quarta-feira, 29 de junho de 2022

“Tour de França venha pela corrida...fique pela experiência!”


Por: Vasco Simões

De 01 a 24 de julho realiza-se a 109.ª edição da Volta a França em bicicleta, a prova ‘Rainha’ do ciclismo mundial e um dos eventos desportivos mais mediáticos do planeta. Ao longo de três semanas, os fãs vão poder seguir literalmente toda a ação dos 3328 quilómetros do ‘Tour’ no Eurosport. O canal garante uma cobertura sem rival emitindo todos os dias a totalidade das etapas do quilómetro zero até à meta. São mais de 100 horas de emissão, em direto, e com a análise de reputados especialistas internacionais como Sir. Bradley Wiggins e Alberto Contador.  Em Portugal a equipa de comentadores é composta por Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonanici, José Azevedo, Gonçalo Moreira e Francisco Bártolo.

 

‘Grand Départ’ em Copenhaga

 

O Tour 2022 arranca em Copenhaga, capital da Dinamarca, a 01 de julho, com um contrarrelógio individual de 13 quilómetros, seguindo-se mais duas etapas planas perfeitas para os ‘sprinters’ brilharem. Após um dia de viagem/descanso, o pelotão chega finalmente às estradas francesas a 05 de julho e rumam ao sul. Pelo caminho vão deparar-se com enormes desafios. Estradas de empedrado, ou ‘pavé’, da Paris-Roubaix, subidas duríssimas como o Col du Galibier, Col du Granon, Col du Télégraphe, La Planche des Belles Filles, Col de la Croix de Fer, Alpe d’Huez, Col d’Aubisque ou Hautacam, e um contrarrelógio final desgastante na véspera da chegada a Paris. No meio do percurso, há tempo ainda para curtas passagens pela Bélgica e pela Suíça. Emoção não vai faltar!

 

Duelo de eslovenos

 

Tadej Pogacar, da equipa UAE, é o principal favorito à vitória. O jovem esloveno procura este ano repetir o triunfo alcançado em 2021 e alcançar assim a sua terceira vitória consecutiva no Tour. Em 2021, Pogacar venceu categoricamente, deixando o 2.º classificado, Jonas Vingegaard, a mais de cinco minutos, e o 3.º, Richard Carapaz, a mais de sete. Para este domínio em muito contribuiu o abandono prematuro do também esloveno Primoz Roglic, um dos principais adversários de Pogacar na luta pela camisola amarela. Roglic não superou o mau tempo da Bretanha, sofrendo duas quedas aparatosas que o levaram a desistir do Tour na primeira semana. Tanto Pogacar como Roglic somam triunfos já esta temporada e a rivalidade nas estradas francesas promete ser enorme.

 

Os portugueses no Tour

 

Entre o pelotão do Tour estarão apenas dois portugueses: Nélson Oliveira (Movistar) e Rúben Guerreiro (Education First Easypost). Se para Oliveira as expectativas são as de cumprir uma boa Volta e ajudar a sua equipa, o mesmo já não se pode dizer sobre Guerreiro. Apesar de se estrear no Tour, o ciclista da Education First Easypost chega em grande forma e motivado para brilhar na montanha. Para além de somar no currículo a camisola azul da montanha do Giro d’Italia 2020, Guerreiro triunfou recentemente no Mont Ventoux Dénivelé Challenge, prova com 4.521 metros de acumulado de subida e com rampas entre os 5% e 10% de inclinação.

 

As etapas

 

Etapa 1 – 01 de julho – Copenhaga – Copenhaga – 13,2 km

Etapa 2 – 02 de julho – Roskilde – Nyborg – 202,5 km

Etapa 3 – 03 de julho – Vejle – Sønberborg – 182 km

 

Dia de viagem para França – 04 de julho

 

Etapa 4 – 05 de julho – Dunkerque – Calais – 171,5 km

Etapa 5 – 06 de julho – Lille Métropole – Arenberg Porte du Hainaut – 154 km

Etapa 6 – 07 de julho – Binche – Longwy – 220 km

Etapa 7 – 08 de julho – Tomblaine – Super Planche des Belles Filles – 176,5 km

Etapa 8 – 09 de julho – Dôle – Lausanne – 186,5 km

Etapa 9 – 10 de julho – Aigle – Châtel les Portes du Soleil – 193 km

 

Dia de descanso – 11 de julho

 

Etapa 10 – 12 de julho – Morzine les Portes du Soleil – Megève – 148,5 km

Etapa 11 – 13 de julho – Albertville – Col du Granon – 152 km

Etapa 12 – 14 de julho – Briançon – Alpe d’Huez – 165,5 km

Etapa 13 – 15 de julho – Bourg d’Oisans – Saint-Étienne – 193 km

Etapa 14 – 16 de julho – Saint-Étienne – Mende – 192,5 km

Etapa 15 – 17 de julho – Rodez – Carcassonne – 202,5 km

 

Dia de descanso – 18 de julho

 

Etapa 16 – 19 de julho – Carcassonne – Foix – 178,5 km

Etapa 17 – 20 de julho – Saint-Gaudens – Peyragudes – 130 km

Etapa 18 – 21 de julho – Lourdes – Hautacam – 143,5 km

Etapa 19 – 22 de julho – Castelnau-Magnoac – Cahors – 188,5 km

Etapa 20 – 23 de julho – Lacapelle-Marival – Rocamadour – 40,7 km

Etapa 21 – 24 de julho – Paris la Défense Arena – Paris Champs-Élysées – 116 km

 

Opinião dos especialistas

 

Sir Bradley Wiggins

 

“Pogacar e Roglic partem claramente em vantagem tendo em conta aquilo que fizeram nos últimos anos”.

[O Nélson Oliveira e o Rúben Guerreiro] "São o tipo de ciclistas que podem tirar proveito a partir da altura em que as contas da geral estejam já mais definidas, sobretudo à entrada da última semana de prova, quer seja através de uma fuga ou numa luta com concorrentes diretos, para ganharem algum tempo. Acho que ninguém descarta a possibilidade de vencerem etapas. Não me espantaria se algum deles vencesse pelo menos uma etapa, essa possibilidade está em cima da mesa”.

 

Alberto Contador

 

“A edição deste ano do Tour vai ser muito divertida a começar logo pelas primeiras nove etapas que vão ser extremamente exigentes. Cada dia vai ser uma aventura e isso vai notar-se na corrida e no ritmo que os ciclistas vão manter”.

 

“O [Rúben] Guerreiro tem muita qualidade e evoluiu muito nos últimos anos. A montanha é o território dele e de certeza que vai conseguir algum resultado forte nesse tipo de etapas”.

 

Eurosport - A Casa do Ciclismo

 

Com a transmissão integral das etapas do Tour de France para além da extensa oferta de ciclismo, o Eurosport reforça cada vez mais a sua posição de ‘A Casa do Ciclismo’ na Europa, com mais de 2.500 horas de ação da modalidade em direto repartidas ao longo de mais de 200 dias de competição e 100 eventos que incluem as três Grandes Voltas, os cinco Monumentos, a Liga de Campeões de Ciclismo de Pista e os Campeonatos do Mundo da UCI.

Fonte: Eurosport

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com