domingo, 30 de abril de 2023

“Adam Yates arrebata 76.ª edição da Volta à Romandia”


Colombiano Fernando Gaviria (Movistar) triunfou ao sprint na última etapa

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista britânico Adam Yates (UAE Emirates) sagrou-se este domingo campeão da Volta à Romandia, após uma quinta e última etapa em que o colombiano Fernando Gaviria (Movistar) triunfou ao sprint.

Gaviria, de 28 anos, somou a segunda vitória em 2023, ano de estreia na Movistar, batendo o alemão Nikias Ardnt (Bahrain-Victorious), segundo, e o britânico Ethan Hayter (INEOS), terceiro, nos 170,8 quilómetros entre Vufflens-la-Ville e Genebra. O dia acabou por não trazer quaisquer mudanças no 'top 10' da geral, dando a Yates o primeiro grande triunfo na UAE Emirates, para que se transferiu em 2023 proveniente da INEOS.

O corredor de 30 anos bateu o norte-americano Matteo Jorgenson (Movistar), segundo, por 19 segundos, deixando o italiano Damiano Caruso (Bahrain-Victorious) na terceira posição, a 27 segundos. O português Nelson Oliveira (Movistar) subiu ao 26.º lugar e terminou a 5.07 minutos do vencedor da corrida, enquanto Ivo Oliveira (UAE Emirates) ascendeu três lugares e fechou em 108.º.

A Romandia foi a penúltima corrida de escalão máximo mundial antes da Volta a Itália, que começa no próximo sábado, com a Eschborn-Frankfurt, clássica de um dia, agendada para segunda-feira.

Fonte: Record on-line

“Joaquim Silva acaba no oitavo lugar a Volta às Astúrias”


Por: SIF // AMG

O ciclista português Joaquim Silva (Efapel) acabou hoje no oitavo lugar a Volta às Astúrias, ganha pelo italiano Lorenzo Fortunato (EOLO Kometa), após a terceira e última etapa em que triunfou a solo o espanhol Pelayo Sánchez (Burgos-BH).

Sánchez, de 23 anos, impôs-se a solo na ligação de 146,5 quilómetros entre Cangas del Narcea e Oviedo, em 3:27.13 horas, batendo o pelotão por 17 segundos, sendo seguido do italiano Vincenzo Albanese (EOLO Kometa), segundo, e do belga Steff Cras (TotalEnergies), terceiro.

Silva chegou em 24.º e conseguiu subir uma posição na geral final, ultrapassando o espanhol Mikel Bizkarra (Euskaltel-Euskadi) no oitavo lugar, a 48 segundos do vencedor.

Fortunato acabou com 31 e 33 segundos de vantagem sobre o segundo e o terceiro, respetivamente, no caso dois colombianos da Movistar: Einer Rubio na ‘prata’ e Iván Sosa no ‘bronze’.

O espanhol Jesús del Pino foi o melhor homem da Aviludo-Louletano-Loulé, no 20.º posto final, com Emanuel Duarte (Efapel) em 31.º, Henrique Casimiro (Efapel) em 36.º e Daniel Viegas (Aviludo-Louletano-Loulé) em 39.º.

José Mendes, da filipina NSJBI Victoria, foi 42.º, enquanto Pedro Pinto (Efapel) caiu a 49.º e, na geral da juventude, acabou no 10.º lugar.

Fonte: Lusa

“ABTF Betão-Feirense no Top 10 em Viana”


Pedro Andrade e António Carvalho terminaram Clássica Viana do Castelo entre os primeiros

 

Este domingo, a ABTF Betão-Feirense disputou a terceira edição da Clássica Viana do Castelo, onde uma avaria arredou Pedro Andrade da luta pela vitória, terminando no sexto lugar. António Carvalho fechou o dia em oitavo e a equipa em terceiro na classificação coletiva.

Com partida em Santa Marta de Portuzelo e chegada em Viana do Castelo, a Clássica de 153,2 quilómetros foi bastante dura, devido ao traçado de montanha e troços de empedrado e terra batida. Desde cedo, o pelotão sentiu a dureza do terreno, cedendo às diversas movimentações e ataques na frente da corrida, ficando fragmentado em vários grupos.

Pedro Andrade e António Carvalho conseguiram manter-se bem colocados na frente, com o primeiro a encontrar-se numa boa posição para discutir a vitória. Contudo, uma avaria fez com que Pedro tivesse de parar, perdendo a oportunidade de disputar a linha de meta. Um grupo de cinco corredores discutiu a vitória ao sprint, com o triunfo a ficar nos pedais de Luís Gomes (Kelly-Simoldes-Udo).

O diretor-desportivo Joaquim Andrade afirmou: “Partimos com a ambição de vencer e estivemos sempre atentos a todas as movimentações. Na fase decisiva, ficámos com o António e o Pedro na frente. O Pedro tinha possibilidade de lutar pela vitória, mas teve uma avaria, que o obrigou a parar e ficou afastado de lutar pela corrida. Ainda assim, o resultado foi positivo, acabou por fazer sexto e o António oitavo. Acima de tudo, o que me agradou foi a atitude deles em lutarem por um objetivo. Quando perceberam que o Pedro estava em melhores condições, ajudaram para tentar vencer. Vamos esperar por melhores dias e que a sorte nos comece a sorrir, porque nos últimos tempos as coisas não têm acontecido dessa maneira. A única satisfação que tiramos é que a equipa encontra-se a melhorar a cada dia e, pouco a pouco, conseguiremos alcançar os nossos objetivos”.

 

Classificação Geral:

 

1º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-Udo) 3h48m48s [40,175 km/h]

2º Afonso Silva (Kelly-Simoldes-Udo) mt

3º Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) mt

...

6º Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) a 1m08s

8º António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) a 2m46s

28º Santi Mesa (ABTF Betão-Feirense) a 14m31s

31º Francisco Pereira (ABTF Betão-Feirense) a 17m54s

DNF Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense)

DNF Barry Miller (ABTF Betão-Feirense)

DNF Diogo Oliveira (ABTF Betão-Feirense)

 

Geral Equipas:

 

1ª Kelly-Simoldes-Udo 11h28m55s

3ª ABTF Betão-Feirense a 15m54s

 

Geral Metas Volantes:

 

1º Bruno Silva (Tavfer-OvosMatinados-Mortágua) 10

9º Santi Mesa (ABTF Betão-Feirense) 1

Fonte: Equipa Ciclismo ABTF Betão-Feirense

“Clássica de Viana do Castelo 2023”


Luís Gomes triunfa em dobradinha oliveirense

 

Por: José Carlos Gomes

Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) conquistou, neste domingo, a terceira edição da Clássica de Viana do Castelo. A equipa de Oliveira de Azeméis conseguiu as duas primeiras posições, com Gomes e Afonso Silva.

A corrida, com troços de terra e de empedrado e com subidas próprias de uma clássica, começou em Santa Marta de Portuzelo, terminando, depois de percorridos 153,2 quilómetros, em Viana do Castelo.


A especificidade do percurso deu azo a uma prova muito movimentada e atacada, com constantes mudanças da situação de corrida. Em todo o caso, a Kelly-Simoldes-UDO deu mostras de querer o triunfo.

Na primeira passagem pela meta, depois de deixadas para trás todas as subidas pontuáveis para a montanha e alguns dos setores de empedrado e de terra, era já um corredor da formação oliveirense que se destacava. António Ferreira seguia isolado, quando faltavam 28,8 quilómetros para o final.

Os perseguidores conseguiram a junção. Na discussão ao sprint, entre um grupo de apenas cinco unidades, Luís Gomes foi o mais rápido, seguido pelo colega de equipa Afonso Silva e por Luís Mendoça (Glassdrive-Q8-Anicolor).

As restantes classificações foram distribuídas por cinco corredores de outras tantas equipas. Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) ganhou as metas volantes, Válter Pereira (AP Hotels & Rsorts-Tavira-SC farense) foi o melhor trepador, Luís Mendonça impôs-se na classificação do “sterrato”, António Ferreira venceu a geral do “pavé” e Diogo Saleiro (Fonte Nova/Felgueiras) foi o melhor sub-23 das equipas de clube. A Kelly-Simoldes-UDO ganhou por equipas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

sábado, 29 de abril de 2023

“Joaquim Silva segue em nono na geral da Volta às Astúrias”


Português foi 11.º classificado na segunda etapa

 

Por: Lusa

Foto: EFAPELcycling

O ciclista português Joaquim Silva (Efapel) manteve este sábado o nono lugar na geral individual da Volta às Astúrias, ao ser 11.º classificado na segunda etapa, conquistada pelo italiano Lorenzo Fortunato (EOLO Kometa).

Fortunato, de 26 anos, foi o mais rápido nos 182,6 quilómetros com início em Candás e final em Cangas del Narcea, lançando um ataque que deixou a concorrência a boa distância, para concluir a tirada em 4:35.11 horas. Dois colombianos da Movistar chegaram a 27 segundos, Einer Rubio em segundo e Iván Sosa em terceiro, com Silva de novo entre os melhores, cruzando a meta no 11.º posto, a 38.

Na nova geral, Fortunato tem 31 segundos de vantagem para Rubio e 33 para Sosa, enquanto o ciclista luso segurou o nono posto, a 48, a mesma distância de todos os corredores entre o sexto e o nono classificados.

O espanhol Jesús del Pino é o melhor da Aviludo-Louletano-Loulé, no 20.º lugar da geral, mas já a 8.14 minutos do líder, quando falta uma etapa para o final, com dois outros homens da Efapel no 'top 30': Henrique Casimiro é 27.º e Emanuel Duarte é 28.º.

Daniel Viegas (Aviludo-Louletano-Loulé) subiu a 38.º, com José Mendes como melhor luso da NSJBI Victoria, das Filipinas, no 47.º lugar.

A Volta às Astúrias termina domingo em Oviedo, depois de 146,5 quilómetros iniciados em Cangas del Narcea e com perfil ondulado.

Fonte: Record on-line

“Adam Yates é líder da Volta à Romandia”


Por: José Morais

Realizou-se este sábado a etapa rainha da Volta à Romandia, com Adam Yates da equipa da UAE-Team Emirates, a ser o primeiro a cortar a linha de chegada, e a ser o novo líder da classificação geral, numa etapa com 161,6 quilómetros que teve início em Sion, e o final em Thyon.

A chuva marcou a prova, que tinha cinco contagens de montanha, sendo duas de 1ª categoria, e foi na última subida de 21 quilómetros onde se decidiu a etapa, com a fuga de dez ciclistas a ser anulada quando faltavam onze quilómetros para a linha de chegada, tudo quando os candidatos para a geral tentavam a sua sorte, com o português Nelson Oliveira da equipa da Movistar a tentar a fuga a nove quilómetros para a final.

Amanhã domingo será a última etapa da prova, sendo o último teste antes do início do Giro de Itália, a etapa terá 170,8 quilómetros com partida de e Vufflens-la-Ville e chegada a Genève. 

sexta-feira, 28 de abril de 2023

“Nelson Oliveira sobe a 4.º após contrarrelógio da Volta à Romandia”


Espanhol Juan Ayuso é o novo líder da prova suíça

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista português Nelson Oliveira (Movistar) subiu esta sexta-feira ao quarto lugar da geral da Volta à Romandia, após acabar na mesma posição o contrarrelógio da terceira etapa, agora liderada pelo espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates).

Ayuso, de 20 anos, dominou os 18,75 quilómetros em Châtel-Saint-Denis, cumpridos em 25.15 minutos, cinco segundos mais rápido do que o norte-americano Matteo Jorgenson (Movistar), segundo, e 17 em relação ao britânico Adam Yates, seu companheiro de equipa, que foi terceiro.

Oliveira fez um grande 'crono', a sua especialidade, e acabou a 18 segundos, fazendo melhor do que o campeão mundial, o norueguês Tobias Foss (Jumbo-Visma), apenas oitavo.

Na geral, Foss caiu para terceiro, a 19 segundos do novo líder Ayuso, que tem 18 segundos de vantagem sobre Jorgenson, enquanto Oliveira segue em quarto, a 22.

O outro português em prova, Ivo Oliveira (UAE Emirates), foi 131.º e caiu para o 111.º posto da geral.

No sábado, a quarta e penúltima etapa tem mais de 4.300 metros de desnível acumulado positivo, partindo de Sion e terminando 161,6 quilómetros depois, no alto de Thyon 2000, uma subida de categoria especial e das mais temidas da Europa.

Fonte: Record on-line

“Glassdrive / Q8 / Anicolor disputa Clássica de Viana do Castelo no domingo”


Após a vitória no 11.º Grande Prémio O JOGO, domingo, dia 30, a Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor está de novo na estrada, desta vez para disputar a 3.ª edição da Clássica de Viana do Castelo. Uma corrida que promete emoção, onde vai haver de tudo um pouco: subidas, segmentos de paralelos e troços de terra.

São cinco os corredores que vão entrar em cena, para dignificar os patrocinadores e parceiros que apoiam a estrutura de Águeda esta época: Fábio Costa, Frederico Figueiredo, Sergio García, Duarte Domingues e Artem Nych. 

É no território de Viana do Castelo, abençoado pela beleza do mar, rio e montanha, que vai realizar-se este domingo, pela terceira vez, a Clássica desta região. São 153,3 km que terão partida em Santa Marta de Portuzelo, às 11H00, e chegada em Viana do Castelo, junto à Praia Norte, com previsão para as 15H00. 


Trata-se de uma corrida com contornos muito especiais, porque pelo caminho o pelotão enfrenta troços de pavê, sterrato e montanha. Um dos pontos altos desta Clássica é a subida a Santa Luzia, quando faltarem 48,3 km para a meta, uma contagem de 3.ª Categoria e a quarta e última subida pontuável na prova. A partir daí sucedem-se os troços de terra e de paralelos, terminando a corrida à segunda passagem pela meta. Será com toda a certeza um bom dia para assistir a um belo espetáculo de ciclismo. 

Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, adiantou que “a Clássica de Viana é uma prova que começa a marcar a sua posição no nosso calendário, tem um percurso bastante seletivo, o que deixa a corrida muito aberta. Da nossa parte queremos fazer o melhor possível para dignificar os nossos patrocinadores e parceiros e sair desta Clássica com um bom resultado”.

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Volta à Espanha Feminina 2023”


Por: José Morais

Vai para a estrada de 1 a 7 de maio a “Volta à Espanha Feminina”, a mesma vai ter início em Torrevieira com um contrarrelógio por equipas, e irá ter o final nos Lagos de Covadonga nas Astúrias, situados nos Picos da Europa.

No trajeto da prova, as ciclistas vão encontrar três etapas planas, uma de média montanha, e ainda duas chegadas em altitude, onde as decisões para a classificação geral devem surgir na chegada mirador de Peãs Blancas, classificada como 1ª categoria, com a linha de chegada a acontecer no topo da subida de cinco quilómetros, o que vai acontecer depois da contagem de montanha de primeira categoria em Puerto de Navafria.

A finalizar a prova, a última etapa terminará nos Lagos de Covadonga, onde terá um ponto forte da prova, tendo a linha de chegada no final de uma longa subida de doze quilómetros, que foi catalogada como categoria especial, e para um impacto mediático da prova, era importante que a corrida terminasse numa subida famosa, o qual vai valorizar a prova.

Para a vencedora do Giro, Tour e Vuelta de 2022, Annemiek Van Vleuten da equipa da Movistar, este é um trajeto muito interessante, muito completo, já que vai ter etapas planas, porque será um motivo para fazer a prova mais emocionante, e estou entusiasmada, disse a ciclista.


Esta é uma prova que teve início em 2015 e foi designada por “Madrid Chaççenge” durante três anos, e era realizada no último dia da Volta a Espanha, entretanto e 2018 a prova cresceu mais um dia de competição, onde foi realizado um contrarrelógio por equipas.

Em 2019 o contrarrelógio por equipas foi substituído por um individual, e a Vuelta Feminina continuou a aumentar os dias de prova, saindo da Comunidade de Madrid em 2020, tendo uma incursão por Castela La Mancha, onde foram realizadas três etapas, aumentando para quatro em 2021, sendo realizadas na Galiza, sendo disputada em cinco etapas no último ano, iniciando-se em Marina de Cudeyo, e finalizando em Madrid.

Podemos encontrar na lista das vencedoras os nomes de Shelley Olds no ano de 2015, Jolien D’Hoore nos anos de 2016 e 2017, Ilen Van Dijk no ano de 2018, Lisa Brennauer nos anos de 2019 e 2020 e Annemiek Van Vleuten nos anos de 2021 e 2022.

Após a Vuelta a Espanha, as ciclistas vão ter de 30 de junho a 9 de julho o Giro, e de 23 a 30 de julho o Tour. 



As etapas:



Dia 1 – 1ª etapa - Torrevieja – Torre Vieja (CRI) – 14,5 km 

Dia 2 – 2ª etapa - Orihuela – Pilar de La Horadada - 105,1 km

Dia 3 – 3ª etapa - Elche de La Sierra – La Roda - 148,2 km

Dia 4 – 4ª etapa - Cuenca – Guadalajara - 133,1 km

Dia 5 – 5ª etapa - La Cabrera – Mirador de Peñas Llanas - 129,2 km

Dia 6 – 6ª etapa - Castro-Urdiales – Laredo - 106,7 km

Dia 7 – 7ª etapa - Pola de Siero – Lagos de Covadonga - 93,5 km

 

A prova terá um total de 730,3 quilómetros

quinta-feira, 27 de abril de 2023

“Nelson Oliveira sobe a 6.º na geral da Volta à Romandia”


Português chegou em 17.º numa 2.ª tirada resolvida ao sprint

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

O português Nelson Oliveira (Movistar) subiu esta quinta-feira ao sexto lugar da geral individual da Volta à Romandia, após a segunda etapa, conquistada pelo britânico Ethan Hayter (INEOS), novo líder da corrida.

Hayter, de 24 anos, conseguiu a segunda vitória do ano na ligação entre Morteau e La Chaux-de-Fonds, de 162,7 quilómetros, sendo o mais rápido do sprint ao cabo de 3:55.20 horas, à frente do espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates), segundo e líder da juventude, e do francês Romain Bardet (DSM), terceiro.

Oliveira chegou em 17.º e mantém a boa forma, subindo cinco lugares para sexto na geral, a 15 segundos do novo líder, que beneficiou da dureza da tirada para ultrapassar os velocistas.

Hayter tem seis segundos de margem para o campeão do mundo de contrarrelógio, o norueguês Tobias Foss (Jumbo-Visma), segundo, e para o francês Rémi Cavagna (Soudal-Quick Step), terceiro.

Ivo Oliveira (UAE Emirates) sofreu como os restantes velocistas e caiu do top 10 para o 104.º posto, depois de hoje ter cedido mais de 13 minutos.

Na sexta-feira, a terceira etapa apresenta um contrarrelógio individual que pode beneficiar Foss, Oliveira e outros especialistas do pelotão, com 18,75 quilómetros em Châtel-Saint-Denis.

Fonte: Record on-line

“la Vuelta Femenina By Carrefour.Es”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

A Volta a Espanha Feminina tem transmissão em direto no Eurosport, a corrida espanhola realiza-se de 1 a 7 de maio. O pelotão arranca em Torrevieja, com um contrarrelógio por equipas, e termina nas Astúrias, nos Lagos de Covadonga.

De 01 a 07 de maio cumpre-se a 9.ª edição de La Vuelta feminina, a Volta a Espanha das mulheres, e este ano promete ser ainda mais dura e emocionante. Um total de 7 etapas e quase 730 quilómetros com um percurso desafiante fazem desta 9.ª edição da corrida espanhola a mais longa de sempre.

O pelotão inicia a prova em Torrevieja com um contrarrelógio por equipas e só termina a 07 de maio nas Astúrias, nos Lagos de Covadonga, em pleno coração dos Picos da Europa. Para além do contrarrelógio, o percurso conta ainda com três etapas planas, uma de média montanha e duas metas em altitude. A luta pelageral deverá começar a ficar mais clara a partir da chegada ao Mirador de Peñas Blancas, de 1.ª categoria, com a meta no final de uma subida com 5 quilómetros, isto depois de ultrapassada a contagem de montanha de 1.ª categoria, no Puerto de Navafria. Um dos pontos fortes da corrida fica reservado para a derradeira etapa nos Lagos de Covadonga, com a meta no final de uma subida com 12 quilómetros de categoria especial.

Entre as equipas participantes em La Vuelta encontram-se 12 equipas do World Tour, incluindo a Movistar da vencedora da corrida em 2022, a neerlandesa Annemiek van Vleuten. Terá a concorrência de outras ciclistas de peso como Demi Vollering, Juliette Labous, Amanda Spratt, Kristine Faulkner, Shirin van Anrooij, Gaia Realini, Ane Santesteban ou Charlotte Kool.

A Volta a Espanha feminina 2023 distribuiu um total de 130.000€ em prémios, o maior valor de sempre na categoria. O objetivo passa por atingir maior igualdade com o setor masculino.

Quem vencerá a 9.ª edição de La Vuelta feminina? A resposta pode ser vista diariamente nas transmissões do Eurosport entre os dias 01 e 07 de maio.

 

HORÁRIOS:

 

01 DE MAIO – ETAPA 1 – E2 ÀS 11:30

02 DE MAIO – ETAPA 2 – E1 ÀS 14:30

03 DE MAIO – ETAPA 3 – E1 ÀS 14:30

04 DE MAIO – ETAPA 4 – E1 ÀS 14:30

05 DE MAIO – ETAPA 5 – E1 ÀS 14:00

06 DE MAIO – ETAPA 6 – E1 ÀS 16:45 * em diferido

07 DE MAIO – ETAPA 7 – E1 ÀS 16:45 * em diferido

Fonte: Eurosport

“Notícias do Pedal - TV atualizou os seus canais de televisão”


A Revista Notícias do Pedal
acaba de atualizar os seus canais de televisão “Notícias do Pedal -TV” no YouTube e no MEO/KANAL com o Vídeo “17º Passeio Penteado 2023…”

 

Para ver o vídeo no YouTube, clique no link:

https://www.youtube.com/@noticiasdopedaltv/videos

 

Para ver o vídeo no MEO/KANAL, quem possuir MEO, pode aceder carregando na tecla verde do comando, inserir o código 531450, e ver no MEO/KANAL este e outros filmes, podendo consultar toda a nossa programação.

Bons momentos.

“Óbidos Cycling Team no 1º lugar das equipas de clube lusas no GP O Jogo”


Mark Kryuchkov e Miguel Carvalho no Top 5 da classificação da juventude do Grande Prémio O Jogo

 

Por: Helena Dias

Foto: Helena Dias

Em quatro dias e cinco etapas, a Óbidos Cycling Team conseguiu alcançar um feito bastante importante no Grande Prémio O Jogo/Leilosoc. Nesta que foi a sua primeira prova por etapas, a equipa do Oeste destacou-se em primeiro lugar entre as equipas de clube lusas e terminou com dois ciclistas no Top 5 dos melhores jovens em competição. Mark Kryuchkov foi quarto e Miguel Carvalho quinto na classificação da juventude.


A 11ª edição do Grande Prémio O Jogo foi uma experiência bastante exigente de 553,6 quilómetros divididos por quatro etapas em linha e um contra-relógio individual, que teve a pedalada de saída em Barcelos, passando por Pinhel, Trancoso, Boticas e o grande final em Paredes. Num terreno acidentado de duras subidas, descidas vertiginosas e curvas que requeriam técnica, os ciclistas da Óbidos Cycling Team conseguiram superar todas as dificuldades e crescer de forma qualitativa no decorrer dos dias.

Logo na primeira etapa, a equipa poderia ter estado na discussão do sprint final, não fosse o infortúnio de Viktor Manakov sofrer um furo num momento crucial da corrida, gastando energias para recolar no pelotão e assim ficar afastado da luta pela vitória. No dia seguinte, de jornada dupla no Grande Prémio, a Óbidos Cycling Team podia ter subido ao pódio com a camisola da juventude. Contudo, após um desempenho extraordinário no decorrer do contra-relógio matinal, Mark Kryuchkov viu-se induzido em erro na abordagem à recta da meta, perdendo segundos preciosos. Ainda assim, subiu a terceiro da classificação da juventude.


O penúltimo dia de corrida foi o mais duro e exigente, com duas subidas na segunda parte do percurso. A montanha desgastou fortemente o pelotão, em particular a 1ª categoria de Torneiros, com uma extensão de 3,1 quilómetros a 9,1% de pendente média, algum terreno empedrado à mistura, e a surgir à falta de 10 quilómetros para o final. Todos os ciclistas da Óbidos Cycling Team mostraram estar à altura do desafio, destacando-se novamente Mark Kryuchkov entre os melhores sub-23 em prova. Finalmente, o último dia trouxe um susto à equipa aquando da queda de Bernardo Jorge aos primeiros quilómetros.

Mark Kryuchkov, melhor classificado na geral e quarto da juventude, confessou: "Senti-me bem de dia para dia, sempre a tentar fazer o que me era pedido. Tive pena de não conseguir a camisola da juventude após a etapa do contra-relógio, devido ao engano na entrada para a meta". Sobre a sua vinda para a Óbidos Cycling Team, salientou: "É uma boa equipa. Precisamos continuar a fortalecer a conexão entre todos".

No balanço do Grande Prémio O Jogo, o director-desportivo e manager Micael Isidoro referiu que "Esta foi uma corrida bastante positiva. Foi dura, selectiva, com um nível bastante alto. Todas as equipas continentais têm um bom nível e competir contra elas mostra sempre uma grande discrepância entre os profissionais e os sub-23. Mas só se pode evoluir correndo e aprendendo com eles, tentando fazer igual ou até melhor. Do ponto de vista geral, acabámos por dar uma boa imagem e tentar dignificar ao máximo as marcas que nos apoiam. Enquanto grupo, os ciclistas saem daqui mais fortalecidos e é também esse o nosso objectivo. Queremos começar a passar mais experiência, motivar mais jovens e procurar jovens talentos para poder dignificar o nosso ciclismo".


Numa época que já conta com nove provas disputadas, Micael Isidoro afirmou que "A Óbidos Cycling Team tem evoluído bem. Quando o projecto começou, as ideias estavam claras, mas é natural que haja sempre dificuldades a aparecer, mas isso é como em tudo na vida. Daqui para a frente queremos continuar sempre a melhorar".

Sobre os próximos objectivos da Óbidos Cycling Team, Micael Isidoro referiu as metas nacionais e avançou com uma importante novidade. "Os objectivos passam em todas as corridas por dignificar quem aposta na equipa. Especificamente, temos a Volta a Portugal do Futuro e os Campeonatos Nacionais, corridas de sub-23 nas quais os nossos objectivos são mais elevados. Vamos procurar estar na disputa. No plano internacional, vamos além-fronteiras disputar um calendário bastante bom e apetecível para os ciclistas, a fim de dignificar Portugal e a Óbidos Cycling Team", concluiu.

 

Classificação Geral:

 

1º Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) 13h33m02s

2º Joaquim Silva (Efapel Cycling) a 4s

3º Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) a 21s

...

40º Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team) a 11m31s

52º Miguel Carvalho (Óbidos Cycling Team) a 16m38s

77º Diogo Silva (Óbidos Cycling Team) a 37m32s

81º Bernardo Jorge (Óbidos Cycling Team) a 41m39s

83º Marco Marques (Óbidos Cycling Team) a 42m03s

93º Daniel Jorge (Óbidos Cycling Team) a 53m44s

DNF Viktor Manakov (Óbidos Cycling Team)

 

Geral Juventude:

 

1º Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar)

4º Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team)

5º Miguel Carvalho (Óbidos Cycling Team)

18º Bernardo Jorge (Óbidos Cycling Team)

20º Marco Marques (Óbidos Cycling Team)

27º Daniel Jorge (Óbidos Cycling Team)

 

Geral Equipas:

 

1ª Efapel Cycling 40h40m17s

11ª Óbidos Cycling Team a 1h03m56s

Fonte: Equipa Ciclismo Óbidos Cycling Team

quarta-feira, 26 de abril de 2023

“Ivo Oliveira volta a ser nono na 1ª etapa da Volta à Romandia”


Ethan Vernon vence e assume geral

 

Por: Lusa

Foto: Tour De Romandie

O ciclista britânico Ethan Vernon (Soudal-Quick Step) venceu esta quarta-feira ao sprint a primeira etapa da Volta à Romandia, assumindo a liderança da geral, num dia em que Ivo Oliveira (UAE Emirates) voltou a ser nono.

Depois do prólogo de abertura, o jovem de 22 anos foi o mais rápido nos 170,9 quilómetros entre Crissier e Vallée de Joux, cumprindo a distância em 4:05.34 horas, para somar o quarto triunfo da temporada.

O pódio ficou completo com dois belgas, tendo Thibau Nys (Trek-Segafredo) acabado no segundo lugar e Milan Menten (Lotto Dstny) em terceiro, enquanto Ivo Oliveira voltou a mostrar-se e a integrar o top 10.

Vernon sucedeu ao colega de equipa checo Josef Cerny, agora segundo com o mesmo tempo, na liderança da geral, em que o norueguês Tobias Foss (Jumbo-Visma) é terceiro, a um segundo, e Ivo Oliveira 10.º, a nove.

Nelson Oliveira (Movistar), hoje 63.º, com o mesmo tempo do vencedor, subiu uma posição na geral, para 11.º, a 10 segundos do líder. Num dia que deu para tudo, até para o pelotão se perder nas estradas suíças, o português Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) abandonou, na sequência de se ter ferido no prólogo, após um problema mecânico. O britânico Mark Cavendish (Astana) também se retirou da corrida.

Na quinta-feira, a segunda etapa liga Morteau a La Chaux-de-Fonds, na distância de 162,7 quilómetros, com cinco contagens de montanha categorizadas a testarem o pelotão.

Fonte: Record on-line

“Penha recebe o Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision”


O traçado vimaranense de DHI, localizado na Montanha da Penha, receberá a segunda prova do Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision no próximo dia 30 de abril, aguardando-se a presença dos habitués pilotos nacionais e espanhóis.

O Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision Portugal está de regresso no próximo domingo, dia 30 de abril, com a realização do 13º BTT DHI da Penha, que decorrerá na mítica pista de Downhill da Montanha da Penha.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio do Município de Guimarães e da Irmandade da Penha, a segunda prova do Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision Portugal promete uma grande disputa pelos lugares cimeiros do pódio, a exemplo do que tem sucedido em anos anteriores, nas diversas categorias que vão evoluir ao longo da pista que parte entre o Parque de Campismo e o Minigolfe da Penha: escolas (infantis e juvenis), cadetes, juniores, sub-23, elites e master, masculinos e femininos, bem como todos os pilotos que queiram participar na categoria open.

Na Penha o dia começa bem cedo com o período de treinos oficiais a decorrer entre as 9h00 e as 12h30,

A manga de qualificação está marcada para as 14h00 e a descida final inicia-se às 15h30. A cerimónia protocolar está marcada para as 17h30.

 

Roriz Mendes, Juiz da Irmandade da Penha

 

Roriz Mendes, Juiz da Irmandade da Penha, mostra-se “muito agradado” com o regresso do Downhill “à melhor montanha do mundo, a da Penha, que é em Guimarães e que está preparada para receber os ciclistas e todos os adeptos que queiram assistir à prova”.

Quanto à prova em si, Roriz Mendes referiu que “a nossa expetativa é que seja, mais uma vez, uma grande prova e que os atletas, as equipas saiam daqui satisfeitos. Esta é uma prova de referência regional e mesmo nacional, que movimenta muitos concorrentes e chama aqui muitos adeptos”. De resto “a Montanha da Penha tem excelentes condições para este tipo de provas e para receber as pessoas. Esperemos que o tempo ajude para que seja um grande dia de ciclismo e convívio”.

Roriz Mendes afirmou ainda que “a ACM tem sido muito profissional na organização deste evento e que terá sempre as portas abertas da Irmandade da Penha e da Montanha da Penha. Estamos aqui para colaborar”. Mostrando-se “satisfeito com os resultados desta parceria”, Roriz Mendes salientou que “o BTT, o ciclismo de montanha têm sido grandes embaixadores da qualidade deste espaço”.

O 13º BTT DHI da Penha tem o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, Irmandade da Penha, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, SEG 3 - Mediação de Seguros, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Sportchip.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Segunda posição de Ana Santos em Vila Franca (Portugal), e espetacular regresso de Cristofer Bosque na Supertaça Shimano de Baza”


Por: David Simo

Fotos: @el_awakate

O piloto da X-Sauce Factory Team, Cristofer Bosque, mostrou o seu espírito de luta e determinação na Supertaça Shimano de Baza, uma corrida difícil de definir nas suas próprias palavras: "Uma corrida complicada no domingo no @supercup_cci. Um acidente um pouco feio na primeira das seis voltas deixa-me sem opções para lutar pelas primeiras posições. Uma circunstância que me deixa alguns minutos um pouco deslocado por uma pancada na cabeça e na anca".

Apesar de ter sofrido uma queda muito dura na primeira volta que o deixou fora de jogo e com fortes dores, Cristofer Bosque não desistiu e decidiu continuar na corrida, recuando volta após volta para quase chegar ao pódio: "No final, voltar e salvar o top 5. Obrigado a todas as pessoas que se preocuparam com a minha condição no final da corrida".


O piloto da X-Sauce Factory Team mostrou a sua força mental e física ao não desistir, apesar das dificuldades que teve de enfrentar na corrida. No entanto, a sua determinação e boa forma permitiram-lhe alcançar uma 4ª posição na Elite e 5ª na geral.

Por seu lado, Ana Santos, fez uma grande prestação na prova de Vila Franca, em Portugal. Ao longo da prova, a piloto portuguesa disputou a vitória com Raquel Queirós, num duelo emocionante que acabou por optar a favor da piloto da MMR.

Ana Santos destacou-se mais uma vez pela sua qualidade e forma física na prova, conseguindo uma meritória segunda posição de elite apenas 7 segundos atrás da vencedora, e uma primeira posição na categoria Sub-23.

Da X-Sauce Factory Team felicitam os seus pilotos pelo seu espírito de luta e pelo seu compromisso com a equipa.

Fonte: X-Sauce Factory Team

“CRP RIBAFRIA VENCE INDIVIDUAL E COLETIVAMENTE O 26.º PRÉMIO DO TORRÃO”


CRP Ribafria com dobradinha no Torrão

 

A equipa de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo - Riomagic deslocou-se ontem, dia 25 de abril, à freguesia do Torrão, no concelho de Alcácer do Sal, para disputar o 26.º prémio ciclismo do Torrão.

A prova federada, com uma extensão de cerca de 80 km, onde marcaram presença cerca de 120 atletas em representação de 24 equipas nacionais, foi organizada pela Associação de Ciclismo de Setúbal.


A formação do CRP Ribafria, fez alinhar para esta prova 12 unidades da sua formação, (Gonçalo Santo, Aníbal Santo, Humberto Careca, Hélder Pereira, Raul Ribeiro, Paulo Simões, João Camocho, Pedro Dias, Jorge Marques, Edson Boaron, Jorge Letras e João Letras).

A corrida teve início pelas 15 horas, e decorreu sempre a ritmo forte, com a equipa do CRP Ribafria sempre a controlar pelotão, na tentativa de conceber uma fuga com interesse da equipa e a não permitir o sucesso das que não fossem de interesse.


Toda a corrida foi desempenhada com um ilustre trabalho de equipa, e o ritmo imposto reduziu o pelotão, mas também fazendo com que os atletas da equipa, que trabalharam inicialmente perdessem o contacto com o pelotão, depois de terem realizado o seu trabalho.

Nos últimos 3 km para a meta, as últimas unidades da equipa impuseram um ritmo forte deflagrando o pelotão, colocando João Letras em posição para vencer o sprint, cortando a meta em 1º lugar.

João Letras venceu também na categoria elites, Paulo Simões foi o 1º classificado Master B e Edson Boaron o 2º classificado Master B.


 

Coletivamente a equipa também conquistou o 1º lugar

 

A equipa deixou tudo na estrada, fomos felizes e a vitória sorriu-nos, por isso enaltecemos todos os atletas da equipa, que abdicam sempre dos resultados pessoais em prol dos resultados da equipa, pois no desporto de competição, lutar por um lugar cimeiro é fundamental, por isso, só podemos estar agradecidos a todos os nossos atletas pela sua união, empenho, garra e determinação com que enfrentaram esta prova, que resultou na conquista do lugar mais alto do pódio e na vitória de toda a equipa.


Por último, e porque sem eles nada disto seria possível, agradecer ao CRP Ribafria e a todos os patrocinadores, que apoiam e ajudam a equipa incondicionalmente, para que nunca falte nada a toda a estrutura e atletas.

Fonte: EQUIPA DE CICLISMO - CRP RIBAFRIA | GRUPO PARAPEDRA / DINAZOO / RIOMAGIC - CRP RIBAFRIA






Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com