sexta-feira, 18 de março de 2016

“Novo líder na “Alentejana” Quem não tem Montanha caça com Meta Volante”

Krister Hagen (Team Coop/OsterHus) chegou à liderança da 34ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola, esta sextafeira, 18 de março, com um “empurrão” das bonificações obtidas nas Metas Volantes.O norueguês ocupava, à saída de Portel,o terceiro lugar com mais três segundos que o líder Enric Mas (Klein Constantia), mas ao vencer as duas primeiras Metas Volantes garantiu a “Amarela Crédito Agrícola”.
Apesar de liderar a “Alentejana”, Hagen estava desolado no final dos 186,6 km desta terceira etapa onde foi apenas nono classificado.“Tínhamos como objetivo fazer “a dobradinha”. Seguia a bom ritmo, mas infelizmente entrei mal na última curva e não consegui concretizar o sprint. Perder a etapa foi culpa minha, mas de qualquer maneira é bom estar na liderança.” Na corrida pela vitória final continua o anterior líder, o espanhol Enric Mas (Klein Constantia) que terminou a tirada atrás de Hagen e ocupa a segunda posição da geral a 1 segundo. O sportinguista Jesus Ezquerra é terceiro a 10 segundos da liderança.
No centro de Beja, com um empedrado muito escorregadio, a vitória sorriu a JohimAriesen (Metec/TKH Continental Team) o mais forte no sprint final. O holandês de 28 anos estava visivelmente satisfeito apesar das dificuldades na tirada: “O vento foi inimigo e contribuiu para a divisão do pelotão no final da etapa. Estávamos cinco na frente e consegui sprintar para a vitória.” O corredor da holandesa Metec/TKH Continental Team, vencedor de duas etapas na Volta ao Alentejo em 2015 (chegadas a Mértola e Reguengos de Monsaraz), deixou uma promessa: “Talvez consiga repetir o feito até ao fim desta Volta!”

O segundo classificado na etapa foi o colega de equipa Tijmen Eisinge em terceiro ficou HavardBlikra, companheiro de equipa de Krister Hagen, o novo Camisola Amarela Crédito Agrícola. O espanhol Enric Mas mantém a Camisola Verde Clara CA Vida, por liderar a classificação por pontos e a Camisola Branca RTP, símbolo da juventude. Sem montanhas esta sexta feira, o português Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) vestiu mais um dia a Camisola Verde Escura CA Seguros que premeia o rei dos trepadores. Rafael Silva (Efapel) ganhou três lugares e está agora na quinta posição continuando a ser o melhor português. 
Quem não arrisca… O pelotão de 155 corredores que se fez à estrada em Portel tinha as atenções concentradas nas bonificações das Metas Volantes. Os sprints intermédios constituíram grande parte do interesse da etapa. Para defender a liderança, Enric Mas tinha de discutir ao centímetro cada segundo mas o norueguês que chegaria à liderança foi superior nos duelos da Vidigueira e de Serpa. O homem da Team Coop no conjunto das três etapas da “Alentejana” já amealhou 12 segundos que lhe valeram a ascensão à Camisola Amarela. A faltarem 40 quilómetros para Beja o pelotão fracionou-se em dois e foi o grupo da frente com 38 elementos que se “atirou” à estrada molhada para fazer a diferença na chegada.  
De Aljustrel a Grândola  O fim de semana da “Alentejana” começa em Aljustrel. Este sábado, a quarta etapa, com o Litoral Alentejano na linha do horizonte, o pelotão vai passar por Castro Verde, Odemira e Sines onde estão as Metas Volantes. Nas Cumeadas, em Santiago do Cacém, a caravana terá a única contagem para o Prémio da Montanha. A chegada vai acontecer em Grândola, após 184,7 km, cerca das 16horas. 
A 34ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola é uma organização conjunta da CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Podium Events com o patrocínio de Crédito Agrícola, CA Vida, CA Seguros, RTP, Jornal A Bola, Antena1, Cision, KIA, Delta Cafés, Vitalis, KTM, Fundação INATEL, Shimano, Pacto, Dietsport, Instituto Geográfico do Exército, Infraestruturas de Portugal e com apoio institucional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, da Junta de Freguesia de Alcáçovas e dos Municípios de Portalegre, Castelo de Vide, Monforte, Montemor-o-Novo, Portel, Beja, Aljustrel, Grândola, Santiago do Cacém e Évora.
Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com