quarta-feira, 29 de agosto de 2018

“A UM PEQUENO PASSO DO SUCESSO”

Texto: After Two /works

Fotos: João Fonseca

A equipa júnior da Academia Joaquim Agostinho ficou muito perto de alcançar um resultado histórico na Volta a Portugal da categoria. Esteve na vice-liderança coletiva durante quase toda a prova, mas um resultado menos positivo na derradeira etapa fez cair por terra todas as ambições da formação torriense.

A competição foi sempre muito empolgante desde o começo, com várias mudanças de camisolas entre atletas que apenas viriam a ser decididas na etapa rainha, coincidente com a última da prova. 

Com um ritmo tão elevado e sem grandes diferenças de tempos nas classificações, a mínima falha podia ser bastante penalizante para qualquer equipa e a última subida da prova veio demonstrar-se decisiva para o desfecho da mesma. Foi nessa altura que o azar bateu á porta da formação de Torres Vedras, com Henrique Frois a sofrer uma queda quando era o elemento mais avançado da equipa e se preparava para discutir a etapa.

Este episódio viria a ser decisivo e influenciador para toda a equipa, que deu um grande trambolhão na classificação, terminando a prova na 7ª posição. Quanto às posições individuais, Wilson Esperança, que também havia andado sempre no top 10 da classificação, foi o melhor elemento da equipa na 16ª posição, seguindo-se André Silva em 33º, Carlos Rodrigues em 36º, Guilherme Valverde 39º, Henrique Frois 41º e Afonso Morgado em 71º.

André Silva foi um dos grandes destaques da equipa ao envergar a camisola branca da juventude durante 2 etapas. O atleta de apenas 17 anos, a participar pela primeira na Volta a Portugal, teve um desempenho notável, rodando quase toda a prova no top 10 da geral, cotando-se como um dos dois melhores juniores de primeiro ano.

Acabou por ceder na derradeira subida da última etapa, perdendo muito tempo e abdicando do sonho da “branquinha”. Mas para o jovem de Alenquer, esta “foi uma volta muito positiva enquanto atleta de primeiro ano. Vesti a minha primeira camisola e senti um enorme apoio de toda a equipa, tanto no decorrer das etapas como no apoio psicológico fora delas. O meu obrigado a todos”

As atletas femininas da Academia participaram em dois circuitos a pontuar para a Taça de Agosto da Associação de Ciclismo de Lisboa, onde conquistaram quatro pódios. No sábado, na Povoa da Galega, a Inês Pereira foi segunda classificada em elites, o mesmo resultado que viria a alcançar no 29º Prémio Túlio Pereira, no domingo. Nesta prova da Malveira, Ana Machado conquistou o terceiro lugar do pódio elite, enquanto Beatriz Ferreira foi segunda classificada na prova júnior. 


Marcelo conclui Volta a França do Futuro com sucesso

Marcelo Salvador viveu a grande experiência de uma vida com a participação no Tour de L`Avenir, a Volta a França do Futuro. Ao serviço da Equipa Portugal o atleta da Sicasal-Constantinos-Delta Cafés teve um desempenho sempre em crescendo ao longo das dez etapas da prova, terminando a competição na 46ª posição. Com este resultado, o ciclista de Alcabideche cotou-se como o segundo melhor português na prova a seguir a João Almeida, jovem das Caldas da Rainha que alcançou um brilhante 7º lugar, segundo melhor luso de sempre na competição gaulesa. 

Fonte: Academia Joaquim Agostinho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com