sábado, 30 de novembro de 2019

“O Challenge Lisboa 2020 inclui o Challenge Lisboa Clubs Trophy!”

O Challenge Lisboa, marcado para dia 23 de maio de 2020, tem uma nova competição, o Challenge Lisboa Clubs Trophy!

Este novo troféu é disputado na Middle-Distance e todos os clubes com o mínimo de quatro atletas inscritos podem participar.

O tempo dos primeiros quatro atletas de cada clube são somados e a equipa com a soma do menor tempo será a vencedora.

Os clubes podem no entanto inscrever o número de atletas que entenderem e todos os atletas da equipa beneficiam de um desconto de 20%, desde que o clube e o atleta estejam inscrito com licença válida na Federação de Triatlo de Portugal  http://challenge-lisboa.com/races/clubs-trophy/

Os três primeiros clubes portugueses recebem troféu.

Ganhe este troféu pelo seu clube!

O código de desconto para esta competição é: clisboaclubsc2020

Bons treinos!

Fonte: FTP

“Equipa Portugal/Pódio para Maria Martins em Hong Kong”

Por: José Carlos Gomes

A portuguesa Maria Martins foi hoje a terceira classificada na corrida de scratch da etapa da Taça do Mundo de Pista, que decorre em Hong Kong, China, até amanhã. Iuri Leitão foi o décimo classificado no concurso olímpico de omnium.

Maria Martins começou o dia apurando-se para a final de scratch. Na corrida decisiva, 10 quilómetros resultantes de 40 voltas, a ribatejana foi a terceira classificada. A prova foi dominada pela norueguesa Anita Yvonne Stenberg, que conquistou a medalha de ouro por ser a única a dobrar o pelotão.

Na luta pelas restantes posições de pódio, Maria Martins foi apenas batida pela austríaca Verena Eberhardt, que ficou com a medalha de prata, deixando o bronze para a corredor portuguesa.

Iuri Leitão teve a importante tarefa de somar o maior número possível de pontos na disciplina olímpica de omnium, cumprindo o objetivo, pois o décimo lugar significa que Portugal ganhou posições à esmagadora maioria dos países concorrentes pelas vagas de omnium em Tóquio 2020.

O vianense iniciou o concurso com o décimo posto em scratch, sendo 13.º na corrida tempo e 12.º na eliminação. Os 18 pontos somados na corrida por pontos permitiram-lhe terminar a competição com 86, no décimo posto. O neozelandês Campbell Stewart impôs-se, com 142 pontos, seguido pelo alemão Roger Kluge, com 133, e pelo suíço Thery Schir, com 125.

Amanhã João Matias irá entrar em ação no apuramento de scratch, às 6h15 e, qualificando-se, corre a final às 11h30. Maria Martins irá defender as cores nacionais na disciplina olímpica de omnium. O concurso começa às 8h00, estendendo-se até cerca das 11h00. Iuri Leitão e João Matias irão fazer dupla em madison, às 9h00.

Fonte: FPC

“Volta a Portugal termina em Lisboa em 2020, garante Fernando Medina"

O primeiro dia da Volta a Portugal coincide com a prova de contrarrelógio dos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa MIGUEL A. LOPES/LUSA

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, anunciou hoje que a edição do próximo ano da Volta a Portugal vai terminar na capital, depois de este ano ter tido a sua etapa final no Porto.

Na gala comemorativa dos 120 anos da União Velocipédica Portuguesa - Federação Portuguesa de Ciclismo, que decorreu em Lisboa, o autarca destacou o “papel extraordinário” da Volta a Portugal em “aproximar o país”, considerando-a um “evento social, cultural e desportivo”.

“É com gosto que Lisboa retoma este papel importante na Volta a Portugal. Podemos já dizer que em 2020 a chegada será Lisboa e permitam-me dizer que, com todo o respeito por todas as regiões e cidades do país, eu acho que a chegada ali através do arco da Rua Augusta é capaz de ser imbatível”, afirmou.

Depois de ter acolhido a última etapa em 2016, Lisboa será novamente palco da consagração do vencedor da edição de 2020, que se disputa entre 29 de julho a 09 de agosto, mantendo-se no mesmo período dos últimos anos.

Em 2019, a principal prova nacional correu-se de 31 a 11 de agosto, continuando a iniciar-se a uma quarta-feira e a terminar a um domingo.

O primeiro dia da Volta a Portugal coincide com a prova de contrarrelógio dos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

Fonte: Sapo on-line

“Gala 120 Anos/Federação Portuguesa de Ciclismo recebe Ordem do Infante D. Henrique”

Por: José Carlos Gomes

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agraciou hoje a Federação Portuguesa de Ciclismo com a Ordem do Infante D. Henrique, durante a gala comemorativa dos 120 Anos da Federação, realizada no Fórum Lisboa, na capital.

A partir de hoje a União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo é Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique, reconhecimento pelo contributo, ao longo de 120 anos, para o prestígio do país.

“Tomei esta decisão para agradecer 120 anos, não apenas desta Direção, mas de todas as Direções, de todos os dirigentes, de todos os atletas, de todos os milhares senão milhões de portugueses que, competindo, assistindo, acompanhando ou apoiando, deram, dão e vão continuar a dar um contributo para um Portugal melhor”, frisou o chefe de Estado.

O Presidente da República recordou as memórias pessoais ligadas à bicicleta e ao ciclismo, sublinhando as caraterísticas que fazem do ciclismo uma atividade ímpar: “A ligação ao povo de todo o país, o papel de coesão social e territorial, a função de transformação social, o sentido democrático. O prestígio social que o ciclismo proporciona a Portugal é notável ao longo da História destes 120 anos. O ciclismo é uma realidade popular, que vem do povo e continua no povo”, frisou Marcelo Rebelo de Sousa.

Já antes, o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, lamentara não poder entregar qualquer condecoração à Federação Portuguesa de Ciclismo, instituição já detentora do mais alto reconhecimento que é da competência do Governo.

“O ciclismo gera as maiores paixões, pela forma como chega às comunidades e ao território. A Federação Portuguesa de Ciclismo, pelos ídolos que produziu e continua a produzir, orgulha-nos a todos”, disse o representante governamental.

O anfitrião da cerimónia, o edil de Lisboa, Fernando Medina, destacou o papel da bicicleta nas políticas urbanas de mobilidade. “Sou o autarca que encontrou na bicicleta um elemento de futuro e não de passado. É o futuro das políticas da cidade e da mobilidade. É o meio de transporte mais eficaz na gestão do núcleo urbano”, declarou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, também destacou o enraizamento popular da modalidade. O dirigente congratulou-se pela capacidade do ciclismo para se adaptar aos diferentes tempos sociais e políticos do país e do mundo.

“Chegámos a um tempo em que a globalização é irreversível e em que o ciclismo é também cada vez mais global, exigindo-se que seja cada vez mais ético, inovador, científico e tecnológico. O Centro de Alto Rendimento de Anadia aproximou o ciclismo português do futuro”, considera Delmino Pereira, que apontou como grande desafio a capacidade de inovação necessária para atrair cada vez mais jovens ao desporto.

Antes da condecoração federativa pelo Presidente da República, viveram-se momentos de grande emoção, quando quatro figuras da modalidade foram distinguidas pela Federação Portuguesa de Ciclismo, simbolizando a homenagem a toda a comunidade velocipédica nacional.

Foram agraciados José Bento Pessoa, Alves Barbosa, Joaquim Agostinho e Rui Costa. Maria Benta Villas, neta de Bento pessoa, Rosa Barbosa, esposa de Alves Barbosa, Ana Agostinho, esposa de Joaquim Agostinho, e Rui Costa subiram ao palco e proferiram palavras emocionadas de agradecimento.

“É uma enorme honra receber esta distinção, que não é apenas minha, mas de toda a minha geração e de todos os ciclistas. Graças à Federação Portuguesa de Ciclismo sou o ciclista que sou, pois é o resultado do trabalho feito desde as camadas jovens”, reconheceu o campeão mundial de 2013.

Fonte: FPC

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

“FIGURAS MARCANTES DO CICLISMO LUSO”

Hoje falamos de: José Maria Nicolau

Foram várias as figuras do pelotão nacional que marcaram as principais fases da evolução do ciclismo português, e das quais nos iremos ocupar neste capítulo, desde as proezas de José Bento Pessoa, nos finais do Século XVIII, aos inesquecíveis José Maria Nicolau e Alfredo Trindade, até aos históricos Alves Barbosa, Joaquim Agostinho e Marco Chagas.

Pelo meio ficaram Ribeiro da Silva, a dinastia dominadora do FC Porto (dos Moreira, Dias Santos, Sousa Cardoso, Mário Silva, José Pacheco, entre outros), os dois José Martins (o do Benfica e o da Coelima), José Albuquerque (o popular “Faísca”), o “leão” João Roque e os benfiquistas Peixoto Alves, Fernando Mendes e Francisco Valada, para terminar em Joaquim Gomes, Fernando Carvalho, Jorge Silva, Orlando Rodrigues, Vítor Gamito, Nuno Ribeiro e José Azevedo. 

Todos eles estão envolvidos na reconstituição, que a seguir fazemos, das breves biografias daqueles que elegemos como principais marcos históricos da evolução do ciclismo português


JOSÉ MARIA NICOLAU

Nascimento: 15 de Outubro de 1908 Naturalidade: Cartaxo Equipas: Carcavelos (1928) e Benfica (1929 a 1939) Volta a Portugal: 1º + 8 etapas + 14 dias de líder em 1931; 2º + 4 etapas + 7 dias de líder; desistiu em 1933 + 1 etapa + 1 dia de líder; 1º + 3 etapas + 10 dias de líder, em 1934; desistiu em 1935. Vestiu a camisola amarela 24 vezes. Terminou a carreira: 24/09/1939 faleceu: 25 de Agosto de 1969, vítima de acidente de viação.


DEU ASAS AO BENFICA

José Maria Nicolau, foi um dos mais populares ciclistas portugueses dos anos 30, que, depois de se ter evidenciado nas fileiras do Carcavelos, ingressou no Benfica, em 1929, ao serviço do qual venceu a Volta a Portugal em Bicicleta em 1931 e 1934, em animados despiques com o seu conterrâneo e grande rival, Alfredo Trindade, o qual, antes de chegar ao Sporting, se revelou nas fileiras do União Clube Rio de Janeiro, popular colectividade do Bairro Alto, da cidade de Lisboa.

Durante a década de 1930 os dois corredores, ribatejanos da mesma terra, da mesma idade (separava-os apenas cinco meses) e de clubes rivais, mas muito amigos, fizeram vibrar de entusiasmo os desportistas portugueses com os seus empolgantes duelos, dando assim decisiva contribuição para a popularidade e expansão, a nível nacional, do ciclismo e dos dois grandes clubes lisboetas.

Nicolau impressionava pela sua compleição física e robustez (80 kg), em contraste com a franzina silhueta de Trindade (50 kg), mas eram iguais pelo seu espírito de lutadores.


PRINCIPAIS VITÓRIAS:

Nicolau não se limitou a ganhar duas Voltas a Portugal. Com o mesmo brio e tenacidade bateu-se por outros sucessos, tendo ganho, sempre ao serviço do Benfica:

100 Km da Golegã (1930)

Golegã-V. Franca-Benavente (1930)

Lisboa-Coimbra (1930, 31 e 32)

Campeonato Nacional de Fundo (1931, 1932, 1933)

Taça Olímpica – CRI (1930, 1931, 1932, 1933)

GP Outono (1931)

Volta a Lisboa (1931)

Porto-Vigo (1931)

Taça da União e a Volta a Lisboa (1931 e 1932)

Lisboa-Sintra (1932-1933)

Lisboa-Ericeira-Mafra-Malveira-Lisboa (1932)

Porto-Lisboa (1932, 1934 e 1935)

Lisboa-Bombarral-Lisboa (1933)

Tábua-Coimbra-Tábua (1934).

Fonte: FPC

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

“FEIRENSE APRESENTA EQUIPA PARA A ÉPOCA DE 2020”

Rafael Reis será ciclista do CD Feirense em 2020

O Clube Desportivo Feirense prepara-se para pedalar a terceira época consecutiva na estrada, apresentando cinco entradas e quatro renovações na equipa continental, que terá a designação Feirense: Rafael Reis, Gonçalo Amado, Fábio Oliveira, Rafael Ferreira e Afonso Eulálio unem-se a Oscar Pelegrí, Bernardo Saavedra, António Ferreira e Luís Cabral.

Após um primeiro período vivido na modalidade entre os anos de 1987 e 1993, no decorrer do qual foram alcançadas 15 vitórias em etapas da Volta a Portugal, prova rainha onde se conquistou a camisola amarela, em 1990, com Fernando Carvalho, o Clube Desportivo Feirense mantém-se na estrada em 2020 com a garra e determinação que lhe são características.

A temporada de 2018 marcou o regresso ao ciclismo, no âmbito das comemorações do centenário do Clube Desportivo Feirense, um regresso bastante almejado pelo presidente Rodrigo Nunes, que pauta a sua presidência pela manutenção do ecletismo no Clube e que não poupou esforços para manter o projecto da equipa de ciclismo na estrada na época vindoura.

Sob o lema ‘Correr sempre para ganhar’, os corredores fogaceiros têm como fonte de inspiração o símbolo da cidade, o Castelo de Santa Maria da Feira, e foi com essa inspiração que se tornaram numa das equipas lusas mais vitoriosas de 2019, alcançando #DeCasteloAoPeito seis vitórias na estrada e 16 medalhas em pista, sendo também campeões nacionais nesta vertente.

O trabalho rumo a um ano de 2020 igualmente frutífero já está em curso, através de Joaquim Andrade, que se mantém à frente da direcção desportiva da equipa continental pela terceira temporada consecutiva, para a qual elegeu um grupo bastante jovem, mas também pontuado de experiência e com predicados no ciclismo.

“Constituímos uma equipa muito jovem para 2020, em grande parte com corredores sub-23, mas também com corredores de grande qualidade. O Rafael Reis é um dos melhores corredores portugueses da actualidade, e o melhor contra-relogista do pelotão nacional, e temos o Oscar Pelegrí, que para mim será em 2020 o melhor sprinter do pelotão nacional.

Depois temos uma série de jovens talentos, alguns deles com provas significativas no nosso ciclismo como o António Ferreira, que fez uma temporada brilhante e venceu a mais dura prova do escalão Sub-23, e o Bernardo Saavedra, que há bem pouco tempo era um desconhecido e já é um dos melhores corredores do escalão. Todos os restantes têm uma enorme margem de evolução e nunca sabemos até onde podem chegar.

Por isso é tão importante manter esta nossa linha de interacção entre corredores mais jovens e corredores mais experientes e com muita qualidade, o que ajuda muito mais ao crescimento destes jovens, à imagem do que aconteceu na nossa equipa nestes dois últimos anos”, sublinhou Joaquim Andrade.

É de salientar a continuidade dos ciclistas das nossas escolas reflectida na equipa deste ano, com cinco corredores que fizeram a sua formação nas nossas equipas de formação, que desde 2018 estão a cargo do Sport Ciclismo S. João de Ver, que coordena as equipas de formação do Clube Desportivo Feirense, desde escolinhas, cadetes e juniores.

Avançando com nove rostos da equipa continental Feirense de 2020, passamos a apresentar em seguida cinco entradas e quatro renovações.


RAFAEL REIS, 27 (Por, 15/07/1992)

A entrada de Rafael Reis irá trazer a experiência, desenvolvida em Portugal e no estrangeiro, deste prodígio do contra-relógio, que através da sua qualidade de contra-relogista já envergou por duas vezes a camisola amarela da Volta a Portugal, ao vencer o prólogo em 2018 e 2016, feito também alcançado no prestigiado Troféu Joaquim Agostinho, nos mesmos anos.

O corredor, que já envergou em júnior e em sub-23 a camisola de campeão nacional de crono por quatro vezes consecutivas, marcou ainda o ano de 2016 com a importante conquista da camisola amarela do Grande Prémio Jornal de Notícias.


OSCAR PELEGRÍ, 25 (Esp, 30/05/1994)

Pelo segundo ano consecutivo, Oscar Pelegrí irá vestir as cores Feirenses. O espanhol destaca-se por ser um dos corredores mais rápidos do nosso pelotão, tendo por diversas vezes estado ao serviço de João Matias na presente época, pois além de rápido é um exímio lançador.

O ano de 2019 ficou marcado pela vitória de etapa no Grande Prémio Abimota, competição na qual conquistou a camisola amarela no ano anterior. Além da vertente de estrada, tem vindo a destacar-se na vertente de pista em provas de âmbito internacional, sendo um dos corredores da Selecção de Espanha a trabalhar para a qualificação do seu país rumo aos Jogos Olímpicos de Tóquio.
 

ANTÓNIO FERREIRA, 19 (Por, 03/04/2000)

Nesta que foi a sua primeira época ao nível profissional, vindo da formação júnior Feirense, António Ferreira conquistou já neste ano a camisola amarela do GP Azores, com uma exibição de forte qualidade ao conquistar também a exigente etapa rainha. O corredor sub-23 continua a ser uma aposta para 2020.


BERNARDO SAAVEDRA, 21 (Por, 01/05/1998)

Bernardo Saavedra (ou João Leite como também é conhecido) mantém-se pelo terceiro ano com a equipa Feirense. Medalha de bronze nos Campeonatos Nacionais de Sub-23 e uma peça importantíssima na nossa vitória no GP Azores, tem sido um dos jovens que mais tem crescido na modalidade, e assim continuará de castelo ao peito pela terceira época consecutiva.


FÁBIO OLIVEIRA, 25 (Por, 25/10/1994)

Fábio Oliveira é mais um dos novos rostos da equipa em 2020. Caracterizado por ser um corredor todo terreno, fez a sua formação nas escolas do Sport Ciclismo S. João de Ver, que actualmente tem a cargo as equipas de formação do CD Feirense.


GONÇALO AMADO, 25 (Por, 09/02/1994)

O corredor Gonçalo Amado destaca-se em grande medida por ser um dos melhores betetistas portugueses da actualidade. Os êxitos na vertente de BTT sucederam-se desde as camadas de formação, assinalando-se os cinco títulos de campeão nacional de XCO.

Contudo, a paixão pela estrada tem-se evidenciado no seu percurso, apostando para 2020 em focar-se nesta vertente com a equipa Feirense.


RAFAEL FERREIRA, 20 (Por, 24/01/1999)

O sub-23 Rafael Ferreira despertou a atenção do director desportivo Joaquim Andrade na Volta às Terras de Santa Maria, na qual correu como individual. A forte vontade em tornar-se corredor profissional, aliada à qualidade demonstrada, levam a equipa Feirense a apostar neste jovem corredor.


LUÍS CABRAL, 19 (Por, 16/02/2000)

O jovem açoriano Luís Cabral sobe à equipa profissional vindo dos sub-23 das escolas do Feirense. Estagiou com a equipa profissional no final da época de 2019 e agarrou com unhas e dentes a oportunidade, que assim vê manter-se em 2020, ao demonstrar garra e qualidade em cada prova disputada.


AFONSO EULÁLIO, 18 (Por, 30/09/2001)

Com apenas 18 anos, Afonso Eulálio sobe à equipa profissional vindo da nossa equipa júnior. Na presente temporada, destacou-se como um dos jovens juniores mais consistentes, chegando a arrecadar alguns triunfos no seu escalão, nomeadamente o Circuito de Argoncilhe, o Memorial aos Ciclistas de S. João de Ver e o Memorial Bruno Neves, para além de oito vitórias alcançadas na vertente de BTT.

Fonte: Clube Desportivo Feirense

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

“Equipa Portugal/Seleção Nacional de Pista compete em Hong Kong”

A terceira etapa da Taça do Mundo de Pista será realizada em Hong Kong, China, no próximo fim de semana, com a Equipa Portugal representada por Iuri Leitão, João Matias e por Maria Martins.

A seleção mantém a chama acesa do sonho olímpico, com o propósito de se qualificar para Tóquio 2020 nas disciplinas de madison e de omnium. Após os resultados positivos, nas provas de Minsk e Glasgow, a equipa nacional pretende continuar a consolidação da sua candidatura, na terceira jornada da Taça do Mundo, em Hong Kong.

O selecionador nacional, Gabriel Mendes, irá contar com uma mudança em relação às provas anteriores, introduzindo João Matias, nas provas de scratch e de Madison, em substituição de Rui Oliveira, desta vez em repouso competitivo.

A campanha portuguesa, na China, irá começar dia 30 de novembro, com Maria Martins, na qualificação de scratch feminino, às 8h25, com a final a disputar-se às 13h10. Iuri Leitão inicia o concurso de omnium às 10h00 e irá competir até cerca das 13h00.

No dia 1 de dezembro, João Matias irá entrar em ação no apuramento de scratch, às 6h15 e, qualificando-se, corre a final às 11h30. Maria Martins irá defender as cores nacionais na disciplina olímpica de omnium. O concurso começa às 8h00, estendendo-se até cerca das 11h00. Iuri Leitão e João Matias irão fazer dupla em madison, às 9h00.

A competição no velódromo de Hong Kong promete ser disputada. O calendário da Taça do Mundo encontra-se a meio e os corredores não querem ficar para trás no ranking, tendo em vista a participação nos Jogos Olímpicos.

Depois da passagem por Hong Kong, a quarta jornada será em Cambridge, na Nova Zelândia, de 6 a 8 de dezembro.

As horas apresentadas estão de acordo com a hora de Portugal Continental.

Fonte: FPC

“Depois das trotinetas, hive coloca 150 bicicletas elétricas nas ruas de Lisboa”

Por: Pedro Venâncio

Um ano após o lançamento das trotinetas elétricas, a hive, empresa do grupo Free Now – joint-venture de mobilidade da Daimler e BMW – disponibiliza a partir de hoje 150 bicicletas elétricas na cidade de Lisboa. Desta forma, a empresa consolida a sua posição em Portugal, contribuindo para “uma cidade neutra em carbono, ao mesmo tempo que responde às necessidades de procura dos seus cidadãos”. A integração das meios de micromobilidade – trotinetas e bicicletas – na app Free Now vai acontecer até ao final do ano.
Tristan Torres, CEO da hive, garante que, “hoje em dia, as pessoas procuram formas de transporte alternativas que tornem a sua vida no dia a dia mais fácil, saudável e divertida, e nós queremos ser parte dessa mudança”. Além disso, “contribuir para a sustentabilidade global, e ter um impacto positivo na saúde das pessoas são as bases do nosso negócio”, sublinha o responsável máximo da hive.
Tal como as trotinetas, o aluguer das bicicletas é feito através da app da hive. Todavia, os novos velocípedes podem ser desbloqueados gratuitamente, tendo um custo de utilização de 0,20 euros por minuto. “Acreditamos numa plataforma multimodal que permite aos utilizadores escolher o tipo de veículo consoante aquelas que são as suas necessidades no momento”, esclarece Thiago Ibrahim, diretor-geral da hive em Portugal.
Segundo a empresa alemã, criada em 2018, “estudos recentes mostram que a condução eco-friendly faz com que as pessoas se movimentem mais e durante mais tempo, o que se traduz em benefícios para a sua saúde, além de contribuir para a redução do tráfego e das emissões de carbono nas cidades”.
Em apenas um ano, foram percorridos, a nível global, dois milhões de quilómetros em trotinetas elétricas da hive, o que impediu a emissão de mais de 435 toneladas de CO2.
A hive passa a ser a segunda empresa a disponibilizar simultaneamente trotinetas e bicicletas elétrica em Lisboa, depois da JUMP, da Uber. Além disso, na capital portuguesa, permanecem à disposição dos utilizadores trotinetas da Lime, Circ, Bird e Frog, bem como bicicletas elétricas e convencionais da GIRA.

Fonte: Transportes em Revista on-line

“Cancelado…”

Agradecimento

Quero agradecer a todos que me enviaram mensagens de apoio à minha cirurgia à vesicula, fico muito agradecido, com um muito e grande obrigado.

Infelizmente, depois de 8 horas deitado numa cama de hospital, ter feito analises, e administrado soro, sendo transportado para o bloco operatório, após ter sido deixado à porta do mesmo para entrar, passado algum tempo sou informado de que a minha cirurgia tinha sido cancelada, um caso urgente, com uma vida em perigo teria de ser feita a intervenção na minha vez.

Resumindo, mais uma semana de espera, com marcação agora para a próxima quarta-feira dia 4, custa, mas foi por uma boa causa.

Mais uma vez obrigado a todos.   

terça-feira, 26 de novembro de 2019

“Pequena interrupção…”

Caras amigas e amigos, a partir de amanhã 27 de novembro, irei fazer um pequeno interregno, após uma espera de quase ano e meio, com diversos cancelamentos pelo meio, finalmente chegou o dia para a minha cirurgia à vesicula.

Esperando ser uma paragem breve, espero voltar em força com muitas novidades.

Até breve.

“Nova edição mensal da Revista Notícias do Pedal”

A “Revista Notícias do Pedal” acabou de lançar a edição número 291, de novembro, a mesma contém uma grande diversidade de notícias, nas mais diversas modalidades, descubra e conheça a mesma, e ainda outras novidades, e outros projetos, e participe.
A sua notícia é importante para nós…
Temos espaço para divulgar o seu evento antes e após a realização do mesmo, pode divulgar ainda tudo o que se relaciona com a bicicleta, como um acontecimento, um passeio onde participou, uma novidade.
Temos espaço diário, e mensal, e damos liberdade aos nossos leitores, de se pronunciarem, e fazerem as suas divulgações, para que isso aconteça, basta enviarem um pequeno texto, algumas fotos, ou cartazes, e nós tratamos do resto.


Todas as notícias podem ser enviadas para os nossos mails:
 

A nossa publicação pode ser visualizada em: www.noticiasdopedal.com onde vai encontrar todos os nossos projetos e links para os mesmos.

Temos o nosso espaço diário em:


 

 Boas leituras…

“Licenciamentos triatlo época 2020”

Abriu a época de licenciamentos para 2020 da Federação de Triatlo de Portugal

A Federação de Triatlo de Portugal comunica aos clubes e triatletas que o período de licenciamentos para a época de 2020 está a decorrer desde 15 de novembro de 2019.

Valores de licenciamento – Para quem se licenciar até 31 de dezembro de 2019 usufrui de um desconto de 10%.

Veja valores de licenciamento, seguros respetivos e formas de licenciamento aqui

Paratriatlo – O licenciamento do Paratriatlo requer o preenchimento dos formulários constantes nos separadores do Paratriatlo, além do preenchimento do formulário habitual.

Exames médicos – Os exames médicos desportivos são válidos durante um ano a partir da data que foram realizados, independentemente da data de nascimento do atleta federado, o que significa que só necessitam de entregar novo atestado médico no final da sua validade legal. Por outro lado, todos os atletas que entregarem exame médico no início da época, ficarão com o exame válido para toda a época desportiva.

Elite – Para os triatletas que queiram participar no Campeonato Nacional Individual no escalão Elite informamos que a escolha desta categoria será feita no momento da inscrição do respetivo campeonato.

Cupão desconto 20% – Os atletas licenciados na FTP por um período consecutivo de 10 anos beneficiam de um desconto de 20%.

O referido cupão de desconto será enviado diretamente aos referidos atletas.

Esperamos que este período de licenciamentos decorra da melhor forma e aproveitamos para desejar a todos uma excelente época!

Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento pelo e-mail: licenciamentos@federacao-triatlo.pt

Fonte: FTP

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

“Portimão recebe Gala Fé no Triatlo 2019”

Realizou-se no dia 23 de novembro a Gala Fé no Triatlo 2019, onde se celebraram os feitos dos triatletas da época.

O evento teve lugar no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, que recebeu cerca de 300 pessoas entre familiares e amigos do Triatlo.

Teresa Mendes, vereadora do desporto da Câmara Municipal de Portimão, recebeu o Triatlo na Cidade Europeia do Desporto 2019, reforçando a criação de mais oportunidades para o acesso à atividade física, juntamente com o movimento associativo e com os clubes da cidade, aumentando a prática para 50% dos cidadãos portimonenses.

«Foram mais de 77 modalidades envolvidas, 650 atividades promovidas até à data», referiu a autarca. A meta de 40 mil participantes praticantes foi largamente ultrapassada, com 144 mil praticantes participantes nas atividades no ano que agora termina. «O prémio que iremos receber no dia 11 de dezembro de ‘Melhor Cidade Europeia’ é para os clubes e movimentos associativos, estão todos de parabéns!»

Seguiram-se os habituais prémios dirigidos a atletas e clubes que tão bem representaram a época transata nos Campeonatos Individuais e de Clubes, na Taça de Portugal, no Campeonato Nacional Jovem e no Paratriatlo. Foram também entregues os Troféus aos Campeões Nacionais de Grupos de Idade que desempenharam o grande empenho como triatletas amadores.

Vasco Rodrigues, presidente da Federação de Triatlo de Portugal, assinalou nesta Gala Fé no Triatlo 2019 o 30.º aniversário da federação, fazendo igualmente o balanço da época, afirmando os resultados de excelência, principalmente nas novas gerações de juniores. «Fomos a modalidade com melhores resultados e com maior número de medalhas em atletas de idades inferiores a 18 anos».

No alto rendimento, o triatlo conseguiu um Campeão do Mundo de Juniores, um Vice-Campeão Absoluto de Triatlo, um Campeão da Europa de Clubes Júnior (numa prova que teve o maior nível competitivo de sempre onde participaram quatro dos seis campeões do mundo). Vasco Rodrigues referiu que o Triatlo conta com seis atletas no Programa de Preparação Olímpica e 11 atletas inseridos no Programa de Esperanças Olímpicas.

O presidente mencionou também os atletas de grupos de idade, «que tão bem têm representado a modalidade, com um atleta a alcançar a vitória absoluta no Campeonato do Mundo de IRONMAN, com a maior delegação de sempre num evento ITU fora de Portugal, no Campeonato do Mundo de Pontevedra e, ainda, apenas para referir alguns exemplos, integrando a maior comitiva de sempre no Challenge de Roth».

Para 2020, Vasco Rodrigues partilhou que a FTP está a preparar condições especiais de participação em provas internacionais dirigidas a atletas grupos de idade. A segunda parte da Gala foi dedicada a Menções Honrosas da modalidade, Prémios de Ética Desportiva, homenagem Fé no Triatlo, destacando ainda as Personalidades do Ano.

O presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, quis dirigir duas palavras de reconhecimento: «Parabéns e obrigado. Parabéns à FTP que assinala 30 anos de existência, desenvolvendo um legado no plano nacional, e tendo já um significativo património de resultados alcançados no contexto internacional.

Parabéns aos atletas e respetivos clubes que foram distinguidos nesta cerimónia pelos resultados alcançados e parabéns também aos outros que, não vencendo as competições, permitiram que estas se realizassem».  O presidente do COP dirigiu também os parabéns à Câmara Municipal de Portimão pelo conjunto de eventos integrados na Cidade Europeia do Desporto e nos quais se inclui esta cerimónia, agradecendo também o contributo do município para que outras pessoas adiram à causa desportiva.


Menções Honrosas em 2019

As Menções Honrosas deste ano foram entregues ao Alhandra Sporting Club pelo seu desempenho internacional ao sagrar-se Campeão da Europa de Clubes em Juniores 2019, a Ricardo Batista ao conquistar o título de Campeão Mundial de Juniores e a João Silva pela medalha de ouro na Taça de Weihai, na China.


Prémio Fé no Triatlo

Este ano, João Protásio recebeu o prémio Fé no Triatlo, um atleta que teve que interromper as competições por causa de um problema de saúde. O nosso triatleta, que já regressou aos treinos, referiu que ‘foi um ano muito difícil, esperando que o próximo seja mais sorridente’.


Organizador do Ano

O prémio de Organizar do Ano foi entregue à Câmara Municipal de Oeiras, pelo Triatlo de Oeiras, uma prova que conta anualmente com cerca de mil atletas e que pelas suas condições e fantástico ambiente leva a que mais pessoas experimentem a modalidade.


Prémio Espírito Desportivo

A FTP, em parceria com o Plano Nacional de Ética Desportiva, atribuiu pela segunda vez prémios de Espírito Desportivo, desta vez com quatro galardões distintos.

Este prémio vem na sequência da FTP e outras federações considerarem necessário reconhecer as ações éticas, em vez de penalizar apenas aquelas que infringem as regras: reforçar positivamente as boas atitudes inspira mais pessoas a terem comportamentos semelhantes.

Assim, pelas suas boas ações em prova, pelo companheirismo e espírito desportivo demonstrados, os prémios Ética Desportiva foram entregues a Duarte Azevedo, do Clube de Natação do Cartaxo, Rita Batista Matos, do Clube de Triatlo do Fundão, Tatiana Marques, do Alhandra Sporting Club e Rodolfo Lourenço, do OutSystems Olímpico de Oeiras.


Prémio Atleta Revelação do Ano

O prémio de atleta revelação foi atribuído a Inês Rico, que arrecadou a medalha de prata no Campeonato da Europa de Youth, sagrando-se Vice-Campeã da Europa de Youth. Além disso, conquistou, juntamente com o seu clube, a medalha de ouro no Campeonato da Europa de Estafetas Mistas.


Prémios do Ano

Gabriela Ribeiro recebeu pela primeira vez o galardão de Atleta Feminina do Ano

Para Atleta do Ano Feminina estavam nomeadas Gabriela Ribeiro, Madalena Almeida e Melanie Santos. A Atleta do Ano foi Gabriela Ribeiro, que conquistou a medalha de bronze na Taça da Europa de Sines e Campeonato do Mediterrâneo.

«A minha época este ano foi uma montanha russa, com resultados espetaculares e outros menos bons»! Gabriela Ribeiro afirmou que não consegue definir a época como boa ou má pois contou com altos e baixos, mas que pretende continuar a trabalhar para alcançar resultados de excelência.


Ricardo Batista alcançou o prémio Atleta Masculino do Ano

Para atleta do ano masculino estavam nomeados João Pereira, João Silva e Ricardo Batista.

O Atleta do Ano foi Ricardo Batista, arrecadando este galardão pela segunda vez consecutiva. O atleta conquistou em 2019 o título de Campeão do Mundo de Triatlo Júnior, feito inédito no género masculino da nossa modalidade.

«Foi um ano espetacular para mim, sendo também muito bom receber este reconhecimento por parte da Federação». O atleta realça a boa época que teve, culminando com o título de Campeão do Mundo de Juniores, – um sonho tornado realidade e que atribui também a toda a equipa – e que por isso já estava ‘um pouco à espera que este prémio seria possível’.


Paulo Antunes eleito Treinador do Ano

Estavam nomeados para Atleta do Ano Paulo Antunes, Pedro Leitão e Rodolfo Lourenço. O treinador mais votado foi Paulo Antunes, que repetiu o feito do ano passado.

«É sempre bom sermos reconhecidos no nosso trabalho, sem dúvida alguma que este foi um ano incrível pelo conjunto de resultados alcançados, não só a nível de clubes, mas a nível de atletas que enquadro tecnicamente». O treinador do ano realçou dois resultados, a medalha de bronze no Campeonato da Europa de Juniores e no final da época o Campeão do Mundo de Juniores, enaltecendo também a equipa com quem trabalha, construindo atualmente uma parceria perfeita.

«Além de líder no enquadramento do treino, tenho uma relação de muitos anos com os elementos da equipa dos quais me considero amigo e penso que também por causa dessa ligação, as coisas têm funcionado bem». O treinador tem objetivos muito concretos já para o próximo ano para Ricardo Batista, que deverá afirmar-se também no escalão de elites, incluindo também para metas ambiciosas para os outros atletas.

Esta Gala Fé no Triatlo pretendeu não apenas entregar prémios, mas também reconhecer os valores intrínsecos da modalidade, reconhecendo mérito a todos os envolvidos, pelo que a Federação de Triatlo de Portugal agradece a presença de todos os atletas, clubes, treinadores e familiares.

A FTP agradece à Câmara Municipal de Portimão, representada pela Vereadora do Desporto Teresa Mendes, por ter acolhido esta terceira Gala Fé no Triatlo, dirigindo também um agradecimento a Pedro Batalau, da Divisão do Desporto do Município de Portimão.

Um agradecimento também a todas as entidades presentes como o Comité Olímpico de Portugal, representado pelo seu presidente José Manuel Constantino, ao Instituto Português do Desporto e Juventude, representando pelo seu Diretor Regional Custódio Moreno, ao Comité Paralímpico de Portugal, representado pelo Vice-Presidente, Filipe Rebelo e à Confederação do Desporto de Portugal, representada pelo seu Presidente Carlos Paula Cardoso.

Até ao próximo evento de Triatlo!

Fonte: FTP

“No dia 30 de novembro realizam-se dois workshops de Triatlo”

No próximo sábado, 30 de novembro, realizam-se dois workshops em Área Regulamentar Arbitragem.

Os workshops são promovidos pela Federação de Triatlo de Portugal em parceria com a Associação de Árbitros de Triatlo de Portugal e realizam-se no mesmo dia na Golegã e São João da Madeira.


Mais informações

WORKSHOP GOLEGÃ

Informações e inscrições:

direcao.aatp@gmail.com

Contacto: 915848970


WORKSHOP SÃO JOÃO DA MADEIRA

Informações e inscrições:

direcao.aatp@gmail.com

Contacto: 913357728

Fonte: FTP

 

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com