A
Equipa Portugal vai participar na Volta a França do Futuro, entre 17 e 26 de
agosto, alinhando com seis corredores e com a ambição de estar na luta pela
geral e por algumas etapas.
André
Ramalho (Jorbi/Team José Maria Nicolau), Ivo Oliveira, João Almeida, e Rui
Oliveira (Hagens Berman Axeon), Marcelo Salvador (Sicasal/Constantinos/Delta
Cafés) e Tiago Antunes (SEG Racing Academy) são os ciclistas escolhidos pelo
selecionador nacional, José Poeira, para a corrida por etapas mais importante
do calendário internacional de sub-23.
“É
uma equipa equilibrada, com corredores capazes de estar com os melhores nas
etapas de montanha, mas também com elementos prontos para se baterem pelas
primeiras posições nos dias em que os sprinters tiverem oportunidades.
Além
disso, completa-se com jovens que sabem cumprir a missão de trabalhar para o
coletivo e que chegam a este momento da época com a frescura física necessária
para enfrentar um desafio com a importância e a exigência da Volta a França do
Futuro”, afirma José Poeira.
A
Volta a França do Futuro apresenta, ao longo das dez etapas, um percurso
equilibrado, em que todos os perfis de ciclista poderão brilhar. As primeiras
jornadas adequam-se a roladores e sprinters, surgindo um contrarrelógio por
equipas, na quarta etapa, que deverá começar a fazer uma triagem mais fina
quanto à classificação geral.
O
ordenamento definitivo de valores vai acontecer com as últimas quatro etapas,
todas de alta montanha e com final em subida.
A
corrida abre com uma ligação de 138,2 quilómetros entre Grand-Champ e Elven.
Segue-se uma viagem de 144,2 quilómetros, ligando Drefféac a Châteaubriant. A
terceira tirada começa em Le Lude e termina em Châteaudun. Estas etapas são ao
jeito de sprinters e roladores, embora seja necessária atenção máxima para
prevenir cortes e perdas de tempo por má colocação. Os finais têm perfis
distintos. Se no primeiro dia a chegada é plana, nos outros dois será em plano
ascendente, com 7,5 por cento de inclinação nos últimos 500 metros da terceira
jornada.
A
quarta etapa é o contrarrelógio por equipas, que terá 20,2 quilómetros e será
disputado em redor de Orléans. Prevê-se uma jornada difícil para a Equipa
Portugal, que terá de defender-se das formações mais dotadas de roladores
possantes, que, neste tipo de exercícios completamente planos, levam vantagem
sobre os portugueses.
Os
velocistas deverão regressar ao protagonismo na quinta etapa, 145,8 quilómetros
unindo Beaugency a Levroux. A sexta etapa será uma maratona de 181,1
quilómetros, iniciando-se em Le Blanc e terminando em Cérilly, depois de
ultrapassado um percurso de altos e baixos que não deverá impedir os homens
mais rápidos com resistência para as longas distâncias e o sobe e desce de
discutirem a etapa.
Na
reta final os trepadores prometem sentir-se em casa. A sétima etapa tem apenas
35,4 quilómetros, mas um acumulado de subida de 1494 metros. A partida será em
Moûtiers e a chegada, coincidente com um prémio de montanha de primeira
categoria, em Méribel.
A
oitava etapa volta a ser curta, 81,1 quilómetros, mas muito exigente. Os
corredores partem de La Bathie para chegarem a Crest-Voland Cohennoz. A meta
coincide, mais uma vez, com uma montanha de primeira categoria.
A
nona e penúltima etapa tem quase três mil metros de acumulado positivo, devido
a um percurso de alta montanha que começa em Sèez e termina 83 quilómetros
adiante, em Val d’Isère. A meta será a terceira subida de primeira categoria da
jornada.
A
Volta a França do Futuro encerra com uma viagem de 1497 quilómetros, entre Val
d’Isère e Saint-Colomban-des-Villards. A chegada está, novamente, colocada numa
montanha de primeira categoria.
Fonte:
FPC
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