamente a União das Freguesias de São João da Ribeira e Ribeira de São, a cidade de Rio Maior, e os patrocinadores da equipa, ao estar em destaque em mais uma prova de carisma e relevo nacional.
Fonte: ASFIC - GRUPO PARAPEDRA /DINAZOO / RIOMAGIC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com