segunda-feira, 28 de setembro de 2020

“Narciso triunfa em Espanha”


Texto: AfterTwo //works   

Fotos: Organização Vuelta Ciclista a Alicante

Diogo Narciso conquistou o 1º lugar da classificação dos “sprints especiais” na Volta à província de Alicante, competição realizada nesta região espanhola entre sexta-feira e domingo.

O mais jovem ciclista da equipa Sicasal - Miticar - Torres Vedras, à imagem do que já havia sucedido no Troféu Joaquim Agostinho, foi o primeiro grande protagonista da prova ao vencer a primeira meta intermédia do dia. Repetiu depois o feito ao quilometro 105 na sequência do envolvimento numa fuga que viajou na dianteira durante os três últimos terços da etapa. Nos últimos 4 km e com os 6 pontos alcançados que lhe garantiam o objetivo de subir ao pódio para vestir a camisola azul, Narciso abrandou o ritmo, cruzando a meta na 26ª posição de uma 1ª etapa que deixou marca na maioria dos atletas.

Dos 134 atletas que alinharam à partida da competição, apenas 66 concluíram o desafio. Sensível ao esforço logístico e financeiro das equipas, a organização deliberou que todos podiam voltar a competir no dia seguinte, embora não contabilizassem para a classificação geral.

Para o final da tarde de sábado estava definida uma crono-escalada no município de Busot correspondente à segunda etapa. Diogo Narciso voltou a cotar-se como melhor elemento da equipa de Torres Vedras ao ser o 7º mais rápido, percorrendo os 2,3 km da subida em 3 minutos e 31 segundos.


Para subir ao pódio final da competição e envergar “camisola azul”, símbolo de vencedor da classificação dos “sprints especiais”, Narciso precisava apenas de controlar os adversários nas duas metas intermédias da 3ª etapa, mas alcançar o objetivo foi tudo menos fácil.

Com a vitória na primeira meta de um atleta neutro para a classificação, a camisola estava garantida, mas para isso Diogo tinha de chegar à meta instalada em San Vicent del Raspeig. A cerca de 50 km do objetivo, o atleta gondomarense sofre uma aparatosa queda na descida que sucede à contagem de montanha de 1ª categoria em Xorret del Catí e só depois de muito esforço e com a preciosa ajuda do Tiago Leal, conseguiu recolar ao pelotão.

Cerca de 30 km depois, é uma questão mecânica que força nova paragem e o obriga à troca de bicicleta. Depois de muito sofrimento, volta a colar-se ao grupo e termina a etapa na 18ª posição.

Diogo Narciso concluiu o evento no topo da classificação dos sprints especiais e na 24ª posição da geral.

Fonte: Academia Joaquim Agostinho/UDO

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com