sexta-feira, 23 de agosto de 2019

“14.ª Volta a Portugal de Juniores”

Vitória belga não tira amarela a João Carvalho em Mêda

Por: José Carlos Gomes

O belga Tijs Verstappen (Maes CT Glabeek) venceu hoje a primeira etapa em linha da Volta a Portugal de Juniores, mas o português João Carvalho (Bairrada) segue de amarelo, após os 118,2 quilómetros que ligaram Celorico da Beira a Mêda.

O calor não inibiu os corredores de mexerem com a corrida. O belga Siebe Deweirdt (Maes CT Glabeek) atacou logo no início da jornada, pedalando largos quilómetros em solitário para vencer as duas metas volantes do dia. Mais adiante teve a companhia de João Silva (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact, Renan Quadri (Tensai/Sambiental/Santa Marta), Josep Tomás (Giménez Ganga/Primoti/Tocobike) e Manuel Barbosa (Fortunna/Maia).

Na única montanha do dia, João Silva atacou para passar na frente e vestir a camisola de melhor trepador. Alcançou esse objetivo, mas não foi muito mais longe, porque o pelotão absorveu todos os fugitivos a 20 quilómetros da meta.

O pelotão compacto foi sol de pouca dura. A cerca de 10 quilómetros da chegada atacaram cinco corredores, que discutiram entre eles a vitória, na longa reta em empedrado de Mêda. Tijs Verstappen foi o melhor, concluindo a tirada com 3h11m31s, menos 2 segundos do que Flávio Fernandes (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact) e menos 4 segundos do que Abner Umba (Team Ingenería de Vías/Monsalud), segundo e terceiro.

“A vitória de hoje deixa-me muito contente e, de certa forma, compensa-me do desapontamento de ontem, porque perdi muito tempo no prólogo por ter feito mal uma trajetória numa curva. Hoje ganhei e estou feliz por isso. Na etapa de amanhã ainda poderei ter uma palavra a dizer, mas não terei hipóteses na etapa de domingo, porque tem muita montanha e eu não sou propriamente um trepador”, admite Tijs Verstappen.

O pelotão gastou mais 28 segundos do que o vencedor e foi neste grupo que chegaram os principais candidatos à geral, entre os quais João Carvalho, que segurou a primazia na classificação geral. Fábio Fernandes (Efapel/Escola de Ovar) mantém a segunda posição, a 2 segundos, e Daniel Dias (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact) continua no terceiro posto, a 6 segundos.

“A etapa de hoje foi dura, devido ao calor e à distância. O ritmo não foi muito alto. Só perto do final houve algumas tentativas de marcar a diferença, mas a minha equipa esteve muito bem no controlo da corrida. Estou muito feliz por manter a camisola amarela. Vamos continuar a dar tudo, porque o nosso objetivo é sempre o mesmo: ganhar”, garante o primeiro da geral individual.

O vencedor da etapa de hoje comanda a classificação por pontos, Fábio Fernandes é o melhor júnior de primeiro ano e João Silva beneficiou da fuga para vestir a camisola da montanha. A Bairrada segue no topo da geral coletiva.

A segunda etapa corre-se neste sábado, ligando Figueira de Castelo Rodrigo ao Sabugal, através de um percurso de 130 quilómetros. A partida está marcada para as 12h00 e a chegada deverá acontecer depois das 15h30. Uma contagem de montanha de segunda categoria, em Águas Belas, a 8,3 quilómetros da meta, pode ser um convite para movimentações dos candidatos ao triunfo na Volta.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com