sexta-feira, 10 de agosto de 2018

“Velódromo de Sangalhos procurado por portugueses e estrangeiros”

EQUIPAS RUMAM AO CAR DE ANADIA PARA ESTAGIAR

O CAR – Centro de Alto Rendimento de Anadia / Velódromo Nacional, em Sangalhos, continua a ser palco de estágios e de treinos de ciclismo e de ginástica, protagonizados por equipas nacionais e estrangeiras, que aí prepararam a sua participação em campeonatos internacionais ou trabalham para melhorar as suas competências.

Durante o mês de julho, passaram pelo CAR cinco seleções, e, em agosto, para além da continuidade de um desses estágios, decorreram já as atividades de uma equipa irlandesa de ciclismo, estando ainda agendados diversos treinos de ginástica.

Foi na sua “casa” de Sangalhos que, entre os dias 19 e 25 de julho, a Federação Portuguesa de Ciclismo (UVP-FPC) proporcionou aos gémeos Rui e Ivo Oliveira e a Maria Martins os treinos finais de preparação para os Campeonatos Europeus de Ciclismo de Pista (Elites), que decorreram em Glasgow, Escócia. Recorde-se que, nesta competição, os irmãos Oliveira arrecadaram duas medalhas de prata, tendo a jovem ciclista, por seu turno, obtido resultados muito promissores.

A UVP-FPC também escolheu o Velódromo de Sangalhos para boa parte das atividades desenvolvidas ao longo das duas sessões do “Encontro Nacional da Juventude”, um evento de três dias destinado aos ciclistas mais jovens, estreado no passado dia 17 de julho, e repetido entre os dias 23 e 25 do mesmo mês. As restantes ações tiveram como palcos a Academia Nacional de Ciclismo, em Anadia, a pista de BMX, junto ao CAR, e diversas vias do concelho.

Ainda no âmbito do ciclismo, destaque para presença em Sangalhos, para treinos, dos três ciclistas – Luís Costa, Telmo Pinão e Flávio Pacheco – que a UVP-FPC levou ao Campeonato do Mundo de Paraciclismo, que decorreu, entre 2 e 5 de agosto, em Maniago, Itália.

Entretanto, terminou no passado dia 8 o estágio dos velocistas do escalão de masters da Sundrive Track Team, equipa irlandesa de ciclismo, que, desde o dia 5 de agosto, efetuava, no CAR, a preparação para os próximos Campeonatos Nacionais de Pista, que se realizam em Dublin, a partir do próximo dia 13.

A Federação de Ginástica de Portugal (FGP) rumou igualmente ao CAR de Anadia para dois estágios de preparação para os Campeonatos Europeus de Ginástica Artística, em Glasgow. Assim, a seleção feminina esteve em Sangalhos de 16 a 20 de julho, e a masculina na semana seguinte, entre os dias 23 e 27. Foi com idêntica missão que as seleções de ginástica artística masculina da Dinamarca e da Suécia trabalharam no CAR, de 8 a 12 de julho, e de 30 de julho a 4 de agosto, respetivamente. Na mesma disciplina, referência para o treino efetuado pelas ginastas da equipa alemã SG Sendenhorst, que estiveram em Sangalhos no início deste mês.

Em Agosto, o CAR de Anadia acolhe as atividades de equipas de formação de vários clubes de ginástica do Reino Unido, bem como as três sessões de um curso internacional de ginástica artística feminina, que, pelo segundo ano consecutivo, se realiza em Sangalhos, contando com perto de duas centenas e meia de participantes de vários países da Europa, América Central e do Sul, Ásia, e África.

 

Irlandeses prepararam o campeonato nacional de pista em Sangalhos

A presença assídua e repetida das seleções e equipas no CAR de Anadia confirma as excelentes condições para estágios garantidas por aquela infraestrutura, sendo também de considerar a complementaridade que o concelho e a região oferecem em matéria de serviços, turismo, saúde, etc…

A presença no Velódromo de Sangalhos, entre os dias 5 e 8 de agosto, dos ciclistas da Sundrive Track Team espelha bem o trabalho que vem sendo feito pelo Município de Anadia neste âmbito, nomeadamente em matéria de promoção das suas instalações desportivas. Tratou-se da segunda vez que a equipa irlandesa escolheu Sangalhos para estagiar, depois, em janeiro último, aí ter preparado as competições internacionais de pista: “É a segunda vez que estamos neste velódromo a treinar, porque gostámos bastante quando aqui realizámos o primeiro estágio, no inverno“, afirmou Hugh Byrne, o treinador.

Para esta nova estadia em Sangalhos, destinada à preparação da participação nos Campeonatos Nacionais, Hugh Byrne convocou as equipas masters de perseguição masculina e de sprint feminina, que vão competir, em meados deste mês, nas provas de ciclismo de pista, bem como um grupo de jovens ciclistas masculinos, que vão alinhar individualmente. 


De referir que a equipa de perseguição feminina têm como “chefe de fila“ Susie Mitchell, a campeã do mundo de masters, medalhada com ouro prova de perseguição individual, em 2012, e na corrida por pontos, em 2015. A formação irlandesa conta ainda com nomes como Sophy Loscher e Jennifer Neenan, entre outras.

Sobre o estágio de verão que agora termina, o treinador irlandês deixou as suas impressões: “Este estágio é muito importante na preparação final das equipas de pista, em particular da equipa feminina de masters. Temos muitas possibilidades de conquistar o campeonato nacional, o que aconteceria pela primeira vez. Em 2017 conseguimos a medalha de prata, e acredito que este ano vamos conquistar o ouro“. Quanto ao CAR de Anadia, afirmou: “Temos excelentes condições para treinar, bons alojamentos para os nossos ciclistas, e boa alimentação. A pista é rápida e permite fazer bons tempos. A Irlanda não tem um velódromo como este - a nossa pista é exterior e as condições não são as melhores, em particular quando chove, e ou faz vento“.

Para além de cumprir o plano de treinos, a Sundrive Track Team teve ainda tempo para realizar um passeio pela região. Jorge Sampaio, vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, fez questão de visitar a equipa no último dia do estágio, tendo apresentado cumprimentos e desejado boa sorte à comitiva irlandesa, deixando ainda um convite para o regresso a Sangalhos no próximo estágio da equipa.

Fonte: Câmara Municipal da Anadia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com