Por:
Sara Pelicano
A
Tansport for London (TfL), o departamento do Governo inglês para gerir a
mobilidade na cidade londrina, vai recolher informação sobre a infraestrutura
ciclável da cidade, tais como lugares de estacionamento e ciclovias seguras. O
objetivo é tornar a utilização da bicicleta mais segura na cidade.
Uma
pesquisa da TfL revelou que muitas pessoas se sentem desconfortáveis em
realizar uma viagem de bicicleta sem saber o que as espera no seu percurso,
sobretudo querem saber onde poderão estacionar a bicicleta e se há ciclovias
seguras.
A
base de dados foi criada através de um estudo que a TfL empreendeu em vários
bairros de Londres, assinalando os 146 mil parques de bicicletas existentes em
toda a cidade, bem como recolhendo informação sobre os dois mil quilómetros de
vias cicláveis, 960 filtros de tráfego e 58 mil placas indicativas. Esta base
de dados contém também 480 mil fotografias da infraestrutura para bicicletas.
Toda esta informação permite aos utilizadores ver exatamente o que os espera no
percurso que pretende fazer.
A
informação recolhida está agora disponível nos bairros londrinos e foi também
lançada numa plataforma open data para que possa ser atualizada pelo cidadão. A
TfL utilizou também esses dados para atualizar o seu planejador de viagens.
No
final deste ano, a TfL vai ainda convidar programadores para desenvolver formas
inovadoras de utilizar a informação para tornar a utilização da bicicleta na
cidade mais simples e acessível a um maior número de londrinos.
A
informação servirá também para a TfL planear futuros investimentos na cidade,
bem como já está a ser utilizada para desenvolver parques de estacionamentos
que resultam num investimento de 2,5 milhões de libras (aproximadamente três
milhões de euros).
“No
ano passado, Londres assistiu a um grande crescimento de ciclistas na cidade e
devemos continuar a trabalhar para tornar as viagens de bicicleta mais fáceis e
acessíveis para todos. A base de dados da infraestrutura ciclável da TfL é a
maior recolha de informação alguma vez feita no mundo neste setor e tem o
potencial de mudar a forma como olhamos para as bicicletas na cidade. Vai
permitir, independentemente do local onde vivemos e trabalhamos, que se possam
planear as viagens de bicicleta, sabendo qual o caminho mais rápido e seguro”,
disse Will Normam, comissário da London’s Walking and Cycling.
A
chefe de planeamento da TfL, Christina Calderato, referiu que “estamos a
investir muito na utilização de bicicletas e verificamos que o número de
utilizadores de bicicleta na cidade continua a crescer”.
A
TfL e a autarquia estão comprometidos em fazer crescer as ciclovias em Londres,
assegurando que 28% dos habitantes da cidade, em 2024, vivem a 400 metros de
uma ciclovia, um crescimento de 9% face à situação atual. A TfL duplicou o
número de ciclovias seguras desde 2016 e as obras em curso vão permitir
triplicar este número em 2020.
O
número de pessoas a circular a pé e de bicicleta na cidade de Londres tem
crescido exponencialmente nos últimos anos. Dados de 2018, revelam que a
distância percorrida de bicicleta pelos londrinos ascendia a quatro milhões de
quilómetros. Foi a primeira vez que se atingiu este número.
Fonte:
Transportes on-line
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