terça-feira, 31 de julho de 2018

“Secretário de Estado da Juventude e do Desporto declarou oficialmente aberto o WUCCycling 2018”

Praça da República em Braga encheu-se para a Cerimónia de Abertura

Está declarado oficialmente aberto o Campeonato Mundial Universitario de Ciclismo (WUCCycling 2018) que decorrerá em Braga, de 31 de julho a 4 de agosto. A cerimónia de abertura do evento decorreu ontem, dia 30 de julho, na Praça da República em Braga, à qual se juntaram, para além dos participantes, centenas de pessoas que não quiseram perder a abertura oficial do grande evento desportivo internacional que fará da Cidade Europeia do Desporto 2018, também, a capital do Ciclismo durante os próximos cinco dias.

A Cerimónia de Abertura marcou o início daquele que se espera que venha a ser uma competição de classe mundial, com muito desportivismo e onde impere a qualidade desportiva e o fair play. Estes foram os principais desejos dos intervenientes que subiram ao palco, o Presidente do Comité Organizador, Nuno Reis, o presidente da FADU, Daniel Monteiro, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, o representante da FISU, Kemal Tamer, o Pró-reitor, Guilherme Pereira e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Foi este último, o responsável pela declaração oficial de abertura do WUCCycling 2018 “em nome do Governo português declaro oficialmente aberto o  Campeonato Mundial Universitario de Ciclismo 2018” disse.  João Paulo Rebelo deu ainda as boas vindas a todos os participantes e desejou o maior sucesso para o evento, salientando que a par deste campeonato também se inicia esta semana a volta a Portugal, e por isso “o nosso país merece a camisola amarela pois estamos de parabéns numa modalidade que nos diz muito” declarou.

 

A cerimónia abriu com o hino de Portugal, durante o qual foi hasteada a bandeira nacional. Seguiu-se o desfile das 19 seleções participantes, sendo a delegação da Austrália a primeira, abrindo caminho à Bélgica, Bósnia Herzegovina, China, Costa Rica, Chipre, Republica Checa, Estónia, Alemanha, Irlanda, Japão, Marrocos, Holanda, Polónia, Coreia, Eslováquia, África Sul, Suíça, encerrando Portugal o desfile. 

 

Também o Presidente do Comité Organizador deu as boas vindas aos participantes, realçando a “honra” que é para a Universidade e para a região receber este campeonato, e destacando as suas particularidades “pela primeira vez, juntámos três cidades na primeira organização de um campeonato em Portugal”. Nuno Reis afirmou ainda, estar “confiante” de que o Campeonato irá oferecer todas as oportunidades para brilhar, desejando “uma competição justa e emocionante”.

O presidente da FADU saudou todos os participantes, salientando o grande historial em organizações desportivas universitárias internacionais dos organizadores do evento, afirmando que este é mais um evento onde “queremos mostrar a todos os participantes o melhor que Portugal tem para oferecer”, destacando o facto de Braga ser Cidade Europeia do Desporto 2018, o que acrescenta ainda mais valor a este evento.

 

Também Ricardo Rio realçou a importância do evento, uma vez que Braga é Cidade Europeia do Desporto 2018, para além do facto do campeonato mundial universitário trazer à cidade atletas e jovens de todo o mundo “é um evento muito importante para nós” disse.

O Pró-reitor da UMinho destacou na sua intervenção a “tradição” da Universidade em relação ao desporto e à sua promoção junto da comunidade académica, sublinhando a importância deste “no desenvolvimento integral do estudante”, acrescentando ainda que “cerca de 45% da comunidade académica tem uma prática desportiva habitual”. O responsável salientou ainda, o “impacto” deste tipo de eventos na Universidade e na região, destacando o facto deste ter associados quatro municípios “foi isto que nos moveu para avançarmos com esta organização” disse. 

O representante da FISU agradeceu à cidade e à organização por receberem o mundial, desejando que este consiga os “melhores resultados e o maior sucesso”.

Após dado por “aberto” o evento mundial universitário, foi hasteada a bandeira da FISU a qual descerá e será entregue ao próximo país organizador no final deste campeonato, no próximo sábado, dia 4 de agosto.

Fonte: CMU Ciclismo 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com