terça-feira, 1 de agosto de 2017

“Campeonato da Europa de Estrada”

Portugal inicia Europeu com cinco corredores nos contrarrelógios

A Equipa Portugal abre a participação no Campeonato da Europa de Estrada, em Herning, Dinamarca, com a participação nos contrarrelógios masculinos de juniores, nesta quarta-feira, e de sub-23 e de elite, no dia seguinte.

Os cinco corredores que vão representar Portugal nas provas individuais são Rafael Reis e Tiago Machado, em elite, Gaspar Gonçalves, em sub-23, Pedro José Lopes e Pedro Miguel Lopes, em juniores.

O quinteto chegou ontem à Dinamarca e hoje foi hoje reconhecer os percursos dos contrarrelógios, verificando que são provas em estradas de boa qualidade, planas e sem muitos setores técnicos.

O primeiro contrarrelógio com presença lusa é o de juniores masculinos, amanhã, a partir das 11h45 (hora portuguesa). “É um contrarrelógio plano, que será muito rápido. Além disso, é uma prova muito extensa. Nunca fiz um contrarrelógio tão longo, mas espero fazer um bom lugar, o que passaria por um top 25”, afirma Pedro José Lopes, referindo-se aos 31,5 quilómetros de luta contra o tempo, a mesma distância que percorrerão os sub-23.

Pedro Miguel Lopes também destaca a grande distância da prova, referindo “ser necessário gerir de forma muito consciente as forças ao longo de todo o contrarrelógio. Vou dar o meu melhor”, afiança o vimaranense.

Na quinta-feira a Equipa Portugal terá três corredores em competição. Gaspar Gonçalves vai disputar o “crono” de sub-23, que tem início às 11h15 (hora portuguesa). “O percurso não é tão fácil como se poderia pensar, mas, para as minhas caraterísticas, seria melhor se tivesse algumas subidas longas, de forma a torná-lo mais duro. Apesar disso vou dar o meu melhor”, garante Gaspar Gonçalves, que, há dois anos, conseguiu a 18.ª posição no Europeu sub-23 de contrarrelógio.

Também na quinta-feira entram em liça os dois representantes portugueses no contrarrelógio de elite, Tiago Machado e Rafael Reis. A prova de 46 quilómetros inicia-se às 14h00 (hora portuguesa), mas a ordem de saída deverá ser conhecida apenas hoje ao início da noite, tal como acontece com as restantes categorias.

“Vamos lutar pelas posições cimeiras. Tive um mês de julho muito cansativo, mas conto recuperar até ao dia da prova e dar boas referências ao Rafael, porque é um percurso que se enquadra melhor nas caraterísticas dele. Com um ou outro topo mais seletivo também seria muito bom para mim, porque tem longas retas e não é muito técnico, o que já me deixa contente, porque geralmente perco tempo nas partes técnicas”, explica Tiago Machado.

“O percurso é bom. Tem partes planas que exigem imensa concentração, porque são retas muito longas. Faz-se duro por ser um contrarrelógio com 46 quilómetros, mas se não houver muito vento as coisas podem correr bem. Chego com expectativa, porque fiz um bom trabalho no último mês. Espero que tudo me corra de feição. Entrar nos dez primeiros seria um bom resultado para mim”, confessa Rafael Reis.

A lista de pré-inscritos do contrarrelógio de elite conta com especialistas de referência, como é o caso de Matthias Brändle (Áustria), Victor Campenaerts (Bélgica), Jan Bárta (República Checa), Rasmus Quaade (Dinamarca), Ryan Mullen (Irlanda), Filippo Ganna (Itália), Jos van Emden (Holanda), Maciej Bodnar (Polónia), Jonathan Castroviejo e Luis León Sánchez (Espanha), Tobias Ludvigsson (Suécia) ou Stefan Kung (Suíça).

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com