terça-feira, 31 de julho de 2018

“Austrália e República Checa campeãs em Contrarrelógio no Mundial Universitário de Ciclismo”

Pedro Lopes foi o melhor português

Braga acolheu, hoje, dia 31 de julho, a primeira prova do Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo. A prova de contrarrelógio individual sagrou campeões, Tereza Korvasová e Liam Magennis, no feminino e masculino respetivamente. Pedro Lopes foi o melhor português em prova, classificando-se no sétimo lugar da geral. 

A Variante do Fojo, em Braga foi o “palco” para a prova de estreia do Mundial Universitário de Ciclismo que teve em competição, 19 atletas no feminino e 36 atletas no masculino. Com 17,26 km de extensão para a prova feminina (duas voltas ao percurso) e 25,89 km para a prova masculina (três voltas ao percurso), o arranque foi dado pelas 12h00 para o feminino e pelas 14h00 no masculino.

Na categoria feminina, Tereza Korvasová da República Checa revelou-se a mais forte e sagrou-se campeã mundial universitária de Contrarrelógio, depois de cumprir o percurso em 25:48.38., na segunda posição ficou a Polaca, Marta Lach com o tempo de 26:09.13., ao passo que o terceiro lugar do pódio foi para Jaqueline Dietrich, da Alemanha.


Korvasová ficou surpreendida com a vitória. “Estava à espera de uma medalha, mas não acreditava que podia vencer.” A checa destaca que as características do percurso iam de encontro às suas características. Quanto ao 2018 WUC Cycling, Teresa refere que o ambiente deste tipo de competição é peculiar e que o ambiente mais relaxado entre organização e atletas, torna este evento numa experiência única. “Esta competição é muito mais divertida. Cria-se amizades e eu gosto disso”, disse.

Na categoria masculina, Liam Magennis festejou o título mundial, após conseguir cumprir o percurso em 33:52.51, rodando a uma média de 47,83 km/h, muito perto da média do Campeonato Nacional de Contrarrelógio, realizado há dois anos no mesmo percurso, em que o grande vencedor foi Nelson Oliveira, um dos melhores contrarrelogistas mundiais (foi 4º no Campeonato do Mundo de Contrarrelógio em 2017), que fez o percurso com uma média de 49,27.80. Piotr Konwa da Polónia ficou a 42.39 segundos do campeão, ao cumprir em 34:34.90, sagrando-se assim vice-campeão mundial de contrarrelógio. Andreas Miltiadis, o único atleta do Chipre presente neste mundial, foi terceiro classificado e levou o bronze para casa.

Magennis, que recentemente venceu na categoria de “Juventude” na Volta da Coreia do Sul, admite que estava à espera de fazer um bom tempo, mas não sabia se iria chegar para vencer.

“Não conhecia os outros corredores, mas dei o meu máximo e fiquei muito tempo na liderança”, acrescentou. Quanto à competição, o ciclista australiano destaca a boa organização do evento. “Já fiz muitos contrarrelógios e a organização da competição foi muito boa. Gostei do percurso e acho que Portugal é um excelente país para andar de bicicleta”, afirmou.

Após um período de competição ao serviço da Drapac EF Cycling, com várias corridas em território belga, o atleta irá voltar à Austrália depois da estadia em Portugal, onde irá preparar o que resta de 2018.

Pedro Lopes foi o melhor português em prova ao arrecadar o 7º lugar da geral, com o tempo de 35:36.12. O estudante da Universidade do Minho afirmou que a prova “correu bem”, ainda assim “estava à espera de melhor”. Sobre o que correu menos bem, o universitário afirma que “foi a escolha de andamentos”. Pedro Lopes irá fazer também a prova de estrada, marcada para o próximo sábado, dia 4 de agosto, afirmando que espera “ficar entre os três melhores”.

A seleção nacional contou ainda com mais três atletas em prova. André Ramalho foi 13º com o tempo de 36:29.14, Marvin Scheulen foi 17º ao fazer a prova em 36:56.61 e Francisco Moreira foi 24º ao finalizar com 38:21.38.

No feminino, a única portuguesa em prova, Soraia Silva, ficou no 9º lugar ao fazer a prova em 28:20:13. A média da melhor volta no feminino foi de 41,86 km/h.

Amanhã decorre a prova BTT XCO, a qual terá lugar no Centro de Ciclismo do Minho - Guimarães (Souto Santa Maria), com início pelas 10h30 (competição feminina) e pelas 14h30 (competição masculina).

Fonte: CMU Ciclismo 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com