terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

“Volta ao Algarve: Alto do Malhão desvenda o sucessor de Thomas”

Edição repete a fórmula do sucesso das edições anteriores

Por: Lusa

Foto: Filipe Farinha

A Volta ao Algarve voltou a reservar o melhor para o final, com o alto do Malhão a ser palco ideal para, no domingo, coroar como vencedor o ciclista mais completo da 43.ª edição.
'Em equipa que ganha não se mexe', e, por isso, esta edição da Algarvia repete a fórmula do sucesso das edições anteriores, apresentando duas etapas desenhadas para 'sprinters', duas chegadas em alto e um contrarrelógio individual, na expetativa de premiar um corredor todo-o-terreno, no final dos 772,8 quilómetros da principal prova internacional do calendário velocipédico português, que decorre entre quarta-feira e domingo.
Ao primeiro dia, Albufeira volta a ser epicentro da competição, mas, ao contrário do que aconteceu nos últimos anos, o seu complexo esquema de rotundas será o local de partida da primeira etapa, uma ligação para roladores e sprinters, que levará os corredores até Lagos, ao longo de 182,9 quilómetros praticamente planos.
Após um primeiro contacto com as estradas algarvias, o pelotão de 25 equipas e 200 corredores enfrentará, logo na segunda tirada, o seu primeiro grande desafio, com os candidatos a terem de responder presente no final dos 189,3 quilómetros que vão unir Lagoa ao alto da Fóia, em Monchique.
A chegada do ponto mais alto do Algarve (900 metros) será feita por uma vertente diferente da do ano anterior, com a escalada para a meta a fazer-se ao longo de 9,1 quilómetros, com uma inclinação média de 6,2%.
Feita a primeira seleção na Fóia, os favoritos voltarão a ver as suas ambições testadas na sexta-feira, no contrarrelógio de 18 quilómetros, com início e final em Sagres, que repete integralmente o percurso que levou o alemão Tony Martin, agora na Katusha-Alpecin, à amarela na edição de 2016.
Antes das decisivas grandes emoções desta 'Algarvia', há ainda uma outra etapa dedicada aos 'sprinters'. No sábado, Tavira procurará repetir o banho de multidão registado há um ano, no final da quarta etapa, uma ligação de 203,4 quilómetros com partida em Almodôvar.
Mas só no quinto e último dia é que a Volta ao Algarve conhecerá o seu vencedor: é no emblemático alto do Malhão (uma subida de 2,8 quilómetros com inclinação média de 8,9%), em Loulé, que será coroado o sucessor do britânico Geraint Thomas (Sky), bicampeão em título e ausente este ano.
A derradeira etapa vai percorrer 179,2 quilómetros, a partir do centro de Loulé, com o pelotão a subir uma primeira vez o Malhão a 41,5 quilómetros da meta, no início de um circuito final de permanente sobe e desce que faz lembrar as clássicas das Ardenas.

Fonte: Record on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com