domingo, 24 de julho de 2022

“Lorena Wiebes afirma seu favoritismo no início do Tour de França Feminino”


Por: Alejandro Matiz

Foto: Dario Belingheri/Getty Images

Lorena Wiebes da DSM saiu vitoriosa na primeira etapa do Tour de França Feminino de 2022, que aconteceu ao longo de 81,7 quilómetros em redor de Paris. A holandesa foi superior e venceu sua compatriota Marianne Vos após um intenso sprint e vestiu a primeira camisola da prova.

Como é frequentemente o caso, a corrida tornou-se agressiva além do circuito ser plano. Ataques e contra-ataques foram seguidos pela pequena vantagem alcançada por aquelas que aceleraram e o alto ritmo que foi manuseado no pelotão. Laura Asencio da WNT, Elizabeth Holden da LEW ou Anais Morichon da ARK foram algumas das muitas que tentaram a sorte.

Um movimento de dueto entre Emily Newsom da TIB e Mischa Bredewold da PHV foi a que ganhou mais margem, sobre a Jumbo-Visma assumiu a tranquilidade de Marianne Vos. Americanas e holandesas obtiveram 40" de vantagem, sem poderem ser alcançadas, por exemplo, por Morgane Coston da ARK, que tentou se unir sozinha, e aproveitando as despesas exercidas sobre o resto, que queria respirar e depois agarralas.

Quando a equipe holandesa optou por colocar outra engrenagem, reduziu em uma questão de nada a vantagem confortável dos dois dedos, neutralizando-os a 49 km de sentença. Isso também na ocasião em que 1500 metros depois foi o sprint intermediário onde Vos passou à frente da competição.

Depois disso, seria Pauline Allin da ARK quem seria a próxima a fazer uma boa tentativa. Como as mencionadas anteriormente, ela obteve cerca de 40" no grupo principal e sua caçada seria dada para o momento em que o próximo sprint intermediário seria disputado. Quando sua quadra tinha apenas 12 anos", ela se juntou a Henrietta Christie da HPW por alguns minutos, terminando a sua aventura na equipa da SD Works que conseguiu colocar Lotte Koppecky em posição para vencer a disputa.

Femke Markus da PHV e Anne Dorthe Ysland da UXT seriam as próximas atacantes, embora com uma razão especial na sua tentativa, que era chegar ao primeiro porto categorizado e, portanto, com a camisa polka dot. Elas então se juntariam a Marta Lach da WNT para adicionar força e manter o ritmo da BikeExchange que não lhes deu muita vantagem. Diante de um enorme esforço, Markus conseguiu passar à frente nessa "subida" (400m a 0,3%) e atingir a meta.

Um movimento final seria estrelando Gladys Verhulst da LEW sozinha. Em comparação com as outras, esta colocaria mais pressão do que o esperado, porque colocou 50" no pelotão - que foi afetado por uma queda  e manteve uma boa diferença mesmo estando na última volta do circuito.

Todas as equipas dos velocistas ativaram uma perseguição feroz que aumentou o nervosismo, refletida com outra queda, apesar de colher os seus frutos com a captura da francesa a 2300 metros da chegada. A partir daí foi a luta para lançar uma delas não só na vitória, mas da primeira camisola amarela.

Jumbo e DSM prevaleceram com seu bom posicionamento, embora as holandesas gozassem de maior conforto, já que as suas rivais estavam quase trancadas. Após o trabalho do último arremessador, Vos correu o sprint com muita potência, no entanto, Lorena Wiebes, a grande favorita, desfrutou de um bom espaço na faixa da esquerda para afirmar sua condição avassaladora e, assim, atender às previsões.

Amanhã acontecerá a segunda parcial do Tour de França Feminino 2022, que terá 136,4 quilómetros com partida em Meaux e chegada em Provins, no que deve ser uma nova resolução para o sprint maciço.

Fonte: Ciclismo Internacional

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com