terça-feira, 3 de dezembro de 2024

“Remco Evenepoel sofreu várias fraturas após atropelamento”


Ciclista colidiu contra um carro de uma distribuidora de correio belga

 

Por: Record

A Soudal-Quick Step atualizou o estado de saúde de Remco Evenepoel, após este ter sido atropelado durante um treino. De acordo com comunicado da equipa, o ciclista belga "sofreu fraturas na costela, na omoplata direita e na mão direita".

A equipa informa ainda que o duplo campeão olímpico em Paris'2024 foi inicialmente "levado para o Hospital Erasmus, em Anderlecht", sendo que agora transitará para outra unidade hospitalar, em Herentals, onde, "juntamente com a equipa médica da Soudal Quick-Step, a sua situação clínica será avaliada" no sentido de se traçar um plano de recuperação tendo em vista a temporada de 2025.

De acordo com o jornal belga 'HLN', Remco Evenepoel sofreu um acidente durante um treino, colidindo com um carro de uma distribuidora de correio belga, a Bpost. Devido ao forte impacto, a bicicleta ficou partida ao meio.

Fonte: Record on-line

“INEOS e Intermarché-Wanty confirmadas na 51.ª Volta ao Algarve”


Duas das 'habitués' vão marcar presença na prova, que decorre entre 19 e 23 de fevereiro

 

Por: Lusa

Foto: Volta ao Algarve/Instagram

A britânica INEOS e a belga Intermarché-Wanty, duas das 'habitués' na Volta ao Algarve em bicicleta, vão marcar presença na 51.ª edição da prova, que decorre entre 19 e 23 de fevereiro de 2025, confirmou esta terça-feira a organização.

Uma das grandes dominadoras na última década na Algarvia, a INEOS estará novamente na única corrida portuguesa por etapas do circuito UCI ProSeries, procurando somar um sexto triunfo na geral, depois dos alcançados por Geraint Thomas (2015 e 2016), Richie Porte (2012), Michal Kwiatkowski (2018) e Daniel Martínez (2023).

A formação britânica soma 12 etapas na Volta ao Algarve, prova em que participará pela 14.ª vez, sendo o triunfo mais recente o de Thomas Pidcock, em 2023, no alto do Malhão, local onde também venceram Kwiatkowski (2018), Porte (2012 e 2015), Sergio Henao (2013) e Stephen Cummings (2011).

Resta saber se Geraint Thomas, que no ano passado foi distinguido com o Prémio Prestígio pela organização, estará presente na Algarvia, naquela que será a última época do campeão do Tour'2018 e vice-campeão do Giro'2023 e do Tour'2019 no pelotão internacional.

Já a Intermarché-Wanty, que tem o eritreu Biniam Girmay como principal estrela, estará pela 11.ª vez na Volta ao Algarve, depois de se ter estreado na prova quando ainda era uma ProTeam.

No ano passado, a equipa belga conquistou o primeiro triunfo através de Gerben Thijssen, que também se impôs na classificação por pontos.

A confirmação da INEOS e da Intermarché-Wanty eleva para sete o número de formações do WorldTour, o primeiro escalão do ciclismo mundial, já asseguradas na 51.ª Volta ao Algarve, onde também estarão as ProTeams Caja Rural e Lotto.

Fonte: Record on-line

“Italianos revelam média salarial dos melhores ciclistas do mundo: valores impressionam”


Números foram divulgados pela 'Gazzetta dello Sport'

 

Por: Record

Foto: Reuters

A 'Gazzetta dello Sport' revelou a média de salários dos ciclistas da UCI WorldTour, a maior categoria do mundo da modalidade, assim como o orçamento que as equipas tiveram à disposição em cada uma das últimas temporadas. E os valores... impressionam.

Segundo os dados divulgados por aquela fonte, os números têm vindo a aumentar a um ritmo impactante. Em 2021, a média de salários dos principais ciclistas do pelotão rondava os 373 mil euros (anuais), valor que foi subindo e subindo em 2022 (403 mil), 2023 (435 mil) e 2024 (449 mil).

Na próxima temporada, em 2025, estima-se que esta cifra ultrapasse os 500 mil euros por ano, até pelos aumentos proporcionados a estrelas como Tadej Pogacar, Remco Evenepoel ou Jonas Vingegaard.

No que diz respeito aos orçamentos das equipas, e apesar de estes não serem detalhados ao pormenor, a tendência é a mesma e o aumento tende a ser exponencial a cada ano que passa. Em 2021 foi de 379 milhões de euros e, em 2025, deverá chegar perto... dos 600 milhões (570 M€).

Fonte: Record on-line

“Britânico Harrison Wood será mais uma das figuras da Sabgal / Anicolor em 2025”


Seguimos com o anúncio de mais um corredor, desta feita o décimo segundo, que vai fazer parte do plantel da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor em 2025:

 

Por: Marta Varandads

HARRISON WOOD: O britânico Harrisson Wood vai ser mais um dos nomes sonantes da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor em 2025. Um todo-o-terreno que também se dá bem na montanha e no contrarrelógio, chega da Team Cofidis para estrear-se em Portugal. Apesar dos seus 24 anos é muito experiente e polivalente. Já fez duas vezes dois dos cinco monumentos, ambos em Itália: Milano-Sanremo e Giro Il Lombardia. Também completou, em 2024, o seu primeiro Giro d’Italia.

Do World Tour para a Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, o britânico Harrison Wood vai ser uma das referências da estrutura de Águeda em 2025. Este todo-o-terreno chega da Team Cofidis, vai fazer a sua estreia a correr em Portugal e apesar dos seus 24 anos é muito experiente e polivalente, tendo como pontos fortes a montanha e o contrarrelógio. Será um corredor que seguramente vai afirmar-se no pelotão nacional, bem como nas corridas internacionais.

Harrison John Wood é britânico, tem 24 anos (14/06/2000) e vive em Torquay, Devon, em Inglaterra. É um corredor versátil, que fez muitas corridas em todos os tipos de terreno durante a sua segunda temporada com a Cofidis. Prefere as corridas duras e com boas subidas e terrenos desafiantes, gosta das corridas seletivas e nesta fase está focado em melhorar a disciplina de contrarrelógio, onde quer apostar mais.

A sua experiência, com apenas 24 anos, é notável. Teve a sorte de experimentar todos os tipos de corridas, algumas delas as mais importantes do mundo, no calendário de ciclismo internacional. Fez duas vezes dois dos cinco monumentos, ambos em Itália: Milano-Sanremo e Giro Il Lombardia. Também completou, em 2024, a sua primeira grande volta ao alinhar no Giro d’Italia.

Dos seus melhores resultados fazem parte, em 2024, o 17.º lugar na Geral da prova Arctic Tour of Norway e o 20.º lugar no Gran Piemonte. Já em 2023, nos Campeonatos Nacionais de Estrada de Inglaterra conseguiu a 10.ª posição na Prova de Fundo. Em 2021 foi o 8.º classificado no International Tour of Rhodes e em 2019 foi 10.º no Contrarrelógio dos Campeonatos Nacionais e 9.º no Chrono des Nations.

“Para mim significa muito ter a confiança da equipa e de Rúben Pereira em 2025. Em 2024 fiz algumas melhorias, em virtude de ter tido um calendário de corridas muito preenchido. Mas com algumas oportunidades limitadas nestas corridas, foi difícil mostrar todo o meu potencial. Na próxima época estou ansioso por me concentrar em corridas específicas e alcançar os melhores resultados para mim e também para a equipa. Tenho a certeza que ainda continuarei a melhorar neste inverno e mal posso esperar para começar 2025 com a Sabgal / Anicolor”, disse Harrison Wood.

Fonte: Fullracing

“Evenepoel sofre acidente em treino e é transportado para o hospital: bicicleta ficou partida ao meio”


Ciclista colidiu contra um carro de uma distribuidora de correio belga

 

Por: Record

Foto: Action Images

O jornal belga 'HLN' avança esta terça-feira que o ciclista Remco Evenepoel sofreu um acidente durante um treino e teve de ser transportado para o hospital.

De acordo com as informações daquela publicação, Evenepoel colidiu com um carro de uma distribuidora de correio belga, a Bpost. Devido ao forte impacto, a bicicleta ficou partida ao meio.


O 'HLN' dá ainda conta que os serviços de emergência chegaram rapidamente ao local e que Evenepoel foi tapado com o cobertor para se manter quente. O ciclista estava consciente quando foi transportado para o hospital e não se sabe, até ao momento, mais informações sobre o seu estado de saúde.

Mas segundo alguns meios de comunicação belga, o duplo campeão olímpico em Paris'2024 terá sofrido fratura de clavícula, pelo que vai atrasar a sua preparação tendo em vista a temporada do próximo ano.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Taça de Portugal de Ciclocrosse decide-se em Vila Real

 

Por: Vasco Moreira

A Taça de Portugal de Ciclocrosse vai decidir-se no próximo fim de semana, com a quinta e última prova pontuável da competição a ter lugar em Vila Real, no domingo.

As corridas da prova que vai decidir os vencedores da Taça de Portugal nas várias categorias terão início às 9h de domingo. No entanto, a elite feminina só entra em competição às 11h e a elite masculina às 12h15. A cerimónia protocolar está prevista para as 13h45.

As contas do ranking da Taça de Portugal de Ciclocrosse sofreram alterações depois das terceira e quarta provas pontuáveis. Um fim de semana perfeito, com duas vitórias, permitiu a Rafael Sousa (Guilhabreu MTB Team) e Tânia Lima (SAERTEX Portugal/Edaetech) assumirem a liderança das classificações entre a elite.


À entrada para a etapa final, porém, os títulos ainda estão em aberto. Na elite masculina, Bruno Silva (Boavista/RP/Paredes) e Mario Junquera (Unicaja/Gijon) ainda podem lutar pelo primeiro lugar, enquanto na elite feminina Leandra Gomes (SAERTEX Portugal/Edaetech), Sara Cueto (Unicaja/Gijon) e Catarina Lopes (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) ainda têm hipóteses.

Recorde-se que a edição de 2023 da Taça de Portugal foi conquistada por Ana Santos (X-Sauce Factory Team) e João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que já não têm hipótese de revalidar os títulos.

 

Mais eventos oficiais

 

8 de dezembro: Passeio das Luzes de Natal 2024, Funchal, Madeira

8 de dezembro: Passeio BTT UDAR Quinchães, Fafe

8 de dezembro: 12º Passeio de BTT Grupo BTT Os Marafades, Porto de Lagos

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

“Curso de árbitros triatlo no Algarve dia 15 de Dezembro”


A Federação de Triatlo de Portugal irá dinamizar um curso inicial de árbitros, no próximo dia 15 de Dezembro, no Algarve, acompanhando as necessidades dos quadros competitivos da região.

O curso decorrerá na sede do Louletano Desportos Clube, em LOULÉ, entre as 9 horas e as 18 horas.

Fazemos um apelo abrangente para que todos, e através dos seus contatos, divulguem este link de inscrição a potenciais interessados que possam colaborar na arbitragem, nomeadamente atletas, ex-atletas, familiares e entusiastas da modalidades. Todos podemos ser uma mais-valia no momento de garantir a qualidade, assertividade, cortesia e verdade nas competições organizadas pela Federação de Triatlo de Portugal.

Inscrições aqui: https://forms.gle/QRq7wDheod5ynyZp6  

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“EM DEZEMBRO HÁ MUITO CICLOCROSSE PARA VER NO EUROSPORT E NA MAX”


Foto: Getty Images

 

Por: Vasco Simões

Em dezembro, os fãs de ciclocrosse vão poder desfrutar de uma excelente seleção de provas de diferentes campeonatos que prometem muitas horas de ação e entretenimento tanto no Eurosport como na Max. Com a temporada de ciclismo de estrada terminada, o ciclocrosse ganha ritmo e, este mês, são vários os atletas que vão tentam agarrar a vitória em terrenos muito duros.

A Taça do Mundo, a principal categoria da modalidade, terá pelo menos mais cinco etapas com um final de mês frenético, logo após o Natal. A juntar a isso, há ainda outras categorias igualmente emocionantes como a Superprestige e a Exact Cross que contam com eventos de grande ação.  

Quem serão os homens e mulheres a triunfar nos diferentes palcos onde o frio e a lama são uma constante? Não perca a temporada de ciclocrosse em direto no Eurosport e na Max.

 

TAÇA DO MUNDO DE CICLOCROSSE 

8 de dezembro – Cabras, Itália – Eurosport 2 às 16:00H

21 de dezembro – Hulst, Países Baixos – Eurosport 2 às 12:30H

22 de dezembro – Zonhoven, Bélgica – Eurosport 2 às 12:30H

26 de dezembro – Gavere, Bélgica – Eurosport 1 às 12:30H

 

29 de dezembro – Besançon, França – Eurosport 2 às 12:30H

 

SUPERPRESTRIGE DE CICLOCROSSE 

23 de dezembro – Mol, Bélgica – Eurosport 2 às 12:35H

30 de dezembro – Diegem, Bélgica – Eurosport 1 às 16:55H

 

EXACT CROSS 

27 de dezembro – Loenhout, Bélgica – Eurosport 1 às 12:40H

Fonte: Eurosport

“La Vuelta 2025 vai começar em Itália Piemonte”


Por: Pablo Osório

A partir do Piemonte, no sopé das montanhas e com os Alpes como pano de fundo, terá início da La Vuelta 2025, uma edição especial que celebra os 90 anos da prova. A região italiana sediará as três primeiras etapas em sua totalidade a partir de 23 de agosto, antes do pelotão voltar para a Espanha.

A notícia foi oficializada esta manhã num evento realizado em Turim na presença de Stefano Lo Russo, presidente da Câmara Municipal de Turim; Alberto Cirio, presidente da região do Piemonte; Marina Chiarelli, vereadora do turismo, cultura e desporto da região do Piemonte, e Javier Guillén, diretor-geral da Vuelta.

O dia de abertura da Volta 25 terá início em Turim - Reggia di Venaria, seguindo para Novara numa etapa de estrada de 183 quilómetros que passa pelo Puerto Bienca-Tomalino. A segunda etapa terá início em Alba e terminará 157 quilómetros depois em Limone Piemonte, naquela que será a primeira final de topo da prova. A terceira etapa em território transalpino será realizada entre San Maurizio Canavese e Ceres ao longo de um percurso de 139 quilómetros e passando pelo Porto de Issiglio. A quarta etapa terá início em Susa.


O início da Vuelta a partir do Piemonte, um cenário rodeado de montanhas, história e beleza natural, amplia a lista de lugares internacionais visitados pela corrida espanhola e fortalece ainda mais os laços entre os grandes países do ciclismo europeu. Ao longo destas nove décadas de história, a Vuelta visitou alguns dos países com maior tradição no ciclismo, como a França, a Bélgica ou a Holanda.

A Itália é um país que, sem dúvida, marcou a história da Vuelta. Os pilotos italianos alcançaram 187 vitórias em etapas na prova espanhola, colocando-os assim como o terceiro país com mais vitórias em etapas, depois de Espanha e Bélgica. No que diz respeito à classificação geral, seis ciclistas de nacionalidade italiana alcançaram a vitória: Fabio Aru (2015), Vincenzo Nibali (2010), Marco Giovannetti (1990), Giovanni Battaglin (1981), Felice Gimondi (1968) e Angelo Conterno (1956).

A história recente do Piemonte também está intimamente ligada ao melhor ciclismo do mundo. Sem ir mais longe, a sua capital, Turim, acolheu o final da terceira etapa da Volta a França de 2024, com vitória do eritreu Biniam Girmay.

A temporada de 2025 será a sexta partida do estrangeiro e a primeira de Itália depois de Lisboa (1997), Assen (2009), Nîmes (2017), Utrecht (2022) e Lisboa - Oeiras - Cascais (2024). A isto há que acrescentar a já anunciada saída oficial do Mónaco em 2026.

Mais informações sobre La Vuelta: www.lavuelta.es

Fonte: Unipublic

“Víctor Martínez reforça Sabgal / Anicolor em 2025 com a sua experiência”


Começamos mais uma semana com o anúncio do décimo primeiro corredor da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor para 2025, mais um rosto novo:

 

Foto: Vuelta a Asturias

VÍCTOR MARTÍNEZ: O espanhol Víctor Martínez assinou com a Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor para a nova época. É um todo-o-terreno, um corredor de ataque e presença assídua em fugas, que será um dos homens de trabalho da estrutura que tem sede em Águeda em 2025. É também um dos nomes que vai constar nas convocatórias para as corridas no estrangeiro, fruto da sua experiência e maturidade.

O espanhol Víctor Martínez vai estar na Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor em 2025, com quem assinou para a nova temporada. Vai ser um dos homens de trabalho da formação que é comandada por Rúben Pereira, em corridas quer em solo nacional como nas competições internacionais onde a estrutura vai estar presente.

Víctor Martínez García é espanhol e vive em Benlloc, Castellón. É um ciclista todo-o-terreno e de ataque, com presença constante em fugas e que luta pela sua oportunidade sempre que ela surja, não a deixando passar. Na estrutura que tem sede em Águeda terá como função ser um dos homens de trabalho e vai também aportar muito ao conjunto, através da experiência e sabedoria que adquiriu ao longo da sua carreira.

A sua anterior equipa foi a marroquina Sidi Ali-Unlock Team e antes esteve na espanhola Electro Hiper Europa. Em 2025 será a primeira vez que vai correr numa equipa portuguesa, embora já tenha corrido em Portugal, onde até tem resultados de destaque.

No seu palmarés está o título de Vice-Campeão de Espanha em Elite, no ano de 2022 e em 2023 foi 9.º classificado no Campeonato de Espanha Elite UCI. No mesmo ano, em Portugal, foi o 4.º classificado no Grande Prémio ANICOLOR e venceu a Geral das Metas Volantes da Vuelta a Asturias.

“Estou orgulhoso por poder integrar a melhor equipa portuguesa de ciclismo. Espero que 2025 seja uma temporada cheia de sucesso para a equipa, porque temos um grande elenco”, avançou Víctor Martínez.

Fonte: FULLRACING

domingo, 1 de dezembro de 2024

“Ele destruiu Armstrong, mas acredita em Tadej Pogacar”


Foto; Getty Images

Ele destruiu Armstrong, mas acredita em Pogacar, a análise de Greg Lemond e por que ele confia em Tadej Pogacar, três vezes vencedor do Tour confia no esloveno.

 

O lendário Greg Lemond explicou as suas razões

 

O ciclista esloveno Tadej Pogacar, da equipa da UAE Team Emirates, cruza a linha de chegada para vencer a etapa 20 do Tour de França 2024, de Nice a Col de la Couillole de 132,8 quilómetros, na França, no sábado, 20 de julho de 2024, a 111ª edição do Tour de França começou no sábado, 29 de junho, e terminou em Nice, França, a 21 de julho.

 

Limpar contas

 

Em entrevista ao Eurosport, o ícone americano comparou épocas e justificou o domínio de Tadej Pogacar, de acordo com Greg Lemond, o peso é a chave por trás dos recordes atuais e explica por que os recordes da era de ouro do doping com EPO estão sendo quebrados.

"Acho que os ciclistas hoje têm menos massa muscular do que quando estáva competindo", disse, "o ciclista médio deve ter cerca de três ou quatro quilos a menos do que nós, e para cada quilo a menos é cerca de um minuto numa prova", analisou.

"Gosto de dar a todos o benefício da dúvida", disse o campeão do Tour em 1986, 1989 e 1990. "Havia apenas uma pessoa com quem vi evidencias físicas imediatamente de que algo não estava certo", disse ele, referindo-se ao seu inimigo o ciclista Lance Armstrong.

"Nos meus cálculos, Tadej Pogacar deve estar em torno de 410/420 W e isso está absolutamente dentro dos limites do que eu poderia ter feito", disse o Yankee, “é difícil comparar épocas e, portanto, afirmar que eles usam EPO porque quebram os recordes da era EPO", disse.

"Só estou a dizer que há uma lógica real para as velocidades mais altas da atualidade, e não se trata de novas teorias de treino, é que eles estão sob pressão para competir, e é tudo uma relação de peso/potencia."

“Marta Sánchez vence o IRONMAN 70.3 Austrália Ocidental”


A triatleta espanhola Marta Sánchez alcançou a vitória no IRONMAN 70.3 Austrália Ocidental, disputada em Busselton, com o tempo de 4:06:38.

Esta vitória é o toque final para uma excelente temporada e confirma sua qualificação para o Campeonato Mundial Feminino IRONMAN 2025, no Havaí, estabelecendo-se como uma das triatletas mais aptas do triatlo internacional.

 

Marta Sánchez está completando uma temporada digna de todos os elogios

 

Depois de terminar na sexta posição no Campeonato Mundial de Nice e vencer o IRONMAN em Barcelona em outubro, a triatleta espanhola mais uma vez demonstrou a sua grande forma ao vencer o IRONMAN 70.3 Western Austrália.

 

Crónica Feminina

 

A prova iniciou-se nadando no Oceano Índico, onde a holandesa Lotte Wilms saiu da água em primeiro lugar, seguida de perto pela neozelandesa Tereza Adams, e Marta Sánchez, necessitou apenas de 20 segundos para chegar à liderança da corrida.

Durante os primeiros quilómetros do segmento de ciclismo, as três formaram um grupo líder, mantendo uma vantagem de três minutos sobre o grupo perseguidoras.

Marta Sánchez demonstrou a sua qualidade nas primeiras etapas da meia-maratona, onde assumiu a liderança e conseguiu distanciar-se do Wilms e de Anna Bergsten para finalmente conquistar a vitória.

Marta Sánchez cortou a linha de chegada com mais de um minuto de vantagem sobre Anna Bergsten, que ficou em segundo lugar, Lotte Wilms, completou o pódio na terceira posição.

 

Top dez feminino:

 

1ª Martha Sanchez

2ª Anna Bergsten

3ª Lotte Wilms

4ª Colina Richelle

5ª Graça thek

6ª Els Visser

7ª Hannah Berry

8ª Daniela Bleymehl

9ª Graça Alexandre

10ª Teresa Adão

 

“Gregory Barnaby vence a categoria masculina”

 

Na categoria masculina, o italiano Gregório Barnaby também teve uma atuação espetacular, saindo da água atrás do grupo líder, Gregório Barnaby permaneceu na frente durante todo o segmento de 90 ciclos.

Durante a prova, Enigma Jamie assumindo a liderança, e conseguiu abrir uma vantagem de quase um minuto antes de Gregório Barnaby, e alcançá-lo a cerca de seis quilómetros da linha de chegada, para finalmente conquistar a vitória com o tempo de 3:37:35, Enigma Jamie ele foi o segundo e Marc Dubrick completou o pódio.

Gregório Barnaby, com esta vitória, coloca-se como líder no Série IRONMAN Pro com 2.500 pontos, colocando-se assim numa excelente posição, para a última rodada do campeonato, que será realizada em Taupó, na Nova Zelândia, no final deste mês.

 

Top dez masculino:

 

1º Gregório Barnaby

2º Enigma Jamie

3º Marc Dubrick

4º Robert Callin

5º Jake birtwhistle

6º Ben Hamilton

7º Jarrod Osborne

8º Kristian Hogenhaug

9º Mitchell Kibby

10º Sam Osborne


“Joxean Matxin elogia Juan Ayuso, deixando um aviso: "Terá a sua oportunidade, mas vai ter de ajudar no trabalho de equipa"

 

Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com/

Apesar de Tadej Pogacar ser o líder indiscutível da equipa UAE Team Emirates para as Grandes Voltas, um dos ciclistas que espera conseguir a liderança para uma corrida de 3 semanas em 2025 é Juan Ayuso.

Aysuo é uma das grandes esperanças do ciclismo espanhol e ao longo do ultimo ano teve alguns problemas no seio da UAE Team Emirates, nomeadamente na Volta a França, onde o seu trabalho no apoio a Pogacar foi colocado em causa por João Almeida e Adam Yates, chegando a abandonar a corrida na 13ª etapa por ter contaíco Covid-19, para depois ficar de fora da formação para a Volta a Espanha. No entanto, de acordo com Joxean Matxin, o jovem de 22 anos mantém toda a confiança da equipa UAE Team Emirates.

"Ele já mostrou do que é capaz ao terminar em terceiro na edição de 2022 da Vuelta, lutando contra os melhores e trabalhando duro", diz Matxin sobre Ayuso em conversa com a Eurosport.  "Ele é um ciclista com muito carácter, com muito potencial, com muito talento e é um vencedor."

Com o calendário das corridas do espanhol de 22 anos para 2025 a ser revelado a 10 de dezembro, todos os rumores apontam para uma estreia de Ayuso na Volta a Itália, pese embora Matxin não confirme explicitamente a especulação, reitera a sua confirmação de que Ayuso terá uma oportunidade no próximo ano.

"Estou convencido de que o vamos ver triunfar para o ano", diz Matxin, não dando muita importância ao dramatismo que rodeou Ayuso na Volta a França deste ano. "Ele já foi domestique e se tiver de o ser novamente, terá de o ser novamente. Vejo-o a competir numa Grande Volta, mas também o vejo a trabalhar para ajudar. É um ciclista de equipa e um ciclista que sabe perfeitamente que quando ajudamos alguém, essa pessoa também terá prazer em nos ajudar. Para o ano ele vai ter de ajudar no trabalho de equipa e também terá a sua oportunidade".

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/joxean-matxin-elogia-juan-ayuso-deixando-um-aviso-tera-a-sua-oportunidade-mas-vai-ter-de-ajudar-no-trabalho-de-equipa

“Alexis Guérin vem para fazer a diferença na Sabgal / Anicolor”


Por: Marta Varandas

Foto Sprint Cycling Agency

Neste domingo anunciamos o décimo corredor do novo plantel da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor para 2025. Trata-se de mais um das referências para a nova época e que será uma aposta no calendário internacional, que continua a fazer parte dos objetivos da estrutura de Águeda:

Alexis Guérin: O francês que é dono de um palmarés incrível e se destaca na alta montanha vai estar na Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor em 2025. Será uma aposta forte da estrutura que tem sede em Águeda, que espera muito deste corredor de ataque. É também uma aposta para o calendário internacional da formação comandada por Rúben Pereira.

O francês Alexis Guérin vai ser mais um dos novos reforços na Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor em 2025. Um trepador que se destaca nas provas por etapas (um dos seus pontos fortes), é também ele um ganhador, dono de um palmarés incrível, onde consta uma vitória de etapa na Settimana Internazionale di Coppi e Bartali. Será mais uma aposta para o calendário internacional da estrutura de Águeda, que em 2025 voltará às incursões pelas provas estrangeiras, com o objetivo da internacionalização.

Alexis Guérin é francês, tem 32 anos (06/06/1992) e vive em Pau (Pirenéus Atlânticos), França. É trepador e gosta das corridas por etapas, sendo um corredor de ataque. Vem da Philipe Wagner / Bazin Cycling Team, pedalando antes, em 2023, pela Bingoal WB, onde teve a alegria de vencer uma etapa na Settimana Internazionale di Coppi e Bartali. Alexis considera que “o ciclismo é fascinante na simplicidade complexa. A minha experiência levou-me a abraçar uma filosofia centrada na harmonia do grupo. É importante entender que, embora ninguém mais possa pedalar por nós, cada ciclista de uma equipa é crucial para alcançar o êxito. Os valores do trabalho de equipa como a partilha, o apoio mútuo, a coragem, o sacrifício e, acima de tudo, o respeito e lealdade, são essenciais para levar uma equipa ao topo”.

O seu rigor no treino e o entusiasmo que dedica aos detalhes, bem como a atenção que dá a si mesmo para estar de acordo com quem é e quer ser, bem como o espírito de equipa que ama e continua a fazer crescer têm sido os seus pontos fortes e que fazem de Alexis Guérin um ganhador. Em 2021 foi o melhor trepador do Tour d’Alsace e venceu a 3.ª Etapa da Oberösterreich Rundfahrte e a Geral. Em 2022 também foi o Rei dos Trepadores na CroRace e no Tour de Bulgarie e ainda venceu a corrida alemã Schönberger Pfingstradrennen, bem como a 4.ª Etapa do Czech Tour.

Já em 2023 foi o melhor trepador na Coppi e Bartali e no Giro di Sicilia, foi também nesse ano que venceu a 4.ª Etapa da italiana e reputada Coppi e Bartali. Venceu em 2024 o Grand Prix de Saint Étienne e a 2.ª Etapa do Tour de Bretagne e foi o melhor trepador do Tour de la Mirabelles e do Tour du Limousin, que acabou em 7.º lugar da Geral.

“Estou a juntar-me à grande família Sabgal / Anicolor com objetivos ambiciosos em mente para um futuro a curto e longo prazo. Tenho muita confiança na equipa e nos meus colegas para alcançarmos grandes coisas juntos. Sendo a minha noiva portuguesa e da cidade de Viseu, há também uma ligação emocional para mim”, avançou Alexis Guérin.

Fonte: FULLRACING

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com