domingo, 14 de julho de 2019

“Pedro Leme venceu o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe”

Pedro Leme (Fortunna/Maia Formação) foi o grande vencedor do Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, prova pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã e integrada no programa das Festas em honra de Nossa Senhora de Antime / Festas do Concelho de Fafe. Maria de Jesus Barros (Concelho de Porino/Abanca) venceu a classificação feminina.

Com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, o Prémio Festas do Concelho de Fafe teve a Praça 25 de Abril como local de partida e de chegada da corrida de juniores, assim como do Passeio de Cicloturismo e Roda Livre da União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães.

Com uma excelente moldura humana ao longo de todo o percurso, o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, que contou com 77 ciclistas à partida, decorreu sempre de uma forma animada com várias tentativas de fuga e a pronta resposta do pelotão. André Fonseca, da EC Bruno Neves, foi dos primeiros a tentar a sorte, mas sem êxito, pois na primeira volta ao circuito de 21,8 quilómetros o pelotão entrou compacto na cidade de Fafe.

Daniel Fortes (Academia Joaquim Agostinho/UDO) também tentou destacar-se do pelotão pelo quilómetro 38, assim como Pedro Leme (Fortunna/Maia Formação).

À passagem pelos 45 quilómetros, Flávio Fernandes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) distanciou-se do grupo principal de ciclistas e chegou a ter 16 segundos de vantagem mas à passagem por Fareja um grupo, liderado por ciclistas da Academia Joaquim Agostinho/UDO, encetou a perseguição e anulou a fuga.

Em Infantas, Gonçalo Fonte (Tensai/Sambiental/Santa Marta) assumiu as rédeas da corrida e encetou uma fuga, com Bernardo Jorge (AJAgostinho/UDO) e Vinicius Melo (Fortunna/Maia Fornação) a perseguirem o ciclista vianense até anularem a iniciativa em Paçô Vieirae.

É então que um trio de ciclistas - Daniel Gonçalves (Academia Joquim Agostinho), Diogo Almeida (EFAPEL-Escola Ovar) e Gabriel Fonseca (Mato Cheirinhos/Vila Galé/Etopi) – lançou um novo ataque que resultou numa fuga que chegou a ter uma vantagem de cerca de um minuto em relação ao pelotão. Flávio Fernandes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulactt), Tiago Sousa (UC Trofa) e André Silva (Academia Joaquim Agostinho) juntaram-se ao grupo de fugitivos mas em Vila Nova de Infantas a fuga foi anulada. As mexidas no pelotão continuam, mas sem grande êxito.

Pedro Leme (Fortunna/Maia Formação), aproveitando a aproximação à reta da meta, destacou-se do pelotão que tentou reagir e levar a decisão da corrida para um sprint espetacular. Pedro Leme não deu hipóteses e venceu o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe percorrendo os 85.2 quilómetros em 2:09:51h.

Tomás Bauwens (Mato-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi) foi segundo e Marco Marques, da (Tensai/Sambiental /Santa Marta) ficou na terceira posição, com o mesmo tempo do vencedor.

Por equipas venceu a EFAPEL-Escola de Ovar, que fez o tempo de 6:29:33, menos 10s que Mato-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi e Academia Joaquim Agostinho / UDO, equipas que ficaram nos lugares imediatos. A Tensai / Sambiental / Santa Marta, com mais 26s, foi quarta classificada e o C.C.Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor, que gastou mais 43s, terminou no quinto lugar.

No Passeio de Cicloturismo e Roda Livre da União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães o grande vencedor de Elites foi Rafael Martins (CC José Martins) que deixou nos lugares imediatos Bruno Sousa (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Luís Costa (UDAR Quinchães).

Em Master 30 venceu Carlos Ferreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), enquanto Óscar Castro (UDAR Quinchães) ganhou em Master 40 e Albino Silva foi o vencedor em Master 50.


Pompeu Martins (Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Fafe): “uma excelente prova”

Pompeu Martins, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Fafe, estava satisfeito com a forma como decorreu o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe e realçou que o concelho minhoto já tem uma tradição no ciclismo.

“Nós, Câmara Municipal, há vários anos que investimos no ciclismo, não só no apoio aos atletas locais, que praticam o ciclismo e o cicloturismo associativo, mas também nestas provas tendo como parceiros a Associação de Ciclismo do Minho e a FPC”, afirmou Pompeu Martins lembrando que Fafe recebe também a Volta a Portugal e que a parceria com a ACM “existe há longos anos e que tem sido muito positiva”.

Quanto ao Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, o vereador do Desporto da CM Fafe referiu que “esta prova em concreto já faz parte das Festas em honra da Nossa Senhora de Antime. É já uma tradição ter uma corrida de ciclismo nas festas de Fafe e nós aproveitamos para juntar o desporto e a tradição”.

Afirmando que “esta é uma modalidade que traz sempre muita gente a Fafe”, Pompeu Martins explicou que “nós também investimos nestes eventos como uma forma de incentivar o turismo. Hoje tivemos aqui imensa gente, tal como acontece na Volta a Portugal e, por isso, pretendemos continuar a investir no ciclismo, em receber bem esta gente e a manter a parceria que temos com a ACM”.
 

Albino Costa (Câmara Municipal de Fafe): “Provas Importantes”

Albino Costa, secretário do Gabinete de apoio à Vereação da Câmara Municipal de Fafe, assistiu ao Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe e ao Passeio de Cicloturismo e Roda Livre da União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães.

“Esta prova em concreto é muito importante. Está associada à história das festas da cidade de Fafe. Há uma união muito grande entre as festas em honra da Nossa Senhora de Antime e o ciclismo. As pessoas já estão habituadas e aderem muito a este evento”, afirmou ao salientar que “em Fafe há uma grande cultura e afeição pelo ciclismo, há muitos aficionados e, por isso, podemos ver sempre muita gente a assistir quer a estas provas organizadas pela ACM, quer a etapas da Volta a Portugal”. De resto, referiu ainda, “hoje podemos juntar os dois ‘mundos’, muitos adeptos do ciclismo que o praticam de forma mais amadora. Este passeio é prova disso mesmo, são adeptos da modalidade que gostam de praticar o ciclismo e fazem-no de uma forma apaixonada”.

O Prémio Festas do Concelho de Fafe foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Score Tech, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe e Infraestruturas de Portugal.

Fonte: ACM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com