Por:
Patrícia Henriques
O
Museu do Caramulo recebeu mais um extraordinário automóvel para a sua colecção
permanente: um Citroën DS21 Super 5 de 1973.
Este
automóvel foi um dos mais importantes do século passado, ao lado do famoso Ford
T ou do Volkswagen “Carocha”, conjugando a carroçaria aerodinâmica com a
tecnologia de ponta, como nenhum outro automóvel havia feito até então,
totalizando mais de 1.330.755 unidades vendidas em todo o mundo.
Para
Tiago Patrício Gouveia, Director do Museu do Caramulo, “a inclusão deste modelo
na colecção do museu é de extrema importância, não só porque reforça os seus
atractivos mas também porque comprova o espírito altruísta dos colecionadores
de clássicos que assim permitem uma constante renovação da colecção permanente
do Museu do Caramulo.
Doado
ao museu por José Ramos da Costa, o automóvel já se encontra em exposição no
museu, podendo agora ser visto de terça-feira a domingo, durante o horário de
expediente do museu.
Sobre
o Citroën DS21 Super 5 (1973)
Pronunciado
“Déesse”, a palavra francesa para Deusa, o DS da Citroën é um dos automóveis
mais emblemáticos da sua época.
Sendo
a principal inovação tecnológica estreada no modelo DS, o sistema
hidropneumático, concebido por André Lefèvre para o DS, utilizava a relação de
pressões entre gás e óleo de modo a gerir a suspensão, direção, transmissão e
travões. Com um engenhoso sistema de transmissão semiautomático, ao condutor
apenas era necessário escolher a mudança, pois o esforço da embraiagem era
feito pela pressão de óleo. O amortecimento era garantido por uma esfera
contendo gás e óleo separados por uma membrana de borracha, garantindo o
amortecimento nos buracos e firmeza do rolamento.
Em
1965 a Citroën apresentou o DS21 e DS19, equipados com motores de quatro
cilindros, com 2.175 c.c. (109 cavalos) e 1.985 c.c. (90 cavalos),
respetivamente. No caso do DS21 o novo motor era uma evolução significativa em
relação ao bloco herdado do Traction Avant, estando equipado com cambota de
cinco apoios e sistema Bosch de injeção eletrónica de combustível. Em 1967 o
modelo recebeu a sua primeira atualização estética, passando a dispor das duplas
óticas integradas e faróis capazes de acompanhar o movimento do volante,
proporcionando uma iluminação mais homogénea em curva.
Em
1975, 20 anos após o início da comercialização do DS, a Citroën dava por
terminada a produção do modelo, com mais de um milhão de unidades vendidas.
Ficha
Técnica
1973
França
113
CV
4
Cilindros
2.175
c.c.
3
Velocidades
1.244
Kg
135
Km/h
Chassis
#4545754
Sobre
o Museu do Caramulo
Com
mais de 60 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de
pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma colecção de arte, uma
colecção de automóveis, motos e bicicletas e uma colecção de brinquedos
antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições
temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico,
o Caramulo Motorfestival, o Espírito do Caramulo, a Noite dos Museus ou o
Rider. Mais informação em www.museu-caramulo.net
Fonte:
Museu Caramulo/Parceria Notícias do Pedal
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