sábado, 1 de fevereiro de 2025

“Recordemos…Minho Florido”


Por: José Morais

Uma reportagem da Revista Super Ciclismo em 2005

Muitos anos percorridos, paisagens a pedalar, neste “Minho Florido”, a Viana hei-de voltar.

Esta uma das quadras que foi lema de um evento em que muitos voltaram, e em força, era dos passeios mais emblemáticos e bonitos no norte de Portugal, o celebre “Minho Florido”, em Viana do Castelo, que juntava participantes de sul a norte do país.

Hoje relembramos este grande passeio, e um grande homem que o organizava, “Cesar Pinheiro”, o Doutor de Viana como era conhecido, um grande “Carola” que durante anos organizava sozinho este grande passeio.

Um passeio único, onde os participantes participavam e respeitavam, o qual ia para a estrada com um carro com som na frente anunciando a passagem do pelotão, e “Cesar Pinheiro” com a sua mota a dar apoio e segurança a todo o pelotão, onde nunca teve policiamento, com todos os cicloturistas a respeitarem na estrada.

Este que foi mais uma grande clássica que ficou pelo caminho, e com o falecimento já alguns anos de “Cesar Pinheiro”, nunca mais existiu coragem para continuar a colocar este passeio na estrada, deixando assim como em outros locais, o cicloturismo ao abandono.

Recordemos esta reportagem minha feita há 25 anos…

“Hat-trick de Fem van Empel! Corrida emocionante e espectacular dá a coroa do ciclocrosse à holandesa em Lievin”


Por: Ivan Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Fem van Empel conseguiu-o novamente! Pelo terceiro ano consecutivo, a holandesa conquistou a Camisola Arco-Íris nos Campeonatos do Mundo de Ciclocrosse, mas em 2025, em Lievin.

A estrela francesa Amandine Fouquenet foi a mais rápida a sair dos blocos, para gáudio do público em Lievin. No entanto, não demorou muito para que a atual campeã mundial Fem van Empel se impusesse, com apenas Puck Pieterse a conseguir manter o contacto com ela no final da primeira volta. Na frente da corrida tínhamos um mar de cor de laranja, com Lucinda Brand a chegar-se à frente da corirda na 2ª volta. De facto, quando Pieterse e Van Empel fizeram a troca de bicicleta, Brand optou por não fazer a troca e passou momentaneamente para a liderança.

A liderança parecia mudar a cada curva, com as três estrelas holandesas determinadas a marcar o ritmo lá na frente. Na terceira volta, Pieterse começou a distanciar-se das suas compatriotas e quando Van Empel acelerou mais uma vez, Brand também começou a ter dificuldades em manter o contacto. No entanto, quando cruzaram a linha no final da terceira volta, Brand conseguiu colar-se à frente da corrida.

Pieterse também ainda não estava completamente fora da corrida, mas sempre que parecia que ia recuperar o contacto, Brand e Van Empel aceleravam novamente e Pieterse ficava para trás. No início da penúltima volta, Brand e Van Empel continuavam juntas na frente da corrida, com uma vantagem de 15 segundos sobre Pieterse.

Na volta 5, quando Van Empel trocou de bicicleta, Brand optou por não parar novamente, aumentando o ritmo numa tentativa de pressionar a atual campeã mundial. Quando Brand entrou para a última volta, a sua vantagem era de 4 segundos em relação a Van Empel. Brand, no entanto, estava claramente a dar tudo nesta altura, entrando e saindo de todas as curvas em força, para tentar ganhar mais algum tempo de vantagem. Apesar disso, à medida que o relógio se aproximava da marca dos 50 minutos, Van Empel aumentou o ritmo e finalmente conseguia colar-se à roda de Brand.

Enquanto as duas trocavam ataques nas curvas da última volta, nenhuma delas tinha a capacidade de se distanciar da adversária. No entanto, quando se dirigiam para o última curva antes da entrada no alcatrão que as levava para a linha de meta, Brand cometeu um erro fatal, permitindo a Van Empel conquistar uma vantagem para assegurar a sua terceira vitória consecutiva nos campeonatos do mundo de ciclocrosse.

 

Top10

1ª VAN EMPEL Fem   Países Baixos    0:54:29

2ª BRAND Lucinda     Países Baixos    +0:18

3ª PIETERSE Puck     Países Baixos    +1:09

4ª VAN DER HEIJDEN Inge Países Baixos    +1:31

5ª VAS Blanka    Hungria     +1:56

6ª CASASOLA Sara    Itália +2:11

7ª ALVARADO Ceylin del Carmen Países Baixos    +2:36

8ª CLAUZEL Hélène   França       +2:51

9ª CANT Sanne Bélgica      +2:53

10ª FOUQUENET Amandine        França       +2:58

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclocrosse/hat-trick-de-fem-van-empel-corrida-emocionante-e-espectacular-d-a-coroa-do-ciclocrosse-holandesa-em-lievin

“UCI proíbe uso repetido de monóxido de carbono”


Decisão tomada para "proteger a saúde dos corredores"

 

Por: Sapo

Foto: Associated Press

A União Ciclista Internacional (UCI) decidiu proibir a utilização repetida de monóxido de carbono pelos ciclistas, a partir de 10 de fevereiro, para "proteger a saúde dos corredores", anunciou o organismo em comunicado.

Reunida este sábado em Arras, no norte de França, a direção da UCI "aprovou a interdição da inalação repetida de monóxido de carbono", que vai entrar em vigor em 10 de fevereiro.

Em meados de dezembro de 2024, a UCI tinha recomendado a interdição do uso deste produto, tornado público por uma investigação do site especializado Escape, que revelou que era utilizado, pelo menos, pelas equipas UAE Emirates, Visma-Lease a bike e Israel-Premier Tech.

Hoje, a UCI reconheceu que o monóxido de carbono era "utilizado na medicina desportiva para medir a massa total de hemoglobina e o volume sanguíneo, particularmente para examinar os efeitos do treino de resistência e da exposição à altitude".

"Contudo, a sua inalação repetida pode levar a problemas de saúde agudos e crónicos, como dor de cabeça, náuseas ou tonturas. Estes sintomas podem evoluir para perturbações do ritmo cardíaco, ataques cardíacos, paralisia ou perda de consciência", lê-se.

A utilização do uso do monóxido de carbono será autorizada sob responsabilidade de uma equipa médica para fins medicinais e poderá ser feita uma medição inicial da massa total de hemoglobina, após a qual apenas duas semanas depois poderá ser feita novo teste, sendo que todos vão ter de ser registados do cadastro médico de cada ciclista.

Sem que este produto seja proibido pelo Código Mundial Antidopagem, a UCI já pediu a Agência Mundial Antidopagem (AMA) que tome uma posição.

Fonte: Record on-line


“EFAPEL Cycling - Apresenta Equipa para 2025 com ambições renovadas!”


Fotos: João Fonseca

A EFAPEL Cycling deu a pedalada inicial da época com a sua apresentação oficial, realizada na tarde deste sábado, 1 de fevereiro, no Auditório da Efapel, S.A., patrocinadora principal da equipa. A cerimónia marcou o início da quarta época deste projeto, que, sob a liderança de José Azevedo, continua a crescer com compromisso, força e determinação.

Para 2025, a EFAPEL Cycling alinha com 11 ciclistas, reforçando a sua ambição. A equipa mantém os portugueses Tiago Antunes, Pedro Castro Pinto, António Ferreira, Pedro Pinto e Joaquim Silva, o colombiano Santiago Mesa, o russo Aleksandr Grigorev e o norte-americano Keegan Swirbul. A estes, juntam-se os reforços: o português André Carvalho, o uruguaio Maurício Moreira e o espanhol Oriol Vidal.


Além da equipa profissional, foi também apresentada a Academia Efapel de Ciclismo, um projeto de formação coordenado por Tiago Machado. Atualmente, a academia conta com 30 atletas, distribuídos entre cadetes e juniores masculinos, uma equipa feminina e uma equipa de paraciclismo.

Num ambiente de emoções e espírito familiar, tão característico deste projeto, a cerimónia também revelou os novos equipamentos, que mantêm o icónico laranja. As mensagens de confiança e otimismo dos atletas e responsáveis da equipa, deixaram claro que estão preparados e motivados para o desafio de 2025. A cerimónia foi, ainda, uma oportunidade para agradecer aos patrocinadores, especialmente à Efapel, que tem sido fundamental para este projeto.


Com o arranque das competições marcado para o próximo dia 9, a EFAPEL Cycling entra na nova época com energia renovada, ambição e determinação, pronta para se afirmar como uma das equipas mais competitivas do pelotão nacional.

José Azevedo, Diretor-Geral e Desportivo da EFAPEL Cycling:"Iniciamos este ano com uma grande ambição e confiança. Em 2025 a equipa está mais forte. A chegada do Maurício Moreira e do André Carvalho aumentam o nosso lote de ciclistas para lutar por vitórias. O nossa mentalidade e filosofia mantém-se que é lutar pelo triunfo em todas as competições. A Volta a Portugal é o nosso maior objetivo, nos últimos 2 anos estivemos na luta pela vitória até ao último dia e espero que ao terceiro ano consigamos a tão desejada vitória.”

Joaquim Silva, ciclista da EFAPEL Cycling: “O meu principal objectivo será fazer uma época consistente e continuar a evoluir como pessoa e como ciclista. Temos uma equipa versátil para todos terrenos, vamos tentar conquistar vitórias durante a época. Quanto à equipa, tivemos saída de elementos que nos eram muito importantes, mas os reforços vieram colmatar e trazer mais versatilidade para 2025. Esperamos ter um bom ano "

Maurício Moreira, ciclista da EFAPEL Cycling:“São mudanças importantes para mim neste ano, tudo muda, equipa, companheiros, staff. Mas sinto-me confiante perante esta mudança, depois de já ter tido estágio coletivo, senti-me bem acolhido por todos, gostei do grupo, da organização, e da dinâmica de trabalho. Tenho certeza que com esforço e trabalho duro, os resultados vão chegar e juntos vamos fazer tudo para levar a equipa ao mais alto."

 

Plantel da Efapel Cycling 2025:

 

🇵🇹 Tiago Antunes (27 anos, Bombarral)

🇵🇹 André Carvalho (27 anos, Vila Nova de Famalicão)

🇵🇹 Pedro Castro Pinto (20 anos, Guimarães)

🇵🇹 António Ferreira (24 anos, Vila Nova de Gaia)

🇵🇹 Pedro Pinto (24 anos, Marco de Canaveses)

🇵🇹 Joaquim Silva (32 anos, Penafiel)

Aleksandr Grigorev (32 anos)

🇨🇴 Santiago Mesa (27 anos)

🇺🇾 Maurício Moreira (29 anos)

🇺🇸 Keegan Swirbul (29 anos)

🇪🇸 Oriol Vidal (30 anos)

Fonte: EFAPEL Cycling

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com