sexta-feira, 25 de setembro de 2020

“A primeira e-bike da Triumph é uma mistura bem-vinda de tecnologia e nostalgia”


Uma bicicleta para quem ama o nome Triumph

Por: Nick Summers

Para muitos, o nome Triumph é sinônimo de motocicletas britânicas clássicas. Faróis circulares, bancos de couro longos; o tipo que Steve McQueen montou durante o clímax de The Great Escape . Mas a Triumph realmente começou em 1884 como um fabricante de bicicletas movidas a pedal . As motocicletas da empresa chegaram um pouco mais tarde e o negócio de bicicletas foi finalmente vendido e dividido entre alguns proprietários diferentes, incluindo Raleigh. Pareceu uma eternidade desde que vi uma bicicleta nova com o nome Triumph. Tudo mudou com o Trekker GT , uma e-bike projetada pela equipe da Triumph Motorcycles no Reino Unido.


Parcialmente projetado, pelo menos. A Triumph optou sabiamente por confiar na Shimano, um fabricante confiável de componentes de ciclismo, para a maioria das partes importantes. O Trekker GT usa um motor Shimano DU-E6100 de 250W, por exemplo, para auxiliar na pedalada do piloto. Não é o sistema mais potente - o E8000 da Shimano e os motores EP8 recém-lançados oferecem mais torque - mas a 60Nm é o dobro do que a mais recente e-bike do Cowboy pode gerenciar e é igual à S3 da VanMoof com o botão boost pressionado .

O sistema de acionamento intermediário, posicionado entre os pedais, é alimentado por uma bateria Shimano de 504Wh integrada, mas removível, que fica dentro do tubo inferior do quadro. A capacidade é competitiva com a indústria mais ampla de e-bike. O S3 da VanMoof também vem com uma bateria de 504Wh, e a Bosch - que fornece componentes de e-bike para marcas como Cube e Cannondale - oferece PowerTubes integrados em opções de 400, 500 e 600Wh.


A bicicleta tem três modos de condução principais que você pode alternar usando botões do tamanho de um polegar localizados perto do punho esquerdo do guidão. Há também um modo Walk, acionado mantendo o botão inferior pressionado por alguns segundos, que torna mais fácil mover a bicicleta depois de desmontar. Isso pode ser útil se você estiver carregando muitas malas no bagageiro traseiro ou simplesmente empurrando a máquina por um período prolongado no meio de uma multidão ou subindo uma colina íngreme.

Você pode verificar em que modo está usando um pequeno computador da marca Shimano (já percebeu uma tendência?) Que desliza para um suporte no guidão. Tem três botões físicos - um para ligar a bicicleta, outro para alternar as luzes e um atalho final para alterar as informações no visor monocromático. A tela de 2,7 polegadas não chama sua atenção como o Matrix Display da VanMoof ou o Cockpit inspirado na Fórmula 1 da Gocycle . Mas é prático e carregado com dados úteis, como sua velocidade atual, carga restante e uma barra que oscila para frente e para trás para mostrar o quão duro o motor está trabalhando.


 

A primeira e-bike da Triumph é um pesadelo para levantar e carregar

O Trekker GT pesa 24 kg, o que é muito mais do que o Cowboy, VanMoof's S3, Gogoro's GXi e a maioria das outras e-bikes que testei. Existem opções mais pesados, como o de Riese & Muller Charger3 , do Cube Kathmandu híbrido Um 500 , eo monstruoso Companheiro X . Ainda assim, a primeira e-bike da Triumph é um pesadelo para levantar e carregar. Você precisará ser construído como Dwayne 'The Rock' Johnson se quiser subir um lance de escadas ou sobre o bagageiro de um carro.

Felizmente, a primeira e-bike da Triumph é sempre agradável de pilotar. Tive o Trekker GT por um fim de semana e concluí alguns passeios ensolarados no sul da Inglaterra. O motor Shimano estava absolutamente silencioso e fornecia assistência adequada em trechos planos de estrada e colinas íngremes, que normalmente induziam a suor. A aceleração não era particularmente forte - mesmo no modo de pilotagem mais alto - mas era poderosa o suficiente para que eu nunca percebesse o peso colossal da moto.

A assistência da bicicleta desaparecia sempre que chegava perto de 25 km / h (15,5 km / h). Esse é o limite estabelecido pelo governo do Reino Unido e é, portanto, típico para e-bikes vendidas na região. O limite é um pouco maior nos Estados Unidos, então é possível que a Triumph aumente a velocidade máxima nesse mercado específico. Independentemente disso, você pode frequentemente atingir velocidades mais altas com alguma força extra do pedal. O Trekker GT tem 10 marchas que você pode alternar entre usar shifters de gatilho Shimano no guiador direito. Embora não seja o sistema mais conveniente - muitos rivais têm uma única marcha ou troca automática - ele oferece mais controle. Na marcha mais alta, por exemplo, muitas vezes descobri que poderia empurrar a moto até 29KMH (18MPH).

O peso do Trekker GT significa que você descerá ainda mais rápido. E ao contrário do Eeyo 1S de Gogoro , o motor não tem nenhum tipo de “modo de proteção” que o penalize por ir mais rápido do que 32KMH. Isso significa que você pode aproveitar ao máximo a gravidade e confiar que o motor fornecerá assistência novamente assim que você cair abaixo de 25KMH. Se você mora em uma área montanhosa, é uma ótima maneira de economizar alguns quilômetros extras da bateria.


A primeira e-bike da Triumph também é confortável. O selim Selle Royal Vivo oferece bastante apoio e a suspensão dianteira Rockshox é excelente para absorver eventuais buracos e lombadas. O Trekker GT pode lidar com alguns off-roads leves, mas eu não o chamaria de uma substituição de mountain bike. Como o nome do modelo indica, ele é construído mais para viagens de curta e média distância, desde que você tenha algum tipo de carregamento. A Triumph não vende baterias adicionais - e você não gostaria de carregar outra nas costas, porque são pesadas - então você precisará usar o carregador incluído, que é conectado à rede elétrica.

Eu não tive a bicicleta tempo suficiente para fazer um teste adequado de bateria. Com uma carga completa, porém, o computador Shimano disse que eu deveria chegar aproximadamente 56 milhas em High, 79 milhas em Normal e 113 milhas em Eco. Se estiver correto, a bicicleta será adequada para viagens diárias e viagens ocasionais de acampamento no fim de semana, desde que você não tenha ambições de pedalar fora da Escócia. Os aventureiros também irão apreciar o suporte traseiro que pode levar cestos e, se você tiver uma mão cheia de alças e cordas elásticas, uma variedade de bolsas que pesam até 18 kg (40 libras).

 

É para pessoas que sorriem sempre que veem o emblema da Triumph

Algumas pessoas elogiaram a aparência da moto, mas acho que eles são medianos, na melhor das hipóteses. O tubo inferior é incrivelmente espesso - às vezes parece que você tem uma motocicleta entre as pernas - e o guidão é cercado por uma teia de fios. Tive que reprimir uma risada quando vi que a Triumph havia usado um envoltório de cabo para manter alguns deles amarrados. As luzes são bastante fortes, mas eu gostaria que a da frente estivesse devidamente integrada ao quadro. Da mesma forma, a trava Abus Pro Shield, que fica entre o apoio do selim e o tubo do assento, não parece muito avançada quando comparada à trava stealth da roda traseira do VanMoof.

No papel, o Trekker GT não é nada especial. A aparência geral foi concebida pela Triumph, mas a maioria das peças foi fornecida pela Shimano. Essa dependência significa que a bicicleta deve ser confiável e relativamente fácil de manter. Marcas como VanMoof e Cowboy são atraentes, mas você conta com seus respectivos proprietários para fornecer peças de reposição e não sair do mercado. Se eu tivesse que fazer uma aposta, diria que o Triumph e o Shimano estão mais propensos a existir em cinco anos. E mesmo se eles quebrassem, há uma boa chance de que a loja de bicicletas mais próxima tenha alguma ideia de como adquirir peças ou consertar quaisquer problemas que surjam.

O Trekker GT custará US $ 3.750. Embora caro, não é nada surpreendente no mundo das e-bike. Muitos fabricantes rivais, incluindo Mustache, Gazelle e Riese & Müller, oferecem modelos com pedal assistido nesse tipo de faixa de preço. Então, quem deve comprar a estréia eletrificada do Triumph? Não foi feito para os obcecados por tecnologia, nem para os guerreiros de estrada vestidos de lycra que desejam fibra de carbono. Em vez disso, é para pessoas que sorriem sempre que veem o emblema da Triumph. Talvez eles tenham uma das motocicletas clássicas da empresa, ou sempre tenham sonhado em comprar uma. Ou, como eu, é alguém que se lembra vagamente de quando a Triumph fez bicicletas movidas a pedal e será lembrado desse legado sempre que começarem a usar essa reinicialização atrasada.

Fonte: Engadget

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